Vestido de Noiva: como escolher de acordo com o local e o tipo de casamento

Vestido de Noiva: como escolher de acordo com o local e o tipo de casamento



Ao escolher seu vestido de noiva é preciso considerar  vários detalhes, entre eles o local, o horário e o tipo de cerimônia.

Harmonia é a palavra chave para que seu casamento seja um sucesso.
Fica muito deselegante um vestido sofisticado demais, ou às vezes com muitas pedrarias e brilho, em um casamento cuja decoração, cerimônia e até os trajes do noivo, pais e mães dos noivos e os padrinhos e madrinhas estejam vestidos de um modo mais simples. Ou então o contrário: o vestido de noiva é muito simples e o restante muito mais sofisticado.

Como o assunto vestido de noiva está imediatamente ligado ao assunto da decoração e estilo de casamento, o post acabou entrelaçando os assuntos. Mais abaixo será possível saber sobre casamento informal, semi formal e formal na cidade, campo e praia.





Quanto à questão de se ter certeza que é "ele"? É como o amor! Você olha e se apaixona imediatamente! Não se preocupe você achará o seu vestido. Vai sentir em seu coração que ele é o certo.

E se o vestido não combinar em nada com o estilo de casamento, local ou o horário... então mude o resto e não o seu vestido!

Para quem quer casar naquela igreja "badalada" que tem fila de mais de um ano, será bom ir escolhendo o vestido logo, para poder combinar o vestido com o horário do casamento, já que será impossível alterar o horário da cerimônia depois.

Só que evite modismos, procure modelos mais atemporais, senão você corre o risco de estar usando um modelo de vestido out na época em que casar.

Dica: se você tem que reservar data da cerimônia, local, horário com antecedência de mais de um ano, ou entre um ano a seis meses, estipule o tipo de casamento (formal, semi formal, informal, dia, noite, cidade ou campo/praia, sofisticado ou rústico, etc) primeiro e informe o atelier ou loja onde você irá comprar.

Assim lhe serão apresentados somente os vestidos compatíveis com o tipo de casamento em vista, e consequentemente será evitada a possibilidade do vestido destoar do resto.

E caso você esteja mandando fazer seu vestido exclusivo em um atelier, o(a) estilista saberá equalizar seu gosto pessoal, seu estilo pessoal com o estilo do casamento que você decidiu.

Caso deseje comprar via internet será preciso clicar nas sugestões do tipo "vestido noiva praia", vestido noiva cidade", etc para acabar não escolhendo o modelo adequado para o horário e estilo de cerimônia, decoração e festa já escolhidos.

Dicas para quem vai alugar o vestido de noiva:
Verifique bem as condições do vestido escolhido. É preciso checar se há marcas e manchas, furos ou queimaduras de cigarro, veja se a costura está bem firme, atenção com os ajustes de barra, cintura, etc. O vestido deve servir e ficar bem em seu corpo. Se tiver dúvidas quanto à qualidade do produto, mais vale comprar um online via China do que alugar um que esteja feio. 
                             

TIPOS DE CASAMENTO MAIS COMUNS:

1- CASAMENTO DURANTE O DIA NA CIDADE 

Rendas, cetim e tafetá liso são uma boa opção, vestidos minimalistas, mais enxutos, ou vestidos amplos delicados, bordados delicados, etc.
Pode-se usar véus longos e caudas sem problemas, tiaras ou coroas. Ou as mais modernas até casquettes, fascinators ,chapéus e arranjos de cabeça.

As possibilidades para sapatos são bem amplas também.
Este é o tipo de casamento mais comum nos Estados Unidos e Europa. Muitos casamentos são realizados no período da manhã. Lá poucos se casam ao entardecer e muito poucos à noite.


CASAMENTO INFORMAL E SEMI FORMAL 

1- CASAMENTO INFORMAL

                                                   CIDADE DURANTE O DIA 


Foto de um casamento informal:




Foto do casamento de Keira Knightley com James Righton que foi bem informal. Foi uma cerimônia civil e ocorreu na Prefeitura de Mazan, na França: 




Mais fotos do casamento deles, detalhes da festa e do vestido aqui no mesmo no blog.


Observem os convidados saindo desta igreja na foto abaixo: os homens estão usando camisas sociais de manga curta ou comprida sem paletó e as mulheres estão todas de vestido curto ou nos joelhos e sem chapéu. Isto é um casamento informal, mesmo que tenha uma recepção após a cerimônia.


Muitos casamentos informais costumam ter uma festa em um salão anexo à igreja, às vezes na própria casa de um dos noivos ou ainda em um restaurante, podendo ser que o restaurante não seja fechado para o evento, muitas vezes apenas se reservam algumas mesas para os convidados. Alguns no Brasil optam pelo serviço de buffet no estilo de serviço coquetel, ou seja, sem pratos quentes, com exceção dos salgadinhos.

Mas também há casamentos informais sem festa alguma. Também há muitos casamento informais  que só têm a cerimônia civil.

Outro exemplo:



Vejam como o pessoal está vestido nesta recepção de casamento abaixo: todos com roupas bem informais.


Festa informal em restaurante:


Recepção em casa ou no salão de igreja bem simples:


Buffet informal:


Alguns modelos de vestidos para o casamento informal durante o dia:



No estilo do vestido da Keira:


               

                       

                              


Zuhair Murad



Alexander McQueen





Carolina Herrera

                            
Justin Alexander

                      



CASAMENTO SEMI FORMAL 

CIDADE DURANTE O DIA 

Na verdade, este é o tipo de casamento que mais ocorre no Brasil, em geral para a classe media. Quando o casamento é na cidade, geralmente será após a 15 horas nas sextas e sábados, que são os dias mais comuns para casamento no Brasil.

Poucos são os que casam de manhã no Brasil. E geralmente quando isto acontece a cerimônia e a festa costumam acontecer no campo ou na praia.

O noivo, pais e padrinhos se vestem com terno e o serviço de buffet costuma ser geralmente o de coquetel, ou seja, sem lugares para todos os convidados se sentarem e o menu oferece somente salgadinhos quentes e doces  em geral. A decoração da igreja é mais simples também.

Às vezes o casamento pode ter mesas e cadeiras para todos. Depende da situação financeira dos noivos e/ou famílias.

O vestido de noiva é um pouco menos elaborado também, mesmo que tenha bordados e brocados. Brilho não é recomendado para o dia. Os convidados também poderão estar vestidos um pouco mais simples, como por exemplo, paletó sem gravata e as mulheres com vestidos nos joelhos ou mais curtos.

Mas não se esqueça que a roupa dos noivos, decoração, local, cerimônia, etc, também deverão seguir o mesmo estilo, senão fica feio uma super produção no vestido de noiva e uma decoração/celebração mais despojada/simples.


Exemplos de casamento do tipo semi formal de dia:


O casamento de Sofia Coppola com Thomas Mars realizado na Itália.


Mais fotos do casamento e detalhes da festa aqui no blog.

Mais exemplos de casamentos semi formais de dia:





Exemplo de festa de casamento semi formal em espaço alugado especialmente para o casamento:


Ou assim um pouco mais simples em um restaurante:


Alguns exemplos de modelos de vestidos:

Yolan Cris




Yolan Cris






Frente do vestido:

Costas:





Carolina Herrera


Veluz Reyes




                                                                                                                                     
2- CASAMENTO DESPOJADO NA PRAIA OU NO CAMPO - casamento literalmente na NATUREZA

Vestidos de vários comprimentos ficam bem, melhor sem bordados e brocados para não ficar over como uma árvore de Natal fora de época...

Véus longos são um problema, especialmente na praia com a água do mar!
Se molhar ficará pesado e irá desmanchar seu penteado ou se enroscar numa raiz ou galho de árvore no campo...

Vale a pena investir em véus curtos, casquettes, flores no cabelo, chapéus ou ainda tiras ou arranjos de bijoux nos cabelos.

Cuidado com os sapatos neste caso também!
Saltos finos na areia ou no mato e na grama podem causar tropeços ou quedas. As mais desastradas devem evitar com certeza! Saltos mais largos ou até anabelas são os mais indicados.

Em Las Vegas já tem muita gente casando em alguns parques naturais fora da cidade. Na natureza mesmo!
E também muitos noivos se casam descalços na praia - literalmente na areia da praia. Vê-se muito este tipo de cerimônia no Havaí, Bermudas e Bahamas.

                                                     PRAIA 

Alguns exemplos de casamento na praia informal:
                  


Mais alguns modelos de vestidos:

                   
                                                                                       
                          
                                                                                 
                                                                                                   

                                                   CAMPO


Alguns casamentos:




Modelos de vestidos:



Se não quiser uma camisa jeans azul, é só trocar por uma linda blusa branca:




CASAMENTO FORMAL NA CIDADE, PRAIA E CAMPO


1- CASAMENTO FORMAL NA CIDADE DE DIA

Foto do casamento da embaixadora (e não embaixatriz neste caso específico) da Chanel Caroline Sieber e Fritz von Westenholz:


Post completos sobre o casamento deles aqui. Sim, esta noiva tem dois posts porque já que se casou com um membro da aristocracia e a mesma é super importante no mundo da moda:

Postagem 1

Postagem 2



Segue aqui um casamento extremamente formal, de gala, durante o dia na cidade, que foi o da Princesa Madeleine da Suécia com Christopher O'Neil:

                 
Mais detalhes do casamento deles aqui no blog.



Foto do casamento do Príncipe Guillaume de Luxemburgo com Stephanie de Lannoy:


As fotos do casamento e os detalhes estão aqui:

http://noivacomclasse.blogspot.com/2013/07/casamentos-do-ano-2012.html


Exemplos de decoração de casamento formal durante o dia:



Mais exemplos de vestidos:

Elie Saab


Rosa Clará


Rosa Clará


Tamaki Bridal


Stella de Libero


Nordstrom Com


Takami Bridal


         


2 - CASAMENTO FORMAL NA PRAIA OU CAMPO DE DIA

Quando a pessoa irá se casar numa casa/clube de campo ou de praia e não tenha que circular na natureza o tempo todo.

Ou seja, terá um chão pavimentado firme e forte e um teto para a cerimônia, nem que seja um altar montado, por exemplo.

Equivale ao casamento na cidade de dia: rendas, cetim e tafetá liso são uma boa opção, vestidos minimalistas, mais enxutos, ou vestidos amplos delicados, bordados delicados, etc.

Pode-se usar véus longos e caudas sem problemas, tiaras ou coroas. Ou as mais modernas até casquettes, fascinators e arranjos de cabeça.

As possibilidades para sapatos são bem amplas também, já que você não vai pisar na areia ou na terra pura, pelo menos não o tempo todo.


                                                    PRAIA

Foto do casamento do jogador de futebol espanhol Andrés Iniesta com Anna Ortiz:



               
Mais fotos do casamento deles aqui neste post do blog.



Outros exemplos de casamento formal na praia:




Alguns exemplos de modelos:

Yolan Cris


Yolan Cris



                                                  CAMPO


Foto do casamento da top model Kate Moss e Jamie Hince:


                                                          
Quer ver mais sobre o casamanto da Kate Moss? Aqui:

Link 1

Link 2



                                                             CAMPO

Foto do casamento da herdeira da grife Missoni, que se chama Margherita Missoni e Eugenio Amo:


                         
Mais fotos do casamento deles? Aqui no blog!


Outro exemplo:


Alguns modelos de vestidos:

Yolan Cris


Yolan Cris




CASAMENTO FORMAL, SEMI FORMAL E INFORMAL À NOITE


1- CASAMENTO FORMAL À NOITE

Este é o tipo mais comum de casamentos formais no Brasil, mas não na Europa e Estados Unidos, pois lá a maioria dos casamentos, sejam formais ou não, acontecem de dia.

Veja vestidos que combinem com este conceito (permitido muito brilho, bordados, canutilhos, paetês e brocados, todos os tecidos dos mais nobres) ou podem ser um dos mais minimalistas e super elegantes.

Lembre-se que este tipo de casamento é realmente para quem quer toda a pompa e gala possíveis. Muita decoração suntuosa na igreja e na festa. Arautos na entrada da igreja, violinistas na festa do casamento, mesas para absolutamente todos os convidados, menu do jantar com cinco ou mais opções de pratos e assim adiante...

Saltos de todas as alturas e formas do jeito que você quiser. Sabe aquele visual "rainha"? E aqueles véus e caudas infinitas? Aqui pode com certeza!

Este tipo de casamento é muito comum no Brasil, em especial na alta sociedade e classe media alta.
O ideal para as convidadas são os vestidos longos e os homens o terno completo. 


                     NOITE - CASAMENTO FORMAL

(Update de 2012) Este é um exemplo clássico de um casamento realmente formal à noite no Brasil. Foto do casamento da socialite brasileira Lala Rudge com Luigi Cardoso em 26/10/2012:


Aqui dá para se ver que o noivo e os pais dos noivos estão usando fraque. Na verdade se fossem seguir a etiqueta e boas maneiras tradicionais deveria ser casacas. Mas como hoje em dia se vê até casaca de dia fora do Brasil, então não haveria razão para se "proibir" o uso do fraque à noite. E as mães vestidos longos conforme se esperava. 


O casamento teve a cerimônia católica na badalada igreja Nossa Senhora do Brasil, onde a elite paulistana costuma se casar. A festa foi no Fasano em São Paulo.

Decoração da igreja:



As pinturas do teto da igreja:

A festa:


Lounge e vista para o salão do jantar:


Detalhe de uma das mesas:

O bar:


O bonito bolo com o topo de bolo, também conhecido como "os noivinhos" em modelo tradicional. Muito elegante.


Detalhe da mesa dos doces:


Mesa dos bem casados:


Mesa das lembrancinhas que foram água benta porque a família da Lala é muito católica. Uma ótima ideia e diferente do que se vê por aí.


Decoração de casamento no Leopolldo em São Paulo:


Casamento no Copacabana Palace no Rio de Janeiro:


Mais um exemplo:

Casamento de Tamara Gontijo com José Rudge na data de 18/09/2010 em Brasília.


Mais uma foto do casamento deles:



Dica importante: quanto mais luxuoso o vestido, mais luxuoso tem que ser os trajes do noivo, pais e mães dos noivos, padrinhos e madrinhas. E mais luxuosa tem que ser a festa e a decoração.

Se não for possível financeiramente, então é preferível a noiva optar por um vestido adequado para uma festa semi formal ou então informal. Fica muito mais bonito e muito mais elegante, pois elegância não é sinônimo de riqueza, mas sim sinônimo de conhecimento de estilo e beleza.


Alguns modelos de vestidos para casamentos formais noturnos:

Elie Saab


Elie Saab


Elie Saab


Vestidos de Yumi Katsura



Eden Bridal


Reem Acra


Reem Acra


Ersa Atelier


Ersa Atelier


Ersa Atelier


Chanel


Para as mais minimalistas.

Yolan Cris


Dior


Embora no filme Sex and The City o casamento seja de dia, seira possível usar este vestido de noiva de noite no Brasil, já que o tecido tem brilho. Também pode ser usado em um casamento semi formal.

                                                                       


2 - CASAMENTO SEMI FORMAL À NOITE

Na verdade, este é o tipo de casamento que mais ocorre no Brasil, em geral para a classe media.


O noivo, pais e padrinhos se vestem com terno e o serviço de buffet costuma ser o de coquetel, ou seja, sem lugares para todos os convidados se sentarem e o menu oferece somente salgadinhos quentes e doces  em geral. A decoração da igreja é mais simples também.

O vestido de noiva é um pouco menos elaborado também, mesmo que tenha pedrarias, bordados, canutilhos e brocados. Os convidados também poderão estar vestidos um pouco mais simples, como por exemplo, paletó sem gravata e as mulheres com vestidos nos joelhos ou mais curtos.

Mas não se esqueça que a roupa dos noivos, decoração, local, cerimônia, etc, também deverão seguir o mesmo estilo, senão fica feio uma super produção no vestido de noiva e uma decoração/celebração mais despojada/simples.


Exemplos de casamento semi formais noturnos:


Foto do casamento de Natalie Portman com Benjamin Millepied:


Mais detalhes do casamento, cerimônia e festa.


Exemplo de casamento semi formal super chiquérrimo que aconteceu nos Estados Unidos. Sim, é possível ter um lindo casamento mesmo se for semi formal:



Veja a decoração do casamento deles. Achei um charme:



CASAMENTO NOITE SEMI FORMAL SEGUINDO CORTEJO DE JAZZ EM NEW ORLEANS


Exemplos de recepção semi formal à noite:

 Em espaço alugado para a festa:


Aqui em um restaurante:


Outros modelos de vestidos para casamento semi formal noturno:

Vera Wang


Rosa Clará

    

Takami Bridal


Vera Wang


Reem Acra


Carolina Herrera


Yolan Cris


La Sposa



                                                                     

Casamentos do tipo semi formal:

                                                                             


                                                             
3- CASAMENTO INFORMAL E DESPOJADO À NOITE


Agora já surgiu o tipo de casamento informal noturno "descolado". É o tipo de cerimônia ideal para quem é muito descolado e/ou para quem não estiver em condições financeiras de pagar um casamento mais caro.
Muitas vezes é celebrado apenas em um restaurante, nem sempre fechado só para o casamento se os noivos estiverem um pouco "apertados"

Pode??? Sim, pode!!!

Antigamente não se via com "bons olhos" toda esta informalidade para a noite. Muitas famílias faziam grandes sacrifícios para pagar uma festa com buffet tipo coquetel.

Geralmente só pessoas que já haviam sido divorciadas anteriormente e que só se casavam no civil, com uma celebração pequena e discreta, que escolhiam este tipo de cerimônia bem mais modesta.

Mas os tempos mudaram e é possível se sim fazer um casamento bem informal à noite. Aqui tanto os noivos, pais e mães, padrinhos e madrinhas e os convidados podem se vestir informalmente.

Mas é claro que você pode e dever ser elegante, mesmo que seja de uma maneira despojada. Afinal de contas é o seu dia!

Mais dicas para o casamento informal em breve: posts sobre eco wedding (casamento ecológico), mini-wedding e mesmo como economizar na decoração, mas sem abir mão de algo bacana. Quem acompanhar o blog vai ficar sabendo.

Exemplos de casamentos noturnos informais:


                                 
A mesa de festa de outro casamento informal:


Mesmo tendo um casamento bem informal é possível decorar sem gastar muito. Mesmo que seja no quintal de uma casa ou no salão de festas do prédio. Olha o exemplo aqui:



EXEMPLO DE MODELO COOL CASAMENTO DESPOJADO NOITE



Mais exemplos despojados para um casamento informal noturno:

Fendi





      
           
                           
Alexander McQueen


                                                                                   

   

                                                        

Bom, acho que deu para se ter uma noção dos estilos diferentes de casamento e como os vestidos de noiva e o traje do noivo tem que se adaptar ao estilo.

Como escolher a roupa do noivo, dos pais e dos padrinhos? Veja aqui:

Link 1

Como escolher o vestido de noiva perfeito

Como escolher o vestido de noiva de acordo com seu tipo físico - corpo - com TESTE ONLINE


Sugestões de vestidos de noivas? Este blog tem várias. É só abrir os arquivos e espiar os posts. Seguem alguns links aqui do blog:

Vídeos de desfiles

Vídeo 1

Vídeo 2


Fotos

Link 1

Link 2


O blog vai  estar sempre com muito mais posts de vestidos de noiva e coleções dos estilistas. É só acompanhar.

Muitas empresas organizadoras de casamentos e buffets dizem que se deve preparar um casamento com um ano de antecedência, mas, por experiência própria, posso dizer que seis meses são suficientes para um casamento bem organizado.

Desta  forma  seu  casamento e seu vestido de noiva irão  estar  bem in , caso seja esta a sua intenção, quando for realizado, estando atualizado com as tendências da moda, estilo de festa, convites, topos de bolo, etc. E é possível sim, embora seja "mais agitado" preparar um casamento em menos de três meses aqui no Brasil ou em dias (se você se casar em Las Vegas ou no Havaí é totalmente possível).

Mas claro que se trata da minha opinião pessoal. Cada um segue seu modo de pensar, ok?

E nunca se esqueça do que o mais importante é o amor verdadeiro entre os noivos, e não as roupas e a festa. Se o dinheiro fosse o mais importante os ricos e milionários nunca iriam se separar.

Boa sorte na escolha!


Update: Camila Alves, a famosa modelo brasileira que se casou com o astro do cinema Mathew McConaughey, encomendou o vestido de casamento dela apenas 30 dias antes da data e optou por um casamento simples e íntimo, um mini-wedding na própria casa deles.

Mais vestidos de noiva divididos por cores e com vários modelos diferentes (longos, curtos, clássicos, estilo reto ou saia A, modelo princesa, etc) nestes posts aqui do blogue:

ROSA & PINK
http://noivacomclasse.blogspot.com/2013/08/vestidos-de-noiva-rosa-ou-pink.html

CREME, BEGE, PÊSSEGO & CHAMPAGNE
http://noivacomclasse.blogspot.com/2013/08/vestido-noiva-creme-champagne-e-bege.html

AZUL - vários tons
http://noivacomclasse.blogspot.com/2013/07/vestidos-de-noiva-azul-de-varios-tons.html

FLORAL CORES VARIADAS

VERMELHO & VINHO

AMARELO & DOURADO

VERDE - vários tons

PRETO

LILÁS & ROXO

CINZA & PRATA PRATEADO


EDITORIAL VOGUE VESTIDOS COLORIDOS & MULTICOLORIDOS

BRANCO - o blogue tem vários posts.
Exemplos:

Link 1

Link 2

Link 3



Créditos:
divulgação e reprodução
www.lea-annbelter.com / www.megperotti.com / Vogue / Fendi / China-product Hi Supplier Com / Hi Bridal Com / Lisa Scott Owen via The Mark Olympia / Blog da Lala / Hello Magazine / Viktor & Rof Wedding Collectio / Fashion Gone Rogue / Sino Treasure / China Product - Hi Suplier / Usa Fashion Awards / John H weddings / Treinador Bancada / Dyi Trade Com / Ersa Atelier / Yolan Cris / Carolina Herrera / Valentino / Zuhair Murad / Light In The Box Com /Lotz Studios - License Creative Commons /Tropical Heat Photography - License Creative Commons / Gowns Weddings / Style Me Pretty - License Creative Commons / Nordstrom Com / John H Weddings / Splash News / Daily News / Hello Magazine /Getty Images / Lisha Myers Photography / Wedding Inspirasi / Style Me Pretty via The Knotty Bride /The Shooting Gallery - License Creative Commons / Blog da Lala / Anika London - License Creative Commons /Ella Weddings Dress Com / Dream Prom / Robert Faust - License Creative Commons / Sandringham Yacht Club of Melbourne via Circleofloveblog / Wedding Inspirasi / Elie Saab / RosaClará / Reem Acra /Alibaba Com / Therez Fleetwood / Tumblr / Lightin The Box Com / Erin Leigh Studio /Lisa Scott Owen /The Mark Olympia / Life Daily / Digital Photography School / The Bijou Bride / Tamaki Bridal /Qqumcweddings (Quapal Quarter) / Best Dress / Dress Sale Com / Veluz Reyes / Clarissa Rezende /The Bridal Detective / Sudeley Castle / Pinterest /Shop Wedding Dress UK / Matrix Pictures UK / Appy Couple
Of wedding

_________________________________________________________

Veja também aqui no blog Noiva Com Classe:

Vestido de noiva após os 40 anos

Casamentos só no civil

Os vestidos de noiva mais famosos e copiados

Desfile de vestidos de noiva

Vídeo de celebração do amor


Compartilhe:

3 comentários :

  1. Muito obrigada pelo comentário no meu blog e por me seguires. Se ainda não estás seguindo, peço que me sigas, estou seguindo o seu!

    Beeeijooos

    http://re-becah.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Anônimo9/02/2015

    Amei as dicas! :)

    ResponderExcluir

NÃO COPIEM OS TEXTOS
Caso isto seja feito, o meu posicionamento no Google irá cair e, o SEU POSICIONAMENTO TAMBÉM IRÁ CAIR.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Site e Blog Noiva com Classe. Elegância e sofisticação para noivas. Tudo para casamentos. O blog da noiva elegante e inteligente. Todos os comentários são muito bem-vindos!
Deixem as opiniões aqui. São os seus comentários que incentivam a postagem constante.
MUITO OBRIGADA PELA VISITA E VOLTEM SEMPRE!

 
Política de Privacidade  |   Legal

Copyright © Noiva com Classe