Folclore Brasileiro no Halloween - Dia das Bruxas: Inspiração para Festa Infantil

O FOLCLORE BRASILEIRO E HALLOWEEN - DIA DAS BRUXAS - PODEM E DEVEM SER COMEMORADOS JUNTOS


Lendas do folclore brasileiro podem entrar em festa de Halloween? Claro que sim! As abóboras Jack O`Lantern - que são as Cocas do folclore português - e monstros podem entrar em festa com folclore brasileiro no dia 31 de Outubro? Sim, claro que também podem! É tudo uma questão de gosto e escolha pessoal.

Vejo na internet discussões bobas e errôneas com críticas à comemoração do Dia das Bruxas ou Halloween dizendo que é um festa norte-americana e que não tem nada a ver com o Brasil. 

"O primeiro registro do termo "Halloween" é de cerca de 1745. Derivou da contracção do termo escocês "Allhallow-eve" (véspera do Dia de Todos os Santos) que era a noite das bruxas. No Cristianismo existe o costume de celebração das chamadas Vésperas. No último serviço religioso do dia, depois do anoitecer, se celebra o dia que está por vir. Na Antiga Religião celta existia o Samhain, a Festa dos Mortos (no Cristianismo é celebrado dia 2 de novembro). Com a Cristianização das Ilhas Britânicas, de maioria Celta, houve uma mistura dos costumes das 2 (sic) religiões.

Posto que, entre o pôr-do-sol do dia 31 de outubro e 1° de novembro, ocorria a noite sagrada (hallow evening, em inglês), acredita-se que assim se deu origem ao nome atual da festa: Hallow Evening Hallowe'en Halloween. Rapidamente se conclui que o termo Dia das bruxas não é utilizado pelos povos de língua inglesa, sendo essa uma designação apenas dos povos de língua (oficial) portuguesa." (Wikipedia)



Conforme o já mostrado aqui no blog em várias outras postagens (é só visitar os links sugeridos ao final) a festa de Halloween ou do Dia das Bruxas está ligada sim com o cultura hispano-lusitana e consequentemente com o Brasil - pelo menos para os descendentes destes países que carregam o sangue celta

"Muita gente que tem origem portuguesa e espanhola não sabe que possui sangue CELTA também. Sim, a tradição do Dia das Bruxas vem dos celtas."(Blog Noiva Com Classe)

E aqui segue detalhes sobre o povo celta:

"Boa parte da população da Europa ocidental pertencia às etnias celtas até à eventual conquista daqueles territórios pelo Império Romano; organizavam-se em tribos, que ocupavam o território desde a Península Ibérica até à Anatólia. A maioria dos povos celtas foi conquistada, e mais tarde integrada, pelos Romanos, embora o modo de vida celta tenha, sob muitas formas e com muitas alterações resultantes da aculturação devida aos invasores e à posterior cristianização, sobrevivido em grande parte do território por eles ocupado.

(...) Outras regiões europeias que também se identificam com a cultura celta são o País de Gales, uma entidade subnacional do Reino Unido, a Cornualha (Reino Unido), a Gália (França, e Norte da Itália), o Norte de Portugal e a Galiza (Noroeste da Espanha). Nestas regiões os traços linguísticos celtas sobrevivem nos topónimos, nalgumas formas linguísticas, no folclore e tradições.

A influência cultural celta, que jamais desapareceu, tem mesmo experimentado um ciclo de expansão em sua antiga zona de influência, com o aparecimento de música de inspiração celta e no reviver de muitos usos e costumes conhecidos atualmente como celtismo." (Wikipedia)

Como muitos brasileiros possuem ascendência portuguesa e/ou espanhola - seja ela total ou parcial - fica bem clara a ligação com a origem celta.

A festa do Dia das Bruxas não foi criada nos Estados Unidosmas sim pelo povo celta no continente europeu, antes mesmo de se mudarem para as Ilhas Britânicas. Os Estados Unidos, um país que foi colônia como o Brasil, apenas adotou a festa de origem celta

Outra ideia errônea que tem sido alardeada no Brasil é que a festa do Dia das Bruxas (Halloween) é "coisa do demônio". TODOS os países de língua inglesa celebram a festa, sendo que a maioria da população é protestante (seguidora de igrejas do protestantismo clássico). 

Para quem ainda não acredita, visite estes links a seguir com algumas paróquias de igrejas protestantes e católicas que vão estar celebrando festas de Halloween 2014: Grace Episcopal Church, Episcopal Church of St. James,  St. Alban's Episcopal Church, English Speaking Catholic Mission, Christ The King Catholic Church, artigo da US Catholic a favor da celebração. Muitas outras igrejas vão estar fazendo festas de Halloween para crianças e adultos. Ou seja, esta ideia de que a festa de Halloween "é do mal" não tem fundamento algum.

As pessoas que escrevem contra a celebração do Dia das Bruxas ou Halloween no Brasil, antes de começarem a fazer críticas na internet, deveriam ir estudar História, Antropologia, Sociologia, Folclore e Religiões. Então iriam descobrir que muitas lendas e folclore regionais de povos antigos e modernos atravessam fronteiras na história humana há vários milênios e estão intimamente interligados.

Assim como, ao se andar nas grandes cidades do Brasil e do mundo é possível encontrar comida árabe (quibe, esfiha), comida espanhola (churros), comida italiana (espaguete e pizza), comida portuguesa (bolinho de bacalhau e rabanada entre outros pratos) e até comida japonesa (sushi) no restaurante por quilo da esquina - entre outras, não há razão para separar, segregar, mas sim para acrescentar lendas e folclore, principalmente o do Dia das Bruxas ou Halloween, por estar ligado à origem étnica do Brasil.

O Brasil é famoso pela miscigenação racial, aculturação e absorção de costumes, tradições e culinária de todos os povos. Mais uma razão para acrescentar cultura e folclore - e não tentar excluir. Desta forma não há razão para deixar de celebrar o Halloween ou Dia das Bruxas junto com as lendas do folclore brasileiro.


COMO USAR O FOLCLORE BRASILEIRO NA DECORAÇÃO DO HALLOWEEN OU DIA DAS BRUXAS

É muito fácil: escolha os personagens assustadores ou mágicos do folclore nacional: Cuca, Saci, Curupira, Mula Sem Cabeça e Lobisomem

Depois é só misturar com abóboras ou laranjas (que dão um ar mais tropical e são mais baratas - veja ideias nesta outra postagem) cavadas e esculpidas com a face do famoso jack o´lantern.

As cores mais usadas para festas de crianças são roxo, laranja, preto e o verde para da um ar mais "assustador". Mas o azul e também o branco podem ficar muito bem quando misturado a estas cores. Tudo depende da decoração escolhida. É só visitar a postagem sobre festa de Halloween para crianças, adolescentes e adultos para mais inspirações.

As crianças vão gostar de toda esta mistura de folclore com certeza, pois no mundo da imaginação não existe fronteiras. Também é uma ótima ocasião para ensinar folclore e lendas para os pequenos, tanto as brasileiras como as celtas.


CUCA

Todo mundo conhece a Cuca por causa do Sítio do Pica-Pau Amarelo. É uma mistura de jacaré com forma humana feminina e bruxa do mal (não se esqueçam que há bruxas boas por aí). Outro detalhe, o nome Cuca remete de imediato à Coca da tradição portuguesa. Estejam avisados: depois que ela entrar na festa... "A Cuca vai pegar". ;)




Para inspirar e também comprar uma Cuca para enfeitar a festa. A boneca está disponível para compras por encomenda no blog Mimos e Fuxicos. E-mail: mimosfuxicos@gmail.com - link para a loja virtual.


Bolo jacaré que pode ser adaptado para uma Cuca sob encomenda da ArteDiAmore  (Estados Unidos):


Para inspirar. Cuca em EVA do blog da Professora Cristiane Larré:



CURUPIRA 

Curupira é uma criatura ou entidade das matas com cabelo vermelho (ruivo) e com os pés virados para trás. Trata-se claramente de um "duende" brasileiro. É guardião das florestas e das criaturas que nela habitam. 



Bolo de aniversário com o Curupira.




MULA SEM CABEÇA

Mula sem cabeça, como o nome já diz, é uma mula que solta fogo pelo pescoço. A lenda diz que a "mulher do padre" - concubina de um padre - se transforma em Mula sem cabeça




Para inspirar um bolo de festa do Dia das Bruxas ou doces com o formato de Mula sem cabeça. Encontrado no blog da Professora Cristiane Larré:



SACI OU SACI-PERERÊ

saci ou Saci-pererê é um personagem lendário que foi caracterizado como um negrinho de uma perna só com um cachimbo na boca e gorro vermelho que gosta de fazer maldades e tem poderes sobrenaturais

Ou seja, é um trasgo (folclore português) ou troll (folclore escandinavo) brasileiro. Ele é tão famoso que ganhou uma data comemorativa especial: o dia 31 de Outubro foi instituído como o Dia do Saci no Brasil.




Bolo de aniversário com o Saci. Criação da designer de doces Drica Viotto. Disponível para venda sob encomenda. E-mail: drica.viotto@hotmail.com - telefones (11) 99688-0882 e (11) 3791-1192.



LOBISOMEM

Lobisomem é a lenda do homem que vira lobo durante as noites do período da lua cheia. A lenda está presente em diversas culturas e em diferentes períodos da história humana.



Inspiração para bolo de aniversário com o Lobisomem.




Para saber mais sobre as lendas brasileiras e folclore brasileiro:
Cuca - Centro de Estudos e Culturas do Mundo Rural
Mula sem cabeça
Saci
Curupira
Lobisomem
Saci - um duende brasileiro - artigo
Crendices e folclore - artigo
Folclore brasileiro - artigo


Para saber mais sobre cultura celta e tradições celtas:
Celtas - português
Celtas - inglês
IGEC - Instituto Galego de Estudos Celtas
Artigo "O Legado Céltico Galego" do IGEC
Festival de Música Folclórica Celta em Portugal
Dia das Bruxas
Halloween - inglês
Blog sobre tradições celtas no Norte de Portugal
Celtas - artigo
Celtas - artigo 2
Artigo sobre os celtas no Jornal do Comércio
Artigo sobre os celtas de blog português
Dia das Bruxas em Portugal
queimada com esconjuro tradição galaica-portuguesa
As festas de Noites de Bruxas em Montalegre - Portugal
O esconjuro - que alguns dizem ser de autoria do Padre Fontes
Artigo da BBC
Artigo sobre descoberta de túmulo de princesa celta na Alemanha


Veja também:
Decoração de festa Halloween assustadora
Inspiração casamento no Halloween - Dia das Bruxas


Fotos e ilustrações: Pinterest - reprodução - Maurício de Souza

Compartilhe:

Postar um comentário

NÃO COPIEM OS TEXTOS
Caso isto seja feito, o meu posicionamento no Google irá cair e, o SEU POSICIONAMENTO TAMBÉM IRÁ CAIR.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Site e Blog Noiva com Classe. Elegância e sofisticação para noivas. Tudo para casamentos. O blog da noiva elegante e inteligente. Todos os comentários são muito bem-vindos!
Deixem as opiniões aqui. São os seus comentários que incentivam a postagem constante.
MUITO OBRIGADA PELA VISITA E VOLTEM SEMPRE!

 
Política de Privacidade  |   Legal

Copyright © Noiva com Classe