domingo, 13 de maio de 2012

Casamento D. Duarte Pio e Isabel de Herédia

O casamento Real de Dom Duarte Pio de Bragança e Isabel Inês de Castro Curvello de Herédia foi realizado em 13 de Maio de 1995 no Mosteiro dos Jerônimos, em Lisboa. Sua Alteza Real, Dom Duarte, é o Duque de Bragança, cujos direitos dinásticos lhe confere o título de Príncipe Real de Portugal e caso Portugal voltasse a ser uma monarquia, o mesmo seria o Rei de Portugal. 

Este foi o primeiro casamento de um membro da Família Real Portuguesa desde 1886 (casamento de D. Carlos e D. Amélia), embora Portugal viva em um regime Republicano desde 1910. Contou com a presença de membros de várias casas reais europeias, bem como vários chefes de estado e nobres: principalmente nobres portugueses. A cerimônia foi transmitida no Canal 1 (RTP 1) de Portugal. Como todos já sabem, a internet estava nascendo, as raras fotos são de revistas da época. 

O casamento contou com tradições da Família Real Portuguesa. Dona Isabel usou um belo vestido da lendária costureira portuguesa Laurinda Farmhouse, confeccionado em zibelina, a mais nobre das sedas, com mangas e corpete bordados com lantejoulas e missangas, inspirado nos bordados de Niza. O vestido tinha o bustier justo, uma saia armada ampla e saiotes de tule com pregas. A noiva usou luvas curtas. Na cabeça um véu de tule natural e um tiara de brilhantes que pertenceu à Rainha D. Amélia. O bouquet era de rosas brancas e orquídeas. No dia anterior ao casamento, 12 de Maio, foi oferecido um jantar de gala pelos noivos aos convidados no Palácio Real de Queluz.

D. Isabel, que é descendente do Visconde da Ribeira Brava, morou com os pais por alguns anos em São Paulo no Brasil, onde estudou Administração de Empresas na Pontifícia Universidade de São Paulo (PUC-SP), tendo regressado à Portugal ao terminar os estudos.

Com o casamento com D. Duarte, Isabel de Herédia passou a receber o tratamento de Sua Alteza Real, sendo sua titulação completa Sua Alteza Real a Sereníssima Senhora Dona Isabel Inês de Castro Curvello de Herédia e Bragança, Princesa Real de Portugal e Duquesa de Bragança. Grã-mestre da Ordem de Santa Isabel.





Esquerda: foto da tiara no dia do casamento. Direita: portrait alguns anos depois com D. Isabel usando a mesma tiara do casamento.








Update de 2014:
Algumas partes da cerimônia de casamento publicadas no Youtube por leonidasreal:

A chegada da noiva.


Troca dos votos de casamento e das alianças.


A saída dos noivos seguindo tradições da Casa Real Portuguesa.




Fotos: reprodução
Vídeos: Youtube

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são muito bem-vindos!
Deixem as suas opiniões aqui. São os seus comentários que incentivam a postagem constante.
MUITO OBRIGADA PELA VISITA E VOLTEM SEMPRE!