Casamento a bordo Casamento em Navio Casamento em Alto-Mar

Casamento a bordo  Casamento em Navio Casamento em Alto-Mar


O conceito de casamento a bordo é sucesso na Europa, mas ainda é novidade no BrasilÉ um tipo de casamento possível tanto para os noivos que vão se casar no religioso ou somente no civil.


Mesmo para quem se case só no civil, talvez porque não queira ou não possa realizar um casamento religioso (segundo casamento, religiões diferentes, etc...), irá se sentir muito feliz por ter direito a realizar uma linda cerimônia.



  
Este tipo de casamento também é indicado para quem não tenha uma grande quantidade de convidados, ou seja, que queira um casamento mais íntimo, um mini-wedding. Outra vantagem é que voce não vai precisar se deslocar para a lua de mel.

Nota: É importante ressaltar que a cerimônia em alto-mar, realizada pelo comandante é simbólica, mesmo que o casal escolha roteiros dentro do país. A razão é que quando o navio se afasta 12 milhas (cerca de19 km) estará em águas internacionais.

É preciso assinar todos os documentos oficiais, como o livro do cartório ainda em terra.

Quem prefira o casamento religioso é necessário levar na viagem seu ministro religioso para realizar a cerimônia.

Update: a Royal Caribbean desde o final de 2012 já pode realizar casamento juridicamente legal a bordo do navio conforme as leis das Bahamas. Verificar o segundo post aqui do blog (Junho de 2013) que explica o assunto melhor.

Daí a razão do casamento em alto-mar ter glamour, especialmente se você não quer que todos participem da cerimônia civil, onde será declarado em voz alta o regime de bens e outros detalhes extremamente pessoais do futuro casal.

No navio se realiza uma cerimônia simbólica, mas de muito bom gosto para quem quer um "civil de sonho" ou um religioso muito diferente.

         
Quem queira se casar no mar deverá procurar um agente de viagens credenciado, preferencialmente, um ano antes do início da temporada. Será este profissional que irá intermediar o cliente e a empresa de navegação, podendo providenciar uma visita técnica ao navio.

Primeiro é preciso definir a duração e o roteiro da viagem. O ideal é fugir de períodos de alta temporada, como o Carnaval. Também será preciso fazer um save the date, o chamado pré-convite para que os convidados possam se programar e utilizar o roteito no mar como férias.

A companhia marítima irá oferecer toda a infraestrutura para a ocasião. Mas não impede a contratação de um cerimonialista.


         

O ideal é que o casamento ocorra no segundo dia da viagem. O primeiro dia é muito cansativo.

E o horário? Para as noivas mais românticas o ideal é a hora do pôr-do-sol. Já a noiva mais festeira ficará feliz com uma cerimônia após à 20:00 h, pois poderá terminar a festa em um dos shows, na boate ou até no cassino.

Para ficar linda antes da cerimônia não se preocupe: há cabeleiro, maquiador e até spa em um navio. Apenas lembre-se de agendar todos os horários com o agente de viagens com antecedência.

O casamento poderá ser realizado pelo comandante, mas caso os noivos queiram poderão levar ao navio um ministro religioso para realizar o casamento religioso, ou até mesmo um juiz de paz que aceite viajar para realizar o casamento.

Quem acompanha a noiva desde a cabine nupcial até o local da cerimônia é um oficial em traje de gala. Os convidados e o noivo já estarão à espera.

Há um script, com a trilha sonora, aprovada pelos noivos que será executada e o comandante iniciará a cerimônia.


       

Outra grande vantagem é que os casamento em navio são realizados em ambientes que dispensam o trabalho com a ornamentação e o mobiliário, o que poupa tempo na organização.

Como os noivos estão a abrir mão de decorações tradicionais será possível aproveitar ao máximo a estrutura do navio, tanto para a cerimônia quanto para as fotos.

É comum que o navio tenha um fotógrafo. Será necessário combinar valores com ele. Também é possível levar seu próprio fotógrafo. Tudo será uma questão de organizar com seu agente de viagens.

   

O ideal é um vestido de noiva sem grandes caudas e nem véus longos (veja as fotos), pois estes detalhes iriam impedir a locomoção da noiva em um navio.

Uma linda grinalda já será o detalhe especial para enfeitar a noiva. O buquê deverá ser de flores desitratadas ou então pode-se casar com um lindo botão de rosa ou um terço.

     

No período em que for fechar o pacote de viagens é possível consultar seu agente de viagens sobre a possibilidade de utilizar o sistema de cotas.
Este serviço pode substituir ou complementar sua lista de presentes (é um sistema parecido com o da lista de presentes das lojas de departamento). Você poderá escolher quem irá contribuir com uma espécie de vale-presente para ajudar a custear sua viagem (pode ser pais e padrinhos ou então todos os convidados). Muitos casais atualmente estão preferindo este "vale-viagem" do que presentes para a casa. Tudo é uma questão de gosto pessoal.

Por final segue a entrevista de Roberto Cohen, um dos mais conceituados cerimonialistas do Brasil falando sobre o casamento em alto- mar:


 

                          Robeto Cohen Cerimonial:  www.cohencerimonial.com.br
                                    Rua Barata Ribeiro, 391/1007 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ
                                                    Tel.: (21) 2235-3733/ 2547-8826 


E quanto custa se casar em um navio?
Os valores começam a partir de cerca de dois mil reais até cerca de oito mil reais (valores informados em 2011). Este é o valor do pacote de casamento. É preciso verificar o que estará incluso. Empresas de cerimonial são pagas separadamente, é claro.

Nota: existe este artigo publicado no site UOL sobre os valores de casamentos em navio:
http://mulher.uol.com.br/casamento/noticias/redacao/2011/08/30/casamento-a-bordo-de-um-navio-pode-custar-menos-de-r-2-mil.htm


Nesta mesma reportagem aparece o contato de outra empresa de cerimonial para casamentos em navios, a Coordinare:
http://www.coordinare.com.br/novo/index.html


Foto de uma das cabines de um navio Costa Cruzeiros:



Boa sorte na escolha! :)


Crédto das fotos:
divulgação e reprodução
Crown Images via Viweddingphotos/ Costa Cruzeiros
Revista Via Festas, número 07, ano 05, 2009 / www.viafestas.com.br

Compartilhe:

3 comentários :

  1. Oi, meu nome é Thayla, li sua matéria sobre casamento em Las Vegas, tenho algumas dúvidas, será que vc poderia me passar seu email ou facebook (se tiver) para conversarmos melhor? Mto obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thayla! Agora que consegui ver seu comentário. Desculpe! Meu email é atualblogueira@gmail.com
      Aguardo seu contato.
      Boa sorte sempre e beijos :)

      Excluir
  2. VEJA TAMBEM: http://www.youtube.com/watch?v=QLaFIepK0aQ

    ResponderExcluir

NÃO COPIEM OS TEXTOS
Caso isto seja feito, o meu posicionamento no Google irá cair e, o SEU POSICIONAMENTO TAMBÉM IRÁ CAIR.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Site e Blog Noiva com Classe. Elegância e sofisticação para noivas. Tudo para casamentos. O blog da noiva elegante e inteligente. Todos os comentários são muito bem-vindos!
Deixem as opiniões aqui. São os seus comentários que incentivam a postagem constante.
MUITO OBRIGADA PELA VISITA E VOLTEM SEMPRE!

 
Política de Privacidade  |   Legal

Copyright © Noiva com Classe