Festa de Aniversário Mexicana no Dia de los Muertos: Inspiração

Quem faz aniversário no dia 1° ou 2° de Novembro sempre tem dificuldade para realizar a celebração, principalmente se quiser (ou só puder) fazer a festa no dia do aniversário, já que muita gente sempre se lembra do Dia de Finados com muita tristeza.

Ou seja, conciliar festa com esta data não é uma tarefa fácil. Uma das melhores maneiras de festejar e relembrar a todos que a vida continua após a morte, e ao mesmo tempo reverenciar os ancestrais falecidos, sem deixar de realizar sua festa de aniversário, é optar por uma festa em estilo Dia de los Muertos mexicana, já que muita gente vai estar focada no assunto, queira ou não queira.

Tanto o Halloween (origem celta) quanto o Dia de los Muertos (origem indígena no México) são festas para celebrar e honrar os falecidos, em especial os ancestrais. Ambas comemoram a existência da vida eterna e a abertura entre os portais do mundo dos vivos e dos mortos durante este período, ou seja, para estas tradições nesta época estamos mais próximos do mundo espiritual. E como a vida continua após a morte, não há motivo para tristeza, mas sim para uma festa em que se relembre os falecidos.

"O Dia de los Muertos é uma das festas mais populares do México. Ocorre entre os dias 31 de Outubro, seguindo nos dias 1o (primeiro) de Novembro e  2o (segundo) de Novembro. Como o nome já diz, é o Dia dos Mortos (a data corresponde ao Dia de Finados no Brasil). Mas a grande diferença é que, enquanto no Brasil a "celebração" é de tristeza, no México a data assume um ar festivo com muitas cores e alegria, tudo em razão das tradições indígenas da celebração." (Blog Noiva Com Classe)

A festa é muito colorida e alegre. E é apenas necessário explicar ao convidados do que se trata, e que não é - nem de longe - nenhum desrespeito com os mortos. Também é uma outra excelente ideia para comemorar o Halloween ou Dia das Bruxas.

"No México, o Dia dos Mortos é uma celebração de origem indígena, que honra os defuntos no dia 2 de novembro. Começa no dia 31 de outubro e coincide com as tradições católicas do Dia dos Fiéis Defuntos e o Dia de Todos os Santos. Além do México, também é celebrada em outros países da América Central e em algumas regiões dos Estados Unidos, onde a população mexicana é grande. A UNESCO declarou-a como Património da Humanidade.

As origens da celebração no México são anteriores à chegada dos espanhóis. Há relatos que os astecas, maias, purépechas, náuatles e totonacas praticavam este culto. Os rituais que celebram a vida dos ancestrais se realizavam nestas civilizações pelo menos há três mil anos. 

(...) É uma das festas mexicanas mais animadas, pois, segundo dizem, os mortos vêm visitar seus parentes. Ela é festejada com comida, bolos, festa, música e doces preferidos dos mortos, os preferidos das crianças são as caveirinhas de açúcar." (Wikipedia)

Para criar uma festa em estilo Dia de los Muertos será preciso escolher muitas cores, flores bem alegres, cactus, suculentas, orquídeas, flores e folhagens tropicaiscaveirinhas em formato de biscoitos e bolo, comida mexicana, velas de sete dias com santos (para quem queira um ar bem mexicano tradicional), pinturas e artesanato em madeira com tucanos, pagagaios e até macacos, além é claro das pinturas no estilo Frida Kahlo - ou até mesmo um auto retrato esta famosa pintora mexicana. E não se esqueçam da La Catrina de los toletes, figura indispensável, devido ao seu significado.






La Catrina.


Biscoitos caveirinhas coloridas.







La Catrina.



Caveirinhas de papel crepom.


Frida Kahlo na decoração da mesa.


Inspiração em estilo Frida Kahlo.


Decoração glam e moderna de Dia de los Muertos.



Comida mexicana. Velas de sete dias com santos podem entrar na decoração.






Um bolo muito colorido do Dia dos Mortos.


Mais um bolo muito colorido e elegante para aniversário no Dia de los Muertos.


Mais uma inspiração para bolo de aniversário, desta vez em formato caveira.





E até mesmo ovos podem ser pintados com as caveirinhas típicas da festa. Estes aqui já vem prontos. São da My Mercado Mexican Imports.






Uma abóbora pintada de branco e decorada no estilo Dia de los Muertos.


Mais um Jack O´Lantern em estilo Dia de los Muertos.


Papelaria.







Fotos: Pinterest

Compartilhe:

3 comentários :

NÃO COPIEM OS TEXTOS
Caso isto seja feito, o meu posicionamento no Google irá cair e, o SEU POSICIONAMENTO TAMBÉM IRÁ CAIR.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Site e Blog Noiva com Classe. Elegância e sofisticação para noivas. Tudo para casamentos. O blog da noiva elegante e inteligente. Todos os comentários são muito bem-vindos!
Deixem as opiniões aqui. São os seus comentários que incentivam a postagem constante.
MUITO OBRIGADA PELA VISITA E VOLTEM SEMPRE!

 
Política de Privacidade  |   Legal

Copyright © Noiva com Classe