Por Onde Começar o Planejamento e a Organização de um Casamento

Guia Prático do Planejamento de um Casamento para os Noivos



Muitos casais de namorados e os casais que acabaram de ficar noivos muitas vezes ficam totalmente perdidos e até "paralisados" sem saber por onde começar com a organização do casamento

Então apresento aqui um pequeno guia. Tenham calma! rrrsss




Noivado 


É aqui que tudo começa. Antes de mais nada, é preciso o casal ficar noivo. Claro que hoje em dia pode até ter quem não ficou nem noivo e se casou... Romeu e Julieta assim fizeram. Mas o natural é que o noivado ocorra. Para a oficialização do noivado será adequado a compra do anel de noivado ou então das alianças.

Queridos noivos, sei que alguns vão relutar, mas vou falar o que penso: vossa futura noiva merece sim um anel de noivado. É uma joia que ela usará para sempre e será a lembrança do noivado. Quem não pode comprar um anel caro, que compre um até mesmo de zircônia ou de cristal. E depois, mais tarde, mesmo depois de casados, compre um anel de noivado adequado para substituir o primeiro. Ela merece. :-)

O pedido de casamento deve ser feito à noiva, poderá até ser de surpresa, mas se o namorado não tiver plena certeza da resposta afirmativa, melhor que seja feito em local reservado. Após a anuência da noiva, o noivo poderá formalizar o pedido da mão dela em casamento ao pai da mesma, o que é de bom tom perante as famílias tradicionais. Vejam mais detalhes na postagem específica.

Nota importante: antes do casal ficar noivo, é necessário verificar se ambos estão habilitados ao matrimônio civil obrigatoriamente, e ainda o religioso, caso haja interesse dos noivos. Já vi casos de pessoas que não eram batizadas, outras estavam separadas mas não divorciadas, outras ainda precisavam fazer a conversão religiosa etc. Ou seja, antes é preciso resolver todos estes detalhes importantíssimos. 


Após a oficialização do noivado


Agora que o noivado já foi oficializado, começa-se de verdade a organização e planejamento de um casamento. Primeiro de tudo é necessário verificar as finanças e divisão dos custos do casamento. O ideal é que os noivos criem uma planilha de custos. Após esta verificação, segue-se para o próximo passo, sobre os colaboradores.


Existem três formas básicas de se organizar um casamento:

1- Quando os noivos podem pagar pelo serviço de cerimonialista: neste caso, logo após o noivado o mais indicado já é procurar pelo profissional. A referida pessoa estará a orientar e ajudar os noivos em todo o processo desde o início, o que irá facilitar e muito para que tudo ocorra muito bem;

2- O caso em que os noivos não possam pagar ou não queiram pagar o profissional de assessoria matrimonial. Neste caso os noivos terão mais trabalho, podendo vir a ter ajuda de parentes e amigos, que será de grande valor;

3- A situação em que os noivos organizam tudo sozinhos, sem a ajuda de outras pessoas. Mais trabalhoso, porém é possível sim ser feito. Vai depender da habilidade do casal e do tempo disponível.


De qualquer maneira, hoje em dia, os noivos acompanham bastante todo o processo de organização. Até mesmo os homens estão mais interessados no assunto.

Neste momento os noivos precisam decidir o grau de formalidade, a cidade e horário do casamento. O espaço específico da cerimônia e festa poderão ser alterados, contudo a previsão de cidade irá facilitar no próximo passo da organização. Bem como o estilo do casamento (clássico, boho chic, rústico, moderninho etc) precisa ser decidido.


O vestido de noiva e o traje do noivo


Com base nas escolhas acima (grau de formalidade, local e horário, estilo do casamento), os noivos estarão aptos a escolher as roupas mais adequadas. Que também devem estar de acordo com o clima. Para maiores detalhes sobre o assunto, consulte as postagens específicas aqui do blog. Visite o setor Noivas. O acesso é feito pela barra do menu.


Hora da lista de convidados


Para alguns seria a primeira coisa a ser feita. Contudo acredito que a determinação da cidade e horário são cruciais também na escolha dos convidados, pois por exemplo, um destination wedding já irá limitar o comparecimento de muitas pessoas, e um mini wedding também, pois terá uma lista menor de convidados. 

Uma vez decidida a quantidade de pessoas, o casal de noivos poderá procurar pelo espaço da cerimônia e da festa. Esta pesquisa irá tomar bastante tempo. Procurem as dicas de decoração postadas aqui no blog para ajudar. Também conversem com casais que se casaram faz pouco tempo, será útil para saber detalhes de fornecedores. 

Importante: criem uma planilha com os nomes, telefones e e-mails dos convidados. Isto irá facilitar a inserção e a exclusão de nomes da lista, de acordo com as confirmações obtidas.


Lista de presentes e site de casamento


O ideal é que seja feita antes da chegada dos padrinhos e madrinhas, pois eles irão também colaborar com a orientação dos convidados quanto a este assunto. O recomendado é se ter a lista de presentes em uma loja física e também em uma loja virtual. Ainda temos pessoas que não verificam listas virtuais e preferem comprar em loja física.

O site de casamento será muito útil também. Nele será possível se colocar detalhes da lista de presentes, informações sobre o local do casamento, detalhes sobre a cerimônia, informações sobre o dresscode, hospedagem etc. 

E se o casal preferir, ao invés de lista de presentes, poderá ser feito cotas para a lua de mel ou doações para instituições de caridade. Tudo é uma questão de escolha dos noivos.


A escolha dos padrinhos, madrinhas, pajens e damas


Estas escolhas serão muito importantes. É preciso verificar se os padrinhos e madrinhas aceitarão a incumbência. Quanto aos pajens e damas, são os pais deles, ou os responsáveis legais, que devem ser consultados e aceitar ou não que as crianças tomem parte. O pagamento dos trajes destes últimos são da responsabilidade dos noivos.


Save the Date


Hora do "reserve esta data". Se houver convidados que vivam no exterior, quanto antes melhor a distribuição. Se possível seis meses antes da data do casamento, para que os mesmos possam encontrar passagens e hotéis com preços melhores. Para quem não sabe, os noivos não têm a obrigação de pagar a viagem e nem hospedagem dos convidados do casamento, segundo a etiqueta e boas maneiras.

Quem puder, poderá entrar em contato com um hotel específico do local e negociar um desconto coletivo para os convidados. Quem tiver cerimonialista, poderá requisitar este serviço.


Convites de casamento


Chegou a vez de se providenciar os convites, depois que o local da cerimônia e festa foram decididos. Os convites devem ficar prontos pelo menos dois meses antes da data de casamento para serem distribuídos a tempo dos convidados se organizarem.

Para dicas sobre a identidade visual e ideias e inspirações sobre os convites, visitem a área específica do blog. Os convites devem refletir o grau de formalidade do casamento, bem como o estilo adotado.


Casamento civil


Quem for se casar no civil precisa verificar tudo com antecedência e preparar toda a documentação necessária.


Casamento religioso

Quem for se casar em uma igreja com hierarquia, como é a Católica Apostólica Romana, é preciso verificar as regras. E aqueles que já foram casados na igreja no passado, talvez poderão conseguir a nulidade matrimonial. Outras religiões podem ser menos rigorosas. Verificar o celebrante e o local da cerimônia.


Festa


Neste momento, é a hora de organizar tudo da festa: buffet, bebidas, decoração, música, flores, iluminação e som, dia da noiva ou profissionais para maquiagem e cabelo, bolo de casamento, doces ou sobremesas, foto e vídeo, carro da noiva, lembrancinhas. A lua de mel também.

Dica: não se esqueçam de conversar com vossos pais, padrinhos e madrinhas, e outros parentes mais próximos para pedir ajuda em qualquer detalhe para o bom andamento da festa de casamento, bem como qualquer formalidade ou procedimento de organização que possa ser necessário no dia do casamento ou após o mesmo, uma vez que os noivos irão estar em lua de mel.


Os chás de noiva


O indicado é que o chá de noiva de qualquer tipo, seja de cozinha ou lingerie, ocorra duas semanas antes do casamento. Contudo, aconselho que seja realizado três semanas antes ou um mês antes. Mais prático e menos estressante. 

Existem noivas que não querem ter chá (fui uma delas e minha sobrinha dinamarquesa também não fez). A estas as "brincadeiras" não são lá muito desejadas. Para mim, já chega ter levado 5 trotes por ter passado em cursos universitários... rrrs

A decisão deverá ser respeitada. Uma ideia mais simpática é o chá bar em que a noiva e o noivo estão presentes com todos os amigos. De todas as opções, só faria esta. Mas, para quem gosta daquela interação com a mulherada em um chá de cozinha... aproveite! :-)


Jantar de Véspera

O chamado jantar de véspera, em inglês rehearsal dinner, é um jantar que ocorre antes do casamento, geralmente na noite de véspera do casamento ou poderá ser realizado duas noites antes. 

Prefiro milhões de vezes do que chás de noiva ou "despedidas de solteiro(a)". O meu jantar de véspera ocorreu no Banquete Medieval do Tournament of Kings do Hotel Excalibur em Las Vegas.

Este tipo de jantar é muito comum em destination wedding. Contudo, mesmo que o casamento irá ocorrer onde se vive, os noivos poderão realizá-lo com os amigos mais próximos. Acho muito mais chic e mais sofisticado.


Para mais dicas, visitem o conteúdo do blog através da barra de menu.


Foto: reprodução

Compartilhe:

Postar um comentário

NÃO COPIEM OS TEXTOS
Caso isto seja feito, o meu posicionamento no Google irá cair e, o SEU POSICIONAMENTO TAMBÉM IRÁ CAIR.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Site e Blog Noiva com Classe. Elegância e sofisticação para noivas. Tudo para casamentos. O blog da noiva elegante e inteligente. Todos os comentários são muito bem-vindos!
Deixem as opiniões aqui. São os seus comentários que incentivam a postagem constante.
MUITO OBRIGADA PELA VISITA E VOLTEM SEMPRE!

 
Política de Privacidade  |   Legal

Copyright © Noiva com Classe