Casamento Religioso na Igreja Católica - Mini Roteiro
Hoje apresento um mini roteiro do casamento religioso na igreja católica apostólica romana. No geral, as igrejas católica ortodoxa, anglicana (episcopal), luterana e presbiteriana terão procedimentos parecidos. Contudo, para estas outras religiões o ideal é consultar o pároco com antecedência.
As informações abaixo elencadas poderão sofrer modificações a qualquer tempo, assim sendo, sempre consulte a paróquia mais próxima ou a Diocese. É sabido que atualmente a maioria dos padres só fazem o casamento religioso após a realização do casamento civil, muitas paróquias têm regras quanto aos trajes dos noivos (em especial sobre os vestidos de noiva), músicas para a cerimônia religiosa, entre outros detalhes.
Algumas igrejas não realizam casamentos em determinados dias da semana ou horários, bem como há padres que aceitam realizar o casamento fora da igreja ou não. Como sempre, consulte a igreja mais próxima para se obter maiores esclarecimentos. E será preciso fazer o curso de noivos.
A igreja católica aceita em alguns casos o casamento ecumênico, para tanto será necessário consultar o padre. Pessoas que tiveram a nulidade matrimonial de casamento religioso reconhecida são consideradas solteiras e podem sim contrair matrimônio na igreja católica.
É muito importante, crucial que, os noivos verifiquem toda as regras e legislação para a realização do casamento antes de fechar contrato com qualquer fornecedor ou assessor. É preciso se ter certeza de que a pessoa está habilitada a se casar.
De modo geral, os documentos requisitados são:
1- Cópias autenticadas do RG e CPF dos noivos;
2- Certidão de batismo dos noivos;
3- Cópia de comprovante de residência dos dois;
4- Certificado do curso de noivos;
5- A licença ou transferência de paróquia, que será necessária quando o casamento ocorrer em paróquia diferente de um dos noivos;
6- Carta do padre e cópia da identificação do presbítero. Somente no caso do padre não ser o da própria paróquia dos noivos.
7- Ficha de duas testemunhas. Lembre-se de que as testemunhas não poderão ser pai, mãe, nem menores de 18 anos. A ficha deverá conter os seguintes dados: nome, profissão, idade, RG, estado civil, nacionalidade e endereço completo das testemunhas.
8- Taxa da igreja.
Existe ainda o casamento religioso com efeito civil, que muitos padres têm evitado realizar. Para se conhecer o procedimento corretamente, por ser um pouco mais complicado, sugiro que leiam o Código Civil e a legislação específica sobre o assunto.
Foto: reprodução
Por favor podem me enviar um cronograma casamento igreja católica, só com os noivos e um casal de testemunhas e uma moça que vai cantar
ResponderExcluir