Como descomplicar a organização do casamento - Descomplicando o casamento

Como descomplicar a organização do casamento - Descomplicando o casamento: a arte de casar com alegria e leveza


Esta é uma postagem para descontrair as noivas do "tipo bridezilla", que não conseguem relaxar com os preparativos do casamento e que estão a sofrer com o stress da organização da cerimônia e da festa de casamento.



CASAMENTO PERFEITO - EXISTE???

Já faz alguns anos que surgiu uma tendência para que as noivas tenham que ter um casamento perfeito, mas "tão perfeito", que a organização da cerimônia e a festa de casamento se tornaram uma tarefa digna de super-heroínas.

Atualmente há uma expectativa de que o casamento deva "ser a cara dos noivos", deva ser surpreendente para os convidados e que a festa seja como um show (quase como os da Broadway) e ao mesmo tempo alguns esperam que mesmo assim não possa ser muito "diferente" para que não venha a desagradar a família que espera algo mais tradicional. 

E ainda por cima, adicionam-se também mais alguns quesitos, como detalhes personalizados, a competição para que o seu casamento seja melhor do que os das amigas, apresentando novidades e por final que seja "atemporal" ao mesmo tempo...

É simplesmente muita, mas muita pressão sobre as noivas!!! Atualmente "transformaram" a organização de um casamento em um ato tão complexo que quase deixou de ser humano.

Casar é mais simples do que parece quanto à questão da organização. É só perguntar para suas avós e mães como foi a organização dos casamentos delas. Tudo era mais fácil e simples... E foram belos casamentos também. 

Mesmo que seja você quem vá organizar seu casamento sozinha, ou ainda somente com a ajuda da mãe, irmãs, primas, amigas ou até do noivo, ainda assim seu casamento tem tudo para ser muito bonito e tudo correr bem.

Parece que hoje em dia todos se esqueceram dos itens fundamentais: amor verdadeiro e companheirismo para se enfrentar a vida à dois, que terá momentos de altos e baixos. A festa de casamento acaba, é passageira. E depois que todos seus convidados partirem a vida será somente com você e seu noivo, agora já marido.

A época de organização de um casamento é um momento de alegria e deveria ser pautado pela leveza e ainda pelas emoções positivas e divertidas que podem e devem ficar na memória.


CASAMENTO COM A "CARA DOS NOIVOS" - É OBRIGATÓRIO?

O casamento, seja a cerimônia ou a festa, não tem que ser "a cara dos noivos" obrigatoriamente. Agora virou moda - quase imposição - que tudo tem que ter um "significado especial" na decoração, nos convites, uma identidade visual própria do casal, e por aí vai. 

O casamento só tem que ter a "cara dos noivos" se esta for a decisão consciente do casal que realmente queira fazer algo mais pessoal e está decidido de verdade em criar toda uma personalização (e pagar a mais por isto). Aliás, por causa esta moda, tem muita gente a errar na dose do quesito "cara dos noivos" - o que acaba se transformando em uma "caricatura" do estilo do casal

Vocês podem se preocupar com detalhes personalizados só se quiserem. Os tais detalhes personalizados em um casamento fazem diferença sim, são mimos que tornam sua festa única e exclusiva, são importantes para alguns. Contudo não é algo essencial. Por exemplo, mesmo que não haja nenhum detalhe em especial, mesmo que as lembrancinhas de casamento sejam simples, vocês irão se casar e vivenciar seu amor da mesma maneira de quem escolheu personalizar o casamento.


CASAMENTO TRADICIONAL - PODE?

Você pode sim optar por uma cerimônia de casamento com festa tradicional. Sem medo de errar e ser feliz! Não tem nada de errado em convite de casamento tradicional, em vestido de noiva tradicional (com o colo coberto), traje do noivo tradicional (terno, fraque, smoking, casaca), casamento com bolo tradicional, decoração tradicional e até mesmo valsa para quem quiser. Aliás, trata-se do meu estilo predileto e o mais divulgado aqui no blog. É um tipo de casamento sofisticado e elegante na medida certa.


A OBRIGAÇÃO DE "SURPREENDER" OS CONVIDADOS

Casamento não tem que surpreender os convidados. Seu casamento não é um show, nem performance artística, peça teatral, balada ou muito menos um circo! É um casamento, ou seja, a celebração de um matrimônio, a união de um casal. Nada mais. Não precisa ter malabaristas, nem mágicos, nem mímicos, bandas famosas, cantores famosos, nem muito menos bateria de escola de samba. 


ANIMAR A PISTA DE DANÇA - OBRIGAÇÃO?

Você não precisa "animar" a pista de dança, pois você e seu noivo não são animadores de resort e não trabalham no Club Mediterranée, por exemplo. 

Só tem que "animar" a pista de dança quem quiser - e se quiser. Se todos estiverem confortáveis e as músicas forem de boa qualidade, seja com banda ao vivo ou com DJ, as pessoas irão dançar sem necessidade de qualquer tipo de "empurrãozinho".


O QUE FAZ O SUCESSO DE UM CASAMENTO?

O que é que os convidados esperam de um casamento? Eles esperam ver noivos apaixonados, saborear boa comida e boa bebida, escutar boa música (muito cuidado com os "estilos musicais" sem classe que tomaram conta do Brasil ultimamente), uma decoração charmosa e alegria. É isto o que irá fazer o sucesso da festa e trazer comentários positivos. E também as boas memórias. É obrigatório se ter serviço de buffet 5 estrelas??? Não, não é. A qualidade da comida e bebida pode ser alcançada até mesmo com ingredientes simples.


CASAMENTO MELHOR DO QUE O DAS AMIGAS - NÃO ENTRE NESTA COMPETIÇÃO INFANTIL

Seu casamento não tem que ser melhor do que o das suas amigas. Este tipo de competição é pura perda de tempo. Aliás, nem deveria existir. O importante é você saber que escolheu o homem certo para você.

Casamento é a união de duas pessoas para dividir a vida em comum. E não é, nem de longe, concurso de beleza ou de melhor decoração. Seu casamento sempre será o melhor para você, pela simples razão de ser seu próprio casamento e por ter contado com a presença das pessoas que você ama de verdade: seu noivo, suas famílias e os amigos verdadeiros. É preciso convidar conhecidos, contatos profissionais, colegas de trabalho, faculdade, clube e etc??? Não. De modo algum. Pode-se fazer um casamento com apenas as pessoas mais presentes e importantes em nossas vidas. E basta.

Seu vestido de noiva não tem que ser melhor, mais caro, mais "bonito" do que o das suas amigas que já se casaram. O seu vestido de noiva deve ser o vestido que a faça feliz, que fique bem em seu corpo de acordo com o seu tipo físico e que combine com o estilo e o horário de seu casamento. O que é importante considerar é o caimento que deva lhe deixar linda, a qualidade dos materiais usados, o período do dia e o local do casamento. 


CASAMENTO PRECISA TER INOVAÇÕES?

Um casamento não necessita ter inovações. NADA. ZERO. Um casamento não é uma empresa de informática, automobilística ou de tecnologia de ponta. Há casamentos tradicionais belíssimos e, muitas vezes seguir o tradicional é que fará seu casamento ser maravilhoso. 

Fora do Brasil, aqui na Europa principalmente, muitos noivos seguem um estilo mais tradicional de casamento, sem querer inovar em tudo e nem querer "mostrar que o casamento deles é melhor" do que dos amigos, e são felizes assim mesmo. Foi nos EUA que a indústria de casamentos lançou a moda de inovação e personalização total dos casamentos. A Europa, no geral, continua tradicional. Sem maiores complicações. 


CASAMENTO "ATEMPORAL" - EXISTE?

Lembre-se que a elegância é o verdadeiro item atemporal. Por mais que as pessoas tentem "impor" um "casamento atemporal" hoje em dia, ele não existe. 

Todas as décadas têm um estilo de vestuário, linguagem de mídia, uma atitude diferente das outras. Ou seja, mesmo que seu vestido de noiva e festa sejam elegantes e possuam linhas consideradas "atemporais" ou "minimalistas" para alguns, será sim possível datá-lo (literalmente). Quem conhece história da moda e/ou fotografia sabe muito bem disto. Escolha um vestido de noiva que caia bem para o seu tipo físico e a decoração tradicional ou clássica irá complementar esta opção. Dica: não vale à pena se estressar com a "busca pela atemporalidade".


ORÇAMENTO BAIXO - E AGORA?

Um casamento não precisa necessariamente ser caro para ser bonito. Não é preciso se desesperar se seu orçamento estiver curto e não puder ter o casamento "dos seus sonhos". Adapte! Invista em alternativas possíveis para o seu casamento ser lindo e um sucesso. 

blog Noiva Com Classe tem inspirações de decoração de casamento, tanto para cerimônia e festa, noivado, chá bar, chá de cozinha e afins para todos os gostos e estilos.

Como já comentei acima, trata-se de uma postagem para descontrair as noivas estressadas. Para você reler quando estiver em um daqueles dias em que parece que "nada dá certo" na organização do seu casamento e você sente até vontade de chorar ou de brigar com o mundo. 

"Aqueles dias" em que você pensa em desistir de planejar seu casamento e até pensa em não se casar porque dá muito trabalho organizar tudo. Talvez seja a hora de escolher um destination wedding ou um casamento estilo "bolo e champagne".


DESTINATION WEDDING - SOLUÇÃO ANTI STRESS 

Mesmo que você desista de planejar seu casamento na cidade onde você mora sempre há uma solução: escolha um destination wedding em Las Vegas, no Havaí ou na Dinamarca. Ou ainda um casamento em navio. Eles são casamentos mais descontraídos e descomplicados. Mesmo quando a noiva escolhe um casamento clássico. Os profissionais envolvidos costumam apresentar as soluções prontas em "pacotes" o que facilita a escolha e ainda tem a vantagem de muitas vezes baratear os custos do casamento.


É claro que esta postagem não é para desincentivar um casamento com a "cara dos noivos" que gostam de algo pessoal e único. Também não estou a desincentivar um casamento cheio de mimos para os queridos convidados que fazem parte da história da vida de vocês. E é claro que sou a favor de um belo casamento com uma decoração linda, comida e bebida de qualidade, foto e vídeo lindos e uma assessoria profissional e competente.

E por final, também acho fantásticas várias novidades que os fornecedores lançam a toda hora, surpreendendo a todas nós com ideias originais. Sempre alguém pensa algo novo e que pode ser usado. De preferência algo muito charmoso e elegante.

O ponto-chave é saber balancear o que a indústria do casamento e festas lança, o que a família e os amigos esperam com o que os noivos desejam de verdade. Contudo, são os noivos e quem custeia o casamento as pessoas prioritárias nas escolhas.

Saber organizar seu casamento com calma e serenidade, com leveza, buscar bons profissionais e apreciar de verdade cada uma das suas decisões tomadas é que irão lhe transformar em uma noiva feliz e realizada. 


Veja também:
Como escolher o vestido de noiva de acordo com o tipo físico
Como escolher o vestido de noivos de acordo com o local e o horário do casamento
Como escolher o vestido de noiva perfeito
Quem paga o quê em um casamento?
Guia do casamento em casa


Foto: reprodução

Compartilhe:

Postar um comentário

Site e Blog Noiva com Classe. Elegância e sofisticação ao alcance de todos. Tudo para casamentos. O blog da noiva elegante e inteligente. Todos os comentários são muito bem-vindos!
Deixem as suas opiniões aqui. São os seus comentários que incentivam a postagem constante.
MUITO OBRIGADA PELA VISITA E VOLTEM SEMPRE!

 
Política de Privacidade  |   Legal

Copyright © Noiva com Classe