terça-feira, 17 de setembro de 2013

Chapéus, voilettes, casquettes, fascinators e turbantes para noivas

Há lindos chapéus para noivas no mercado. É uma ótima solução para as noivas que querem fugir do tradicional véu. Mas também podem ser usados em conjunto com o véu, como no caso dos voilettes. Tudo é questão de estilo e gosto pessoal. Na categoria "chapéus" incluí ainda voilette, casquette e fascinator e turbantes.

Chapéus: os chapéus são uma peça do vestuário que cobre totalmente a parte superior da cabeça e costumam ser retos no topo. Foram criados para agir como uma proteção contra o sol e a poeira. Nos formatos tradicionais podem ser largos ou estreitos, usados com véu, pedrarias, plumas, penas e outros arranjos que podem ser adicionados ao corpo do mesmo. Seu uso é indicado para casamentos durante o dia para o modelo básico e tradicional. A seguir apresento as diferenciações dos estilos de chapéus.

Voilette: é o véu que cobre o rosto ou parte dele ou apenas um detalhe do véu envolvendo uma pequena parte da cabeça. Sempre vem acompanhado de chapéu ou um acessório/arranjo de cabeça. Também pode ser fixado no penteado. Foi muito usado desde as décadas de 1910 até 1940. Dá um ar misterioso e sexy a quem usa. Tem sido muito usado durante a noite hoje em dia.

Casquette: é um pequeno chapéu que pode ser usado de lado e preso por grampos ou em novas versões, preso por um arco bem fininho. É uma das peças emblemáticas dos Anos 40. Devido à Segunda Guerra Mundial não era fácil e nem barato se comprar os materiais para se fazer um chapéu largo. Daí surgiu a casquette. Dá um ar charmoso e encantador a quem usa. Fica mais elegante se usado de dia.

Fascinator: há quem diga que o fascinator e a casquette são a mesma coisa. Realmente é muito difícil diferenciá-los. Teoricamente a diferença é que o fascinator pode ser um arranjo de cabeça feito geralmente de plumas, penas ou pedrarias armado e que aumenta a estatura. Mas uma casquette forrada de flores e que acrescente alguns centímetros à altura também poderá ser chamada de fascinator. Dependendo do estilo escolhido pode ser usado de dia e de noite - tudo é uma questão de adequar ao vestido de noiva, estilo e horário do casamento. Dá um ar de modernidade com toque retrô a quem usa.

E hoje em dia é possível encontrar chapéus que são uma espécie de voillette, casquette e fascinator tudo junto! Lady Gaga, por exemplo, costuma usar este novo "tipo".

Turbantes: é uma grande tira/peça de tecido que pode chegar até 45 metros de comprimento enrolada sobre a cabeça  e de origem desconhecida. É muito usado no Oriente Médio, Ásia e África tanto por homens quanto mulheres. Lana Turner, Carmen Miranda, Simone de Beauvoir, entre outras famosas, costumavam usá-los. Nos Anos 60 esteve muito presente na moda feminina ocidental. Neste década geralmente eram feitos com lenços, sendo que as mulheres primeiro amarravam as pontas à frente da cabeça e a seguir, passando as pontas pela testa, as prendiam na nuca. Dá um ar exótico a quem usa por ser um estilo étnico/folclórico.

Logo abaixo seguem modelos tradicionais, mais clássicos e românticos, além de modelos estilo vintage/retrô e boho chic que estão super na moda atualmente. 

O uso dos chapéus/voillettes/casquettes/fascinators sozinhos é muito comum entre:
1- noivas que vão se casar somente no civil;
2- noivas que se casam pela segunda vez;
3- noivas mais despojadas e antenandas com as tendências de moda;
4- noivas que optaram por um casamento mais informal, mesmo na cidade;
5- noivas que vão se casar em navio, na praia (casamento "pé na areia") e no campo para facilitar a locomoção;
6- noivas de espírito esportivo e/ou já mais maduras.

Dica: excelente opção para noivas maduras, especialmente para quem tem mais de 45 anos e também para noivas de qualquer idade que gostem do estilo vintage/retrô com um ar super fashion.

Alguns looks inspiradores divididos pelos tipos:

Chapéus
Todos estes modelos de chapéus em versão tradicional ficam bonitos para qualquer idade.





Voilettes
No geral podem ser usadas em qualquer idade e fica muito bonito.

 


Voilette em estilo década de 1910 com véu longo usado em conjunto na foto abaixo. Dica: este é um dos poucos, ou talvez o único modelo que não fica bem para noivas mais maduras.


Mais alguns modelos. Como dá para se ver, as voilettes são muito populares atualmente.



Casquettes
No geral podem ser usadas em qualquer idade em ficam muito elegantes.





Fascinators
No geral podem ser usados em qualquer idade em ficam muito elegantes e são mais modernos.





Um fascinator de grande impacto. Para noivas com "atitude".



Agora alguns chapéus que misturam os vários estilos em uma só peça. Dica: noivas mais maduras devem verificar a questão da elegância ao escolher um modelo exótico como estes aqui abaixo.

Este primeiro modelo com véu longo na parte traseira fica lindo para noivas jovens.


Este é um modelo dramático. Para noivas fashion que gostam de inovar.


Este modelo abaixo com a flor na parte interna fica lindo para qualquer idade.


Este aqui é da Chanel.


Abaixo mais um modelo para qualquer idade, foto da noiva com a flor rosa.


Mais um modelo de força dramática e impactante. Para noivas antenadas com o que há de mais avant-guarde no mundo da moda.



Turbantes






Créditos das fotos:
divulgação e reprodução
Andrea Eppolito Weddings via Pinterest
Al Aroussa via Pinterest
Carla Rodriguez via Pinterest
Black Bride via Pinterest
Fresno Weddings Net via Pinterest
Simone Edwards via Pinterest
Sally Hart via Pinterest
Lala Camarena Favela via Pinterest
Limeaide724 via Pinterest
Wikimedia Commons
Wedding Inspirasi

Um comentário:

  1. muito obrigado por essas belezas vestes especiais para cada gostos e tipos de noivas lindo belo beleza pura.

    ResponderExcluir

Todos os comentários são muito bem-vindos!
Deixem as suas opiniões aqui. São os seus comentários que incentivam a postagem constante.
MUITO OBRIGADA PELA VISITA E VOLTEM SEMPRE!