Noivos, padrinhos e pais dos noivos: o que vestir no casamento

Noivos, padrinhos e pais dos noivos: o que vestir no casamento


Todo mundo fala muito sobre o vestido de noiva, já que a noiva é a estrela da festa. Mas e o que o noivo deve vestir no casamento? Apresento algumas sugestões desde algo informal até os trajes mais formais.


Primeiramente é preciso saber que o traje do noivo deve estar de acordo (combinar) com o horário do casamento, com o estilo do vestido da noiva, com o estilo da decoração e do casamento.




As cores claras são indicadas para os casamento de dia e/ou informais.

As cores escuras são as indicadas para a noite e/ou um casamento formal.

Basicamente os trajes se dividem em terno, summer, smoking, meio fraque, fraque e casaca.
Existem ainda a túnica, rafinatti e jaquetão rigor, mas não são muito comuns no Brasil.

Deve-se comprar ou alugar?
Bom, se o traje for um terno, por exemplo, seria conveniente o noivo comprar, pois poderá usar em outras ocasiões.
Um homem elegante tem pelo menos um terno em seu guarda roupa. É só mudar a gravata e a camisa que ningém irá se lembrar que foi o terno do casamento.

Se for um smoking ou summer e o noivo costuma participar de festas de gala, também seria uma boa ideia comprar. Caso não costume receber convites deste tipo, melhor alugar.

Meio fraque, fraque e casaca: o melhor é alugar. Dificilmente o noivo irá usar este tipo de traje novamente, a não ser que seja alguém que costume ser convidado constantemente para casamentos, corridas de cavalo, entre outros acontecimentos sociais em que se usam estes trajes (em especial no exterior) e/ou eventos de gala de muita pompa e circunstância.

E os padrinhos, pais do noivo e noiva? O que devem vestir?
Os padrinhos e os pais da noiva e noivo nunca devem/podem se vestir mais "elegantemente" que o noivo. Por exemplo, se o noivo escolher um terno, os padrinhos e os pais não podem usar um meio fraque, smoking, fraque ou casaca.

No máximo os padrinhos e os pais podem trajar o que o noivo estiver usando. O mais comum no Brasil é que o noivo e os pais usem o mesmo traje e os padrinhos um traje um pouco mais simples. Exemplo: o noivo escolheu smoking, então os padrinhos e os pais também podem usar smoking ou terno com gravata.
Em outros países muitas vezes os padrinhos e até os pais dos noivos acompanham a mesma vestimenta do noivo.

No Brasil é muito comum o noivo escolher o fraque e os pais usarem o meio fraque. E os padrinhos e os convidados usarem o terno com gravata. Outra combinação comum é o noivo e os pais usarem o meio fraque e os padrinhos terno com gravata, sendo que o noivo escolhe usar o meio fraque com a gravata plaston e o colete em um tom diferente dos pais. Nada impede de que o noivo use o meio fraque ou o fraque e que os pais e padrinhos usem o mesmo traje. Isto ocorre mais em casamentos na Inglaterra e Alemanha, por exemplo.

Não vou comentar a origem dos trajes aqui, pois o foco do post é auxiliar os noivos na escolha do modelo correto para a cerimônia, e não em história da moda.

Dicas gerais:

Se for alugar, verifique as condições gerais do traje (se tem furos ou queimaduras de cigarro, barras mal feitas ou marcadas, traje queimado que fica com aquele "brilho" horrível, lapelas arranhadas ou danificadas, etc).

Caso a situação econômica não esteja favorável para alugar um traje mais formal, o melhor então é comprar ou alugar um terno de bom corte.

Ficará mais bonito do que alugar, por exemplo, um meio fraque feio e/ou danificado de má qualidade. Claro que se pode e deve se alugar um traje mais refinado, mas é preciso que esteja em ótimas condições de uso.

Apenas não se esqueçam que o vestido de noiva deverá também acompanhar o estilo, ou vice versa.

Sinceramente fica feio uma noiva com um vestido "cheio de brilhos", brocados e um noivo vestido em um estilo mais simples. O casamento deve ser harmonioso em tudo: trajes, estilo da cerimônia, decoração e festa.

Usar as meias da mesma cor das calças para ficar mais elegante e suficientemente longas para ao sentar-se não apareça as pernas descobertas.

As roupas deverão estar ajustadas para o seu tamanho: nada de calças mais longas ou curtas nas pernas ou mangas e ombros muito curtos ou longos.

Pais dos noivos, padrinhos e convidados devem tomar cuidado com cores extravagantes ou muito coloridas para tudo, as jaquetas, calças, coletes, gravatas: só se for autorizado expressamente pelos noivos. Os outros homens não podem e não devem querem "aparecer mais" que o noivo. É falta de educação.

Caso seja o noivo que queira usara trajes muito coloridos ou extravagantes será preciso conversar com a noiva antes para evitar desgostos. Pode ser que ela não se sinta bem em ter um noivo muito "efusivo". Ter consideração um pelo outro demonstra amor, carinho, educação e civilidade.

E se o noivo quiser usar branco, pode? Pode sim, mas será mais adequado para um casamento durante o dia. Fica mais elegante. Casamentos em estilo rústico ou boho chic na praia e no campo também combinam bem com trajes brancos para os noivos.

Quem é o responsável para combinar e escolher os trajes do noivo, pais dos noivos e os padrinhos?
O noivo é quem deve conversar com os outros homens sobre o assunto. Mas nada impede da noiva colaborar, é claro.

Primeiro a noiva e o noivo escolhem o tipo de cerimônia e festa e o horário. Com base nisto é que a noiva escolhe o vestido de noiva adequado para a ocasião e o noivo escolhe o que vestir. Consequentemente os noivos combinam quais serão as roupas dos pais, mães, madrinhas e padrinhos, e mesmo convidados, baseados no tipo de casamento e no horário.

Inclusive para se colocar um lembrete anexo ao convite sobre o tipo de traje dos convidados. Pode-se fazer isto?
Pode sim, especialmente se os noivos tiverem dúvidas sobre o conhecimento de moda, etiqueta e boas maneiras dos convidados, mas é de bom tom se fazer o lembrete com muita educação e elegância.

Fica deselegante, por exemplo, os noivos escolherem um casamento informal e os convidados aparecerem de smoking e as convidadas com vestidos de gala.
Ou então se o casamento for de gala e os convidados aparecerem só de blazer ou usando apenas camisa social de manga comprida e as convidadas de vestido curto.
Se uma situação embaraçosa destas acontecer, muitas vezes os próprios convidados poderão se sentir mal ou até humilhados, e ninguém iria querer isto, certo?

Observação: é preciso ter cuidado com alguns blogs por aí que "colam e copiam" dos outros e nem pesquisam para saber se o que escreveram está certo. Descobri que muitos ensinam erroneamente a diferenciação dos trajes masculinos e que certos trajes não se usam mais (só que estes mesmos trajes continuam sendo usados fora do Brasil).


Noiva, quer saber como escolher o seu vestido? Veja neste post:

http://noivacomclasse.blogspot.com/2011/10/vestidos-de-noiva-ii-como-escolher.html



CASAMENTO INFORMAL

NA PRAIA

  





NO CAMPO





NA CIDADE






Terno (fato) sem gravata: deixa bem informal, porém muito elegante. Ideal para um casamento blasé.


Outro exemplo da combinação muito bonita de terno sem gravata. Curiosidade: na verdade o terno (fato em Portugal) é o conjunto da calça, jaqueta e colete junto (daí o nome terno). O nome correto da jaqueta e calça é costume, mas ninguém praticamente usa o termo de maneira correta.



Terno ou só a calça com o colete.




CASAMENTO FORMAL


PRAIA, CAMPO e CIDADE

Terno com chapéu.


Terno ou fato.


Ternos Hugo Boss.


Outras combinações de terno.



Túnica: mais comum na Espanha e passou a ser usada no Brasil. O diferencial com o terno é que a lapela chega até o pescoço e é fechada. É descrita por alguns como uma peça para ser usada em um casamento um pouco mais "requintado". Pode ser usada de dia ou à noite. Tornou-se o modelo mais popular das lojas de aluguel de trajes de noivos para a população de poder econômico mais baixo. 

NOTA: não considero a túnica a melhor opção para o noivo sofisticado. Vou contar um segredo rapazes: se um de vocês fosse o meu noivo não deixaria usar de jeito nenhum uma túnica!!! Sinceramente acho muito mais elegante visualmente os trajes mais tradicionais indicados pelos mestres da elegância masculinaterno, o fraque, o smoking e a casaca



Outro modelo de túnica.



Smoking: excelente para casamentos formais e durante o dia ou noite. Embora no Brasil há quem diga que o smoking é semi formal e que não se deve usar em um casamento durante o horário noturno, não é o que ocorre nos Estados Unidos. Lá os noivos usam sim, tanto de dia quanto de noite. Ótima opção para um noivo que queira se destacar dos convidados. Sinceramente gosto muito do estilo.


Quer ver um noivo usando smoking de noite?

Justin TimberlakeE os noivos multimilionários Arun Nayar (noiva dele Liz Hurley) e François-Henri Pinault (noiva dele Salma Hayek) em outra postagem do blog Noiva com Classe.


Smoking cor bege: para o dia.


Exemplo de summer. O summer nada mais é do que o smoking com o paletó branco. Ótima opção para um casamento formal durante o dia e/ou no verão ou na praia. Certa vez li em um livro de etiqueta e boas maneiras que o homem para usar um precisa ter uma certa "compostura" natural para não ficar parecendo um garçon da festa, ou seja, tem que ter "atitude" para vestir bem um summer. Pelo que pude entender do livro, os homens muito informais por natureza ficam melhor de smoking.



Meio fraque: vai muito bem em um casamento no campo e durante o dia. 

Ambos o meio fraque e o fraque sempre têm a calça de cor cinza. E geralmente a gravata plaston e o colete também. A diferença entre um e o outro é o comprimento: o meio fraque não tem a cauda na parte de trás.

Nota: no Brasil se usa o meio fraque e o fraque à noite, mas não na Europa ou Estados Unidos. Aliás, nos Estados Unidos é mais comum o noivo, pais e padrinhos usarem smoking de dia ou à noite.


Outra versão de meio fraque.



Meio fraque com o kilt escocês. Caso alguém vá se casar com um escocês ou irlandês poderá encontrar o noivo vestido assim. Para saber onde comprar ou alugar um traje como este - um kilt - visite a postagem específica.

Noivo famoso que usou um kilt no casamento? Guy Ritchie que se casou com a Madonna no ano de 2000.


Fraque: extremamente formal indicado para o dia, embora no Brasil tem sido usado durante a noite. Dica: não fica bem para baixinhos, para eles o melhor é usar o meio fraque. 


Fraque com a cartola e bastão (extremamente formal). Simplesmente encantador!


Fraque e meio fraque.


Fraque.




Noivos famosos de fraque durante o dia? Dois exemplos, pois aqui no blog tem mais. É só passear pelos posts.


Príncipe Charles


Fritz von Westenholz (noiva Caroline Sieber)



Meio fraque ou smoking?


Mas entre o meio fraque (que praticamente só se vê no Brasil) e um smoking, rapazes, aconselho o smoking. Tanto para o dia quanto a noite.  :-)



Casaca: extremamente formal. Uso para os casamentos à noite que sejam extremamente luxuosos. Mas pode ser usada de dia sim, se o casamento for de gala, muito luxuoso e com muita pompa e circunstância. Não tem sido muito usada atualmente no Brasil. Os noivos têm preferido o fraque ou o meio fraque.

Quer ver exemplos de casamentos reais em que o noivo usou casasa de dia? Aqui:

Noivo da princesa Madeleine e outros noivos famosos.


A casaca é sempre em cor preta, com gravata borboleta branca (raramente preta) e com a parte da frente bem curta do casaco, sendo que a parte de trás possui uma cauda.




A título de curiosidade:

Trajes masculinos que estão praticamente em desuso.

Exemplo de Rafinatti.

O Rafinatti é parecido com um terno, porém tem o paletó bem mais comprido. Pode ter cores diferentes.
É possível comprar online por empresas de fora do Brasil. Não se vê muitos deles nos casametos atuais. 

Somente indicado para um homem que queira realmente chamar a atenção e que goste do estilo gangster.



E o Jaquetão Rigor.

Nada mais é que um tipo de smoking de abotoadura dupla, além de que pode ter cores diferentes. Também é possivel encontrar fora do Brasil. Não é praticamente usado atualmente. Foi popular nos Anos 50, 60 e talvez no começo dos Aos 70. Para falar a verdade, com sinceridade, acho feio.




Quer saber mais como o homem deve se vestir?
É só ler este livro:
"Elegância: como o homem deve se vestir" de Fernando de Barros. 



Créditos das fotos:
divulgação e reprodução
Omg Im Getting Married Com / Tb dress / Land Locker Bride / Weddingomania / Weddingintropics.com / twp.typepad.com / sneakersalebest.com / perfectionbydesign / onefabday.com / One Wed / Lucy Shergold Photography via hitched.co.uk / Requinte e elegancia com br / Jade and Matthew Take Pictures / Jos Bank com / Jonathan Ivy / Rebekah Westover / Noivas de Portugal / Bride Wedding / Hugo Boss / Oh Happy Day /Zarex / Black Tie / Gustavo Sarti
Mega Noivas

Compartilhe:

30 comentários :

  1. Você sabe me indicar onde eu alugo um traje escocês completo para casamento?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vinícius! :D

      Desculpe a demora em responder, pois ando super ocupada.
      A resposta está aqui neste post que escrevi para responder sua pergunta. Endereços para comprar ou alugar kilt (traje escocês masculino) no Reino Unido, Brasil e China:

      http://www.noivacomclasse.com/2015/09/traje-escoces-masculino-kilt-casamento-festa-comprar-alugar-online.html

      Excluir
  2. Olá
    Sou militar e provavelmente me casarei de farda.A farda é parecida com um costume ( sem colete, mas bem elegante).
    Nesse caso quais seriam as roupas ideais para meu pai e meus padrinhos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thiago!
      Desculpe ter demorado um pouco para responder. Se a farda é semelhante com um costume, o indicado é que seu pai, seu sogro e padrinhos usem um costume (terno). A "regrinha" é que os pais e padrinhos nunca se vestirem "mais elegantes" que o noivo. Assim vc e todos eles vão ficar elegantes. Muita boa sorte no casamento e felicidades! Se quiser envie algumas fotos depois. :-)

      Excluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Olá, gostaria de saber quanto ao traje dos pais! Precisam ter a mesma cor e a mesma gravata ou deve seguir apenas os tons? São independentes?
    Obrigada!

    Marina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marina!

      O mais elegante é que as gravatas sejam exatamente da mesma cor para os pais.
      Mas tudo depende do nível de formalidade do casamento.
      Espero ter ajudado! ;-)

      Excluir
  5. Bem...eu ando numa busca sem sucesso...quero casar em janeiro(Inverno e temperaturas baixas), mas aqui em Portugal nao ha muitos vestidos adequados.Alem disso quero usar tons alaranjados e sera o meu 2 casamento.Temos uma filha que tera na altura 15 anos e tambem nao sei muito bem o que lhe vestir,resumindo,so tenho o fato do noivo e tenho imensas duvidas sobre o que eu e a nossa filha iremos usar...ajuda?
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Angela!

      Sobre as cores veja aqui:

      1- http://www.noivacomclasse.com/2013/08/vestido-de-noiva-amarelo-ou-dourado.html

      2- http://www.noivacomclasse.com/2013/08/vestido-noiva-creme-champagne-e-bege.html

      Excluir
  6. Bem...eu ando numa busca sem sucesso...quero casar em janeiro(Inverno e temperaturas baixas), mas aqui em Portugal nao ha muitos vestidos adequados.Alem disso quero usar tons alaranjados e sera o meu 2 casamento.Temos uma filha que tera na altura 15 anos e tambem nao sei muito bem o que lhe vestir,resumindo,so tenho o fato do noivo e tenho imensas duvidas sobre o que eu e a nossa filha iremos usar...ajuda?
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Angela! :D

      Ah, inverno é comigo mesma que sou esquiadora! rrrsss
      Adoro inverno!

      Bom, o interessante é que o vestido de noiva tenha um casaco por cima do mesmo, criado em conjunto para ter um caimento melhor.

      Na falta deste, poderá ser usado um casaco de pele ou lã bem pesada, desde que o vestido tenha mangas compridas e seja confeccionado com um material mais grosso, que aqueça melhor.

      Para sua filha, seria interessante um vestido que não a deixe infantil, mas ao mesmo tempo nada que a torne uma "mulher fatal", pois ainda é muito nova.

      O que deve ser evitado são decotes muito grandes, tomara que caia e saias muito curtas. E claro, a maquiagem deve ser bem leve.

      Ela poderá usar um casaco criado especialmente para o vestido, ou então, o mesmo que já sugeri logo acima para você.

      Dê uma olhada aqui mesmo no blog para ter algumas ideias:

      1- http://www.noivacomclasse.com/2014/02/casamento-religioso-andrea-casiraghi-e.html
      e
      http://www.noivacomclasse.com/2014/02/andrea-casiraghi-e-tatiana-santo.html
      Casamento realizado debaixo de nevasca na Suíça - Andrea Casiraghi e Tatiana Santo Domingo

      2- http://www.noivacomclasse.com/2014/11/casamento-inverno-com-neve-frio-luxuoso-rustico.html

      3- http://www.noivacomclasse.com/2014/12/inspiracao-solsticio-de-inverno-para-casamentos--winter-wonderland-casamento.html

      4- http://www.noivacomclasse.com/2012/01/como-se-vestir-casamento-festa-mulheres.html

      5- http://www.noivacomclasse.com/2012/01/o-vestido-de-noiva-perfeito-como-escolher-encontrar.html

      6- http://www.noivacomclasse.com/2013/07/casamentos-famosos-iv.html
      Mostra o casamento da hoje rainha Maxima e da proncesa Mary

      7- http://www.noivacomclasse.com/2014/12/casamento-no-natal-noivado-natal--casamento-estilo-escandinavo-sueco-folclorico-boho-chic.html

      8- http://www.noivacomclasse.com/2013/12/ideias-de-decoracao-casamento-ou-mini.html

      9- http://www.noivacomclasse.com/2013/12/casamento-e-mini-wedding-no-natal-ou.html

      10- http://www.noivacomclasse.com/2011/12/casamento-no-inverno-e-neve-kate-hudson.html

      Boa sorte! Bjs :D

      Excluir
  7. Anônimo8/31/2016

    Ola bom dia. gostaria de saber onde posso comprar uma cartola para meu casamento? a cartola mais bonita que ja vi foi a do David backham no casamento do príncipe william.
    por favor se puder me ajudar ficarei muito grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      No BRASIL tente entrar em contato com estas lojas:

      http://www.afabricadoschapeus.com/verao/homem

      http://www.aesquina.com.br/

      http://zedochapeu.com.br/

      http://www.empresafone.com.br/empresa/chapelaria-paulista-chapeus-se-sao-paulo-sp-748576

      http://www.chapelariavintage.com.br/

      http://www.chapeus25.com.br/


      Exterior:

      http://www.ebay.it/itm/like/161501239923?lpid=96&chn=ps

      http://www.ebay.it/itm/CAPPELLO-CILINDRO-TUBA-RASO-BLU-TOP-HAT-MADE-IN-ITALY/151563234144

      http://www.ebay.it/itm/Cappello-cilindro-per-lo-sposo-matrimonio-classe-bastone-nero-cerimonia-feltro/151947066956

      http://www.ebay.it/itm/CAPPELLO-CILINDRO-TUBA-vestito-elegante-tight-frac-smoking-sposo-cerimonia-NERO/151893588832

      Boa sorte! :D

      Excluir
    2. Olá!

      No BRASIL tente entrar em contato com estas lojas:

      http://www.afabricadoschapeus.com/verao/homem

      http://www.aesquina.com.br/

      http://zedochapeu.com.br/

      http://www.empresafone.com.br/empresa/chapelaria-paulista-chapeus-se-sao-paulo-sp-748576

      http://www.chapelariavintage.com.br/

      http://www.chapeus25.com.br/


      Exterior:

      http://www.ebay.it/itm/like/161501239923?lpid=96&chn=ps

      http://www.ebay.it/itm/CAPPELLO-CILINDRO-TUBA-RASO-BLU-TOP-HAT-MADE-IN-ITALY/151563234144

      http://www.ebay.it/itm/Cappello-cilindro-per-lo-sposo-matrimonio-classe-bastone-nero-cerimonia-feltro/151947066956

      http://www.ebay.it/itm/CAPPELLO-CILINDRO-TUBA-vestito-elegante-tight-frac-smoking-sposo-cerimonia-NERO/151893588832

      Boa sorte! :D

      Excluir
  8. Olá, irei casar no fim da tarde com um fraque cinza escuro e pedimos aos padrinhos irem com colete e calça no cinza claro, há algum problema nesta escolha? E vi em um site que seria mais apropriado usar paleto para combinar com o vestido da noiva no estilo princesinha que foi o escolhido pela a minha noiva, me de sua opinião por favor.

    ResponderExcluir
  9. Esqueci de mencionar que será numa chácara e ao ar livre.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  11. eu com 44 a noiva com 40 iremos nos casar em um casamento tradicional 18h em na Igreja Conceição da Praia em Salvador/BA. A noiva já escolheu de tudo, mas as bebidas e o traje do noivo eu quem decido. Ficou a dúvida, após várias leituras... os padrinhos estarão de terno, ainda não sei se marinho ou preto e gravata marinho. Minha idéia era de estar de terno preto, mas a noiva acaba de insistir em colete cinza, daí mudei o pensamento para um terno cinza chumbo. A ideia é um terno slim de lã fria super 120 ou 150 da Brookshield (alternativas se lá não encontrar: Via Veneto, VR), camisa branca (Mr Kitsch, Richards, Sergio K ou Dudalina) e um sapato preto de amarrar democrata (ou ferracini - uso democrata e não tenho encontrado ferracini em salvador há alguns anos). Pensei na gravata preta borboleta, e vi algumas imagens, será que isso combina? posso ter mais algumas dicas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Acedito que suas ideias ficaram legal sim. Agora, se você escolher terno cinza chumbo, os padrinhos também deveriam escolher a mesma cor ou um cinza claro, fica a sugestão. Mais harmonioso. Não deixe de incluir espumante na sua lista de bebidas. Muita boa sorte no casamento! Felicidades!

      Excluir
  12. Sou de brasília meu nome Reginaldo e gostaria de casar com este traje Casaca: extremamente formal muito elegante e onde consigo comprar um pode me dar uma dica.

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  20. BOA TARDE, SOU JULIANA E MEU IRMÃO IRÁ SE CASAR EM SETEMBRO/19 NO ESTADO DO MATO GROSSO, APESAR DE SER DO SEXO FEMININO NÃO USO ROUPAS FEMININAS E SIM MASCULINAS, NÃO GOSTARIA DE USAR GRAVATA ATE PRA NÃO CHAMAR ATENÇÃO....O QUE ME RECOMENDAS...

    ResponderExcluir
  21. Bom dia!Minha filha vai casar agora em Setembro,numa cerimônia as 19:00hs na igreja.O pai da noiva poderia usar um jaquetão ao invés de terno!No nosso casamento ele casou com jaquetão,mas não sei como está u uso atualmente.Aguardo o mais rápido a resposta.Obrigada!

    ResponderExcluir

NÃO COPIEM OS TEXTOS
Caso isto seja feito, o meu posicionamento no Google irá cair e, o SEU POSICIONAMENTO TAMBÉM IRÁ CAIR.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Site e Blog Noiva com Classe. Elegância e sofisticação para noivas. Tudo para casamentos. O blog da noiva elegante e inteligente. Todos os comentários são muito bem-vindos!
Deixem as opiniões aqui. São os seus comentários que incentivam a postagem constante.
MUITO OBRIGADA PELA VISITA E VOLTEM SEMPRE!

 
Política de Privacidade  |   Legal

Copyright © Noiva com Classe