Casamentos de Santo Antônio em Lisboa - Casamento Coletivo Tradicional

Hoje é Dia de Santo Antônio e o santo casamenteiro é muito popular entre as noivas católicas do Brasil, Portugal e demais países de colonização portuguesa. Há várias orações, novenas e tradições para as namoradas que querem ficar noivas e se casar.


Outra tradição muito popular, em Portugal, é a dos Casamentos de Santo Antônio. 

Todos os anos casais podem se inscrever para realizar o casamento de Santo Antônio em Lisboa. Recebem patrocínio para as despesas com o casamento. A cerimônia é coletiva.

A apresentação oficial dos inscritos:




Maria do Carmo Rosa, a coordenadora do evento, declarou ao Diário de Notícias Portugal
"Um dos principais motivos da inscrição é ter um casamento de sonho. Um casamento é muito caro, os casamentos de Santo António acabam por ser a possibilidade de ter um. Há pessoas que não têm mesmo dinheiro para casar, mesmo os documentos são caríssimos."

O prestigiado evento conta com mais de trinta patrocinadores da cerimônia oferecem os vestidos de noiva, os ternos (fatos) para os noivos, os sapatos, os penteados, o copo de água para vinte convidados, mil euros para gastar em eletrodomésticos e tecnologia, a lua de mel, a noite de núpcias e as alianças, entre outros presentes.

Além da ajuda econômica, outro dos motivos que leva os munícipes a continuarem a participar nos casamentos de Santo António é a "tradição".

A tradição dos casamentos de Santo Antônio nasceu em 1958. Vinte e seis casais participaram naquele ano, casando-se na Igreja de Santo António. O objetivo da iniciativa, na época patrocinada pelo Diário Popular, era possibilitar o casamento a casais com maiores dificuldades financeiras.

Os casamentos de Santo Antônio foram interrompidos em 1974, após dezesseis edições patrocinadas pelo Diário Popular. Mas foram recuperados trinta anos depois pela Câmara de Lisboa, durante o mandato do socialista João Soares.

Vídeo com trechos da cerimônia coletiva de casamentos no civil e no religioso:




Update:
O vídeo sobre os casamentos de Santo Antônio de 2014:



Update de Outubro de 2014:
As cerimônias de casamento no civil e religioso de 2014. Tem ainda a celebração de casais dos Casamentos de Santo Antônio que completaram 50 anos de casados este ano.




Deixo aqui o link da Câmara Municipal de Lisboa para saber o regulamento e o procedimento para se inscrever nos casamentos de Santo Antonio.


Veja também:
Inspiração casamento rústico chic ecológico no solstício de verão
Inspiração decoração de Festa Junina para festas de aniversário, aniversário infantil, chá de panela, noivado
Casamento REAL inspirado em Festa Junina



Foto: Pinterest

Compartilhe:

Postar um comentário

NÃO COPIEM OS TEXTOS
Caso isto seja feito, o meu posicionamento no Google irá cair e, o SEU POSICIONAMENTO TAMBÉM IRÁ CAIR.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Site e Blog Noiva com Classe. Elegância e sofisticação para noivas. Tudo para casamentos. O blog da noiva elegante e inteligente. Todos os comentários são muito bem-vindos!
Deixem as opiniões aqui. São os seus comentários que incentivam a postagem constante.
MUITO OBRIGADA PELA VISITA E VOLTEM SEMPRE!

 
Política de Privacidade  |   Legal

Copyright © Noiva com Classe