Como se Comemora um Noivado? Mini Roteiro para os Noivos

Dicas de Como Celebrar o Noivado de Acordo com a Etiqueta e Boas Maneiras



O noivado é uma fase muito importante para o casal que decidiu se casar. É o momento em que este casal de noivos assume um compromisso de casamento perante às famílias, amigos e sociedade em geral. 

Antigamente existiam muito mais regras e um protocolo muito mais rígido em todos os países ocidentais. Hoje em dia, tudo está mais "solto".




Noivado: Como celebrar? Jantar ou Festa?


Primeiro de tudo: noivado se celebra com jantar ou com festa? No Brasil, de praxe, a tradição e as regras de etiqueta e boas maneiras citam que a celebração deve ocorrer com um jantar íntimo, com a presença dos noivos e de seus pais. Se quiserem, os padrinhos poderão ser convidados.

Caso os pais dos noivos sejam divorciados, a reunião poderá vir a ser separada para acomodar melhor o novo casal (pai ou mãe e madrasta ou padrasto) se todos acharem melhor. Nos Estado Unidos costuma ser assim.

Nos EUA, sempre houve a tradição de se dar uma festa, que no geral ocorre no final da tarde (além de um jantar só com os pais presentes logo após o noivado). Um coquetel na verdade. No Brasil a festa de noivado poderá ser um churrasco, ou um coquetel, ou ainda um almoço ou jantar. Porém não existe nenhuma obrigação para que os noivos realizem uma festa. Podem fazer apenas o jantar íntimo se assim o desejarem.


Deve-se fazer o pedido de casamento em uma festa de noivado?


Não. Pelo contrário. O pedido de casamento deve ser feito somente com a presença dos noivos ou então o namorado, após consultar a namorada, pedir a mão da mesma ao pai dela. Nunca se deve correr o risco de se fazer um pedido destes na frente de várias pessoas, pois as reações, tanto da namorada, ou do pai, ou até das famílias, poderão não ser o esperado. E em último caso pode-se ainda por cima se ouvir um "não aceito".

A festa de noivado pode ocorrer até mesmo alguns meses após o compromisso ter sido comunicado às famílias. Não se pede presentes em festa de noivado. E os convidados não são obrigados a dar nenhum presente. Contudo, quem quiser ofertar algo, o ideal será uma peça de enxoval de noiva.


Como se deve fazer o convite?


De acordo com a etiqueta e boas maneiras, o convite de noivado irá informar a existência do noivo, pois quem irá formalmente fazer a participação é a família da noiva. A festa poderá ocorrer na residência dos pais da noiva (por tradição), mas se a noiva morar em outra cidade, poderá ser lá, ou ainda em um espaço para festas ou restaurante e até mesmo na casa dos pais do noivo (se assim as famílias dos noivos combinarem por algum motivo).

Se os parentes e amigos de ambos os lados já foram informados do noivado, o texto deverá ser o seguinte: "João e Maria convidam para um coquetel para apresentar o futuro marido de Ana, José Fulano."

Caso os parentes e amigos ainda não saibam (só os pais dos noivos), o texto mais adequado é este: "João e Maria convidam para um coquetel para apresentar Ana e José."

Os convites de noivado podem ser feitos à mão (escritos à mão). Tudo depende da preferência dos pais. A festa poderá ter uma decoração exclusiva e será de bom tom que se contrate um fotógrafo profissional ou então algum parente ou amigo com talento faça o registro fotográfico.

Antigamente a noiva usaria seu anel de noivado pela primeira vez na festa, mas hoje já não se segue mais isto ao pé da letra. 

O pai da noiva, durante algum momento da festa (quando estiver bem cheia), irá anunciar o noivado e propor um brinde aos noivos. Caso seja um jantar, o melhor momento será o da hora da sobremesa.

De acordo com a etiqueta e boas maneiras (e a sabedoria popular também), o noivado cria a necessidade de se marcar a data de casamento. Contudo não há uma regra de quanto tempo o noivado deva durar.

Estas são as guidelines básicas para ajudar que a vossa comemoração seja maravilhosa. Parabéns pelo noivado! :-)



Foto: reprodução

Compartilhe:

Um comentário :

NÃO COPIEM OS TEXTOS
Caso isto seja feito, o meu posicionamento no Google irá cair e, o SEU POSICIONAMENTO TAMBÉM IRÁ CAIR.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Site e Blog Noiva com Classe. Elegância e sofisticação para noivas. Tudo para casamentos. O blog da noiva elegante e inteligente. Todos os comentários são muito bem-vindos!
Deixem as opiniões aqui. São os seus comentários que incentivam a postagem constante.
MUITO OBRIGADA PELA VISITA E VOLTEM SEMPRE!

 
Política de Privacidade  |   Legal

Copyright © Noiva com Classe