Inspiração: Imperatriz Sissi da Áustria para Noivas e Casamentos - Filme Sissi com Romy Schneider

O conceito e inspiração do vestido de noiva de Jessica Simpson, do casamento de 2014, conforme os quadros de inspiração da estilista Carolina Herrera veio da imperatriz Sissi da Áustria:

"Elisabeth da Baviera (nome de baptismo: Elisabeth Amalie Eugenie von Wittelsbach; Munique, 24 de Dezembro de 1837 † Genebra, 10 de Setembro de 1898), depois Elisabeth da Áustria, foi a imperatriz consorte da Áustria e a rainha consorte da Hungria devido ao seu casamento com o imperador Francisco José I. Era conhecida como Sissi da Áustria e Hungria." (Wikipedia)


O imperador Francisco José I casou-se com Sissi quando esta tinha apenas 16 anos de idade. Ela deixou o reino da Baviera para viver em Viena, capital do Império Austro-Húngaro. 

Quando se visita Viena, a figura emblemática de Sissi está sempre presente por todos os cantos turísticos, em especial, nos palácios. Ela foi conhecida pelo uso de pequenas estrelas de diamantes em seus penteados. Muito popular entre os súditos, foi um ícone de beleza da época.

Sissi gostava de equitação e foi uma espécie de precursora na prática de ginástica com aparelhos, como pode ser visto em visita aos aposentos que lhe pertenceram em Viena. 

Depois de certo tempo, ela se revoltou com as restrições da vida na corte, que eram mais rigorosas no século 19 do que hoje em dia e se dedicou ao culto da própria beleza, fazendo contantes dietas e exercícios de maneira que beirava a obsessão. 

Embora fosse princesa e imperatriz, Sissi gostava muito de ser informal, o que lhe fez ser desprezada na corte da Áustria.

A imperatriz Sissi continua a intrigar historiadores, biógrafos, romancistas e cineastas até hoje, já que sua vida foi pautada por algumas tragédias.

Sissi, embora nascida no reino da Bavária (hoje parte da Alemanha), tinha olhos castanhos e cabelos castanhos médios para escuros. Não era uma típica loira de olhos azuis alemã. 

E por isto, mesmo, o estilo de beleza não-germânico da imperatriz Sissi da Áustria é uma ótima referência para as mulheres mediterrâneas (portuguesas, espanholas, italianas, gregas, árabes, francesas e judias - em especial as que tenham origem sefardita) e as nascidas na América Latina com origem mediterrânea ou do oriente médio, que em sua grande maioria, têm olhos e cabelos castanhos e não costumam encontrar com facilidade referências de beleza na mídia, em especial no Brasil, onde quase sempre as modelos e atrizes escolhidas para comerciais e revistas têm olhos azuis ou verdes.



E aqui as famosas estrelas de diamantes que a imperatriz Sissi tanto gostava de usar em detalhes. É possível comprar réplicas em bijoux na loja do Palácio de Hofburg em Viena. No momento há também a exposição temporária do guarda-roupa de Sissi no mesmo local.

O Museu Sissi no Palácio Hofburg demonstra o interesse que ela desperta internacionalmente. Foi o quinto local mais visitado de Viena, com 645 mil visitas em 2013, uma cidade que transborda com atrações culturais das mais variadas. A curadoria é de Olivia Lichtscheidl. A mostra segue até 24 de dezembro de 2014, data de aniversário da imperatriz.


A seguir, a comparação do croqui do vestido de noiva de Jessica Simpson, que foi uma releitura bem moderna, com o vestido inspirador de Sissi, já que tomara que caia (por ter estilo moderno) não tem nada a ver com vestido de noiva estilo princesa e nem com vestido de noiva vintage.


Foto do vestido de Sissi que mais inspira vestidos de noiva.


Fotos e pinturas do vestido da coroação da Imperatriz Sissi da Áustria e Hungria.



O vídeo da revista People em que Jessica Simpson e Carolina Herrera falam sobre as influências e inspirações do vestido de noiva:



INSPIRAÇÃO ROMY SCHNEIDER COMO A IMPERATRIZ SISSI - OS FILMES

E ao falar de Sissi da Áustria é impossível não citar que a atriz Romy Schneider deu vida à personagem em filmes memoráveis, tendo uma legião de fãs até hoje.




O vestido de noiva da imperatriz Sissi no filme: cetim, com decote em V e detalhes em renda, manga longa e bouquet (buquê) de rosas brancas. Cabelo semi preso.



Mais fotos da personagem Sissi, interpretada por Romy Schneider.


Romy Schneider como Sissi e Karlheinz Boehm como o imperador Franz-Joseph, que foi o marido da Sissi verdadeira.





Vídeo postado no Youtube por Maria de Lourdes Pinheiro Barzanelli com parte do filme Sissi dublado em português:


E vídeo com o original em alemão por Blacky Bunny:



QUADROS DE INSPIRAÇÕES IMPERATRIZ SISSI DA ÁUSTRIA

E qualquer inspiração vinda de Sissi fica mais completa com a belíssima e romântica cidade de Viena, com lindos palácios, cafés, castiçais de cristal ou prata, lustres de cristalmobília de época ou réplicas, vestidos de princesaconfeitaria vienense que conta com algumas das melhores tortas do mundo, o Danúbio Azul, e é claro: valsas! E ainda muito romantismo com uma paleta de cores com branco e tons de rosa.




















Para quem quer uma inspiração estilo Sissi, ou seja princesa, mas com mais colorido em estilo mais estilizado e de releitura: paleta de cores bem alegre - rosa, azul, branco, lilás, dourado e bege.




Valsa vienense. Um clássico eterno para primeira dança dos noivos. E que continua com força em especial na Europa.


Baile de 2014 com valsa.


Os cafés vienenses.


A confentaria espetacular, como por exemplo a Sachertorte e a Imperialtorte. Posso confirmar que as tortas originais são deliciosas!



O rio Danúbio, que foi homenageado com a valsa Danúbio Azul.


Vídeo da linda valsa Danúbio Azul na interpretação de André Rieu postado por Fritz5108  no Youtube:



O Palácio Hofburg.


O fantástico Palácio de Schönbrunn. Que por sinal, é o palácio onde nasceu e foi criada a nossa querida imperatriz Maria Leopoldina do Brasil. É um dos palácios que mais gostei de visitar até hoje.




Pessoalmente incentivo - e muito - uma visita à linda cidade de Viena. É uma das mais belas cidades que já visitei no mundo, um local que exala cultura, charme, elegância, história, tradição e romantismo por todos os lados. Um excelente destino em qualquer época do ano.

Update de 20/08/2014:
Vídeo tributo à imperatriz Sissi postado no Youtube por Archduchess Of Dreams:




Veja também:


Fotos: reprodução - Instagram e Pinterest
Vídeos: Youtube e revista People

Compartilhe:

Postar um comentário

NÃO COPIEM OS TEXTOS
Caso isto seja feito, o meu posicionamento no Google irá cair e, o SEU POSICIONAMENTO TAMBÉM IRÁ CAIR.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Site e Blog Noiva com Classe. Elegância e sofisticação para noivas. Tudo para casamentos. O blog da noiva elegante e inteligente. Todos os comentários são muito bem-vindos!
Deixem as opiniões aqui. São os seus comentários que incentivam a postagem constante.
MUITO OBRIGADA PELA VISITA E VOLTEM SEMPRE!

 
Política de Privacidade  |   Legal

Copyright © Noiva com Classe