Exposição "Pérolas" do Qatar Museums em São Paulo: joias de Elizabeth Taylor e Lady Diana - Exposição de joias do Catar no MAB - FAAP

Esta é uma dica excelente para as noivas e todos os leitores do blog que gostam de exposições de arte e/ou buscam inspirações para joias. 

Já começou, no dia 20 de julho, a exposição "Pérolas" da Qatar Museums em São Paulo na FAAP, Museu de Arte Brasileira. 

exposição de joias do Catar reúne peças maravilhosas, dentre elas o broche "Lábios de Rubi" (alfinete de peito) de Elizabeth Taylor que foi criado por Salvador Dalí e uma tiara de brilhantes e pérolas que pertenceu à Lady Diana.

A mostra traz mais joias incríveis e literalmente "pérolas aos baldes"!!!


Qatar Museums inaugurou sua exposição “Pérolas“ como parte das atividades do Ano da Cultura Qatar-Brasil 2014, que é um programa de intercâmbio cultural com duração de um ano dedicado a conectar as pessoas do Qatar e do Brasil através da cultura, comunidade e esportes. 

A mostra reúne jóias de personalidades famosas como Elizabeth Taylor, tiara de Lady Di entre outras peças da realeza europeia pertencentes ao acervo da Mikimoto & Co.empresa líder mundial no cultivo de pérolas, da Yoko London, uma das melhores marcas de jóias com pérolas no mundo e do Qatar Museums

A exposição "Pérolas" conta ainda com diversos itens de Hussain Alfardan, líder no comércio de pérolas naturais e que detém o maior acervo conhecido no mundo.

A mostra começa com uma visão geral sobre a história natural das pérolas apresentadas por uma rara coleção de vários moluscos e do comércio da pesca de pérolas do outro lado do Golfo Pérsico para a Europa e Ásia, desde a antiguidade. 

A exposição "Pérolas" apresenta mais de 200 obras de arte e joias feitas de pérolas naturais do Golfo, datadas de 200 d.C. a 1930, incluindo peças de designers famosos, como Cartier e Bulgari. 

Exemplares raros e moluscos portadores de pérolas, o processo Kokichi Mikimoto de cultivo e ainda a história natural desta gema orgânica, sua extração e comércio no Golfo Pérsico, Europa e Ásia, também estão em foco.

A pesca de pérolas é uma atividade que vem sendo praticada por 7 mil anos no Golfo Pérsico, região de onde saíram belíssimas pérolas para ornar monarcas em todo o mundo. 

É interessante também ver na exposição como as pérolas realmente se formam nos moluscos – e a falsa história do grão de areia que entra na concha. 

Segundo o diretor da exposição, Dr. Hubert Bari, esta é uma das maiores exposições de pérolas que já realizadas no mundo inteiro.

"A exibição irá mostrar como as pérolas foram usadas ao longo dos séculos, como elas são vistas em diferentes culturas, tanto no Ocidente como no Oriente, como símbolo de status e riqueza, e também os diferentes designs da joalheria com pérolas.

Sobre a história das pérolas, um fato importante é que nos séculos 17 e 18, a economia do Catar era totalmente dependente do comércio de pérolas, situação que perdurou até o início do século 20. E as peças que irão para a exposição são de uma coleção de pérolas de todos os tipos e de diversos países diferentes, e algumas peças são encontradas em apenas um país.

Na atualidade existe uma grande dificuldade em encontrar pérolas no mercado, e isso faz com que o preço fique ainda mais elevado, um exemplo disso é saber que um colar com 30 a 35 pérolas pode custar em torno de US$ 7 milhões a US$ 10 milhões, isso varia de acordo com a qualidade da pérola e a raridade da mesma." (Blog da Angela Rossi)

O broche surrealista "Lábios de Rubi" (alfinete de peito) que Richard Burton deu para Elizabeth Taylor. O broche foi criado por Salvador Dalí.


A bela tiara de brilhantes e pérolas que pertenceu à Lady Diana e que ela usou inúmeras vezes.


Brincos de pérolas de Elizabeth Taylor criados pela joalheria Bulgari.


Tiara Art Nouveau tardia, criada nos Anos 20.


Colar Cartier de pérolas e diamantes.


Tiara de Marie Valérie com pérolas e diamantes.


Anel de pérolas e diamantes em estilo Art Déco de Elizabeth Taylor.


Um belíssimo colar de pérolas da mostra.


E para quem não acreditou, vejam agora as pérolas em baldes.


Pencas exóticas com pérolas e mais pérolas!!!


Conchas raras.


E a seguir, mais algumas joias expostas e um pouco do ambiente.







INFORMAÇÕES SOBRE A EXPOSIÇÃO "PÉROLAS" NO MUSEU DE ARTE BRASILEIRA - FAAP
Pérolas - uma exibição da Autoridade dos Museus do Catar em exposição no MAB-FAAP
De 20 de julho de 2014 até 28 de setembro de 2014
no MAB-FAPP em São Paulo, Brasil
Endereço:
Rua Alagoas, 903 – Higienópolis – São Paulo – SP
Horários:
Terças-feiras até Sextas-feiras: das 10:00 às 20:00 h.
Sábados / Domingos / Feriados: das 13:00 às 17:00 h
Fechado às Segundas-feiras


Fotos: divulgação

Compartilhe:

Postar um comentário

NÃO COPIEM OS TEXTOS
Caso isto seja feito, o meu posicionamento no Google irá cair e, o SEU POSICIONAMENTO TAMBÉM IRÁ CAIR.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Site e Blog Noiva com Classe. Elegância e sofisticação para noivas. Tudo para casamentos. O blog da noiva elegante e inteligente. Todos os comentários são muito bem-vindos!
Deixem as opiniões aqui. São os seus comentários que incentivam a postagem constante.
MUITO OBRIGADA PELA VISITA E VOLTEM SEMPRE!

 
Política de Privacidade  |   Legal

Copyright © Noiva com Classe