Regras e Ideias de Trajes para Pai da Noiva, Pai do Noivo, Padrinhos e Convidados

Regras e Inspirações de Trajes para Pai da Noiva, Pai do Noivo, Padrinhos e Convidados



Seguem aqui ideias de trajes para os pai da noiva, o pai do noivo, os padrinhos e convidados. Resumidamente, repito aqui de forma básica o foi amplamente explicado na postagem já publicada de como funcionam as regras de vestimenta para os homens em casamentos. Inclusive para os noivos.


De maneira geral, relembro regras básicas aqui:

1- O noivo é o astro do casamento. Afinal de contas, quem vai se casar é ele! Todos os outros homens devem vestir-se no mesmo grau de formalidade ou em grau inferior ao noivo. É falta de educação querer aparecer mais que o noivo.

2- Quem escolhe o grau de formalidade nos trajes de todos é o noivo em conjunto com a noiva. E os mesmos devem comunicar os convidados. 

3- Se ninguém avisou nada, um homem elegante irá vestido com um terno (fato em Portugal) em cor adequada ao horário do casamento. Contudo, o convidado poderá relembrar os noivos e confirmar o traje estipulado para a cerimônia com antecedência.

4- Cores claras para ternos (fatos) são permitidas para casamentos de dia. Terno ou fato branco só se o noivo exigir, exemplo: casamento com todos vestidos de branco. Nenhum pai, padrinho ou convidado deverá usar branco sem expressa "ordem" do noivo.

5- Preto, cinza chumbo e azul escuro são as cores para ternos (fatos) usados em casamentos realizados à noite.


Exemplos práticos para facilitar a vida dos homens. Lembrando sempre que o noivo tem a obrigação de determinar e avisar a todos. Pajens também podem seguir o mesmo. 

Noivo de casaca = pais, padrinhos e convidados de casaca ou de smoking. 

Noivo de smoking = pais, padrinhos e convidados de smoking ou de terno (fato). 

Noivo de summer (smoking com casaco branco) = pais, padrinhos e convidados de summer ou de terno (fato). 

Noivo de fraque = pais, padrinhos e convidados de fraque ou meio fraque. Sigam o que o noivo escolher.

Noivo de fraque 2 = pais, padrinhos de meio fraque ou terno (fato). Neste caso os convidados poderão usar meio fraque ou terno. O noivo quem determina.

Noivo de meio fraque = pais, padrinhos e convidados de meio fraque ou terno (fato). Neste caso os convidados poderão usar meio fraque ou terno. Mais uma vez é o noivo quem determina.

Noivo de terno ou fato = pais, padrinhos e convidados de terno ou fato. O noivo deverá informar se os pais e padrinhos deverão usar o terno na mesma cor que ele ou não. Será opção do mesmo.

Noivo só com camisa social ou com colete sobre a camisa = pais, padrinhos e convidados vestidos da mesma maneira. É um casamento muito informal mesmo.


MEIAS


Meias = mesma cor que das calças e suficientemente compridas para não mostrar as pernas. 

Nota: Atualmente há noivos moderninhos a usar sapatos sem meias em casamentos informais, contudo exigir isto dos mais idosos soa um tanto deselegante. 


GRAVATAS

Nada exuberante demais, nada colorido demais e nada de gravatas "temáticas" ou com piadas etc. Sejam educados. Não é uma festa comum. É uma celebração de amor e comprometimento de um casal, que no geral, só ocorre uma vez na vida de muitas pessoas. Não estraguem a alegria e o casamento dos noivos. ;-)


PAJENS

Os pajens: podem usar os mesmos trajes dos pais e  padrinhos. É possível usar roupas especiais confeccionadas para os mesmos, com calças mais curtas, por exemplo, como muito se vê em casamentos da realeza e nobreza. Ou então, um grande clássico para casamentos de dia: roupa de marinheiro. Que também é usada em casamentos da realeza e nobreza.


Seguem exemplos dos trajes com homens de todas as idades.



CASACA - WHITE TIE

O traje mais formal do guarda-roupa masculino. Para ocasiões de gala. 

Christopher O'Neill, agora marido da princesa Madeleine da Suécia:


Daniel Westling, que é o marido da princesa Victoria da Suécia na dia do casamento com casaca. Observem que o rei Carl Gustav da Suécia está trajado com a casaca do uniforme militar, uma vez que ele é o Chefe das Forças Armadas da Suécia:



SMOKING

Traje masculino usado no Brasil, Portugal, Europa e exterior no geral para grandes festas. Nos EUA é usado até mesmo de dia para casamentos.

Seguem Donald Trump, príncipes William e Harry e Daniel Craig de smoking.



SUMMER 

Summer é o smoking com o casaco branco. Mais indicado para homens muito elegantes. É um traje difícil de "segurar". Já expliquei os motivos na outra postagem.

Ryan Gosling e David Beckham a vestir um summer.




FRAQUE 

O fraque é o traje masculino mais formal que existe para o dia. Muito usado na Europa para casamentos diurnos. No Brasil é muito usado para casamentos de gala noturnos.

Príncipes Phillip, Charles, William e Harry com fraques e cartola.



MEIO FRAQUE

Muito usado no Brasil para casamentos "intermediários", formais, mas não tanto. É o fraque sem a "cauda". Sinceramente, considero melhor a escolha do fraque ou então até mesmo terno.




TERNO - FATO - COSTUME

É sempre o "coringa" do guarda-roupa masculino.  O terno vem junto com o colete (daí o nome terno). Sem ele se chama costume na verdade. Cores claras podem ser usadas para o dia, em especial durante a manhã ou casamento na praia. Cores escuras podem ser usadas de manhã também, contudo é preciso se verificar o grau de formalidade da cerimônia.

Príncipes William e Harry de costume com chapéu-coco. Super inglês. 




E para finalizar, vejam os meninos que sejam convidados ou os pajens vestidos exatamente como os homens adultos. :-)




Fotos: reprodução

Compartilhe:

Postar um comentário

NÃO COPIEM OS TEXTOS
Caso isto seja feito, o meu posicionamento no Google irá cair e, o SEU POSICIONAMENTO TAMBÉM IRÁ CAIR.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Site e Blog Noiva com Classe. Elegância e sofisticação para noivas. Tudo para casamentos. O blog da noiva elegante e inteligente. Todos os comentários são muito bem-vindos!
Deixem as opiniões aqui. São os seus comentários que incentivam a postagem constante.
MUITO OBRIGADA PELA VISITA E VOLTEM SEMPRE!

 
Política de Privacidade  |   Legal

Copyright © Noiva com Classe