Castelos do Brasil para Casamentos e Festas - Castelos Brasileiros

Os Castelos do Brasil - Castelos Brasileiros

Conheça os castelos brasileiros e quais estão disponíveis para casamentos e festas


Não, não é uma brincadeira. Existem sim castelos no Brasil. Embora o país tenha sido descoberto em 1500 e a primeira cidade oficialmente fundada em 1532, São Vicente, na costa do estado de São Paulo, e que é o município mais antigo do país

Contudo há castelos tardios, que possuem arquitetura medieval variada, tendo sido construídos depois do fim do período arquitetônico. E existem no Brasil várias fortificações, também conhecidos como fortes. E ainda os solares, as casas senhoriais etc.




Segue a lista dos castelos existentes no Brasil. Talvez mais edificações poderão ser consideradas castelos, contudo seria necessária a análise de arquitetos especializados para opinarem, pois algumas edificações teriam arquitetura de palácios, e não castelos.


CASTELO DE ITAIPAVA - RJ


Este castelo brasileiro já está se tornando conhecido no país e provavelmente no exterior. Construído entre o final do século XIX e início do século XX, pelo aristocrata Rodolfo Smith de Vasconcelos. Os mais diversos materiais foram levados da Europa para o Brasil. 

O projeto arquitetônico foi de Fernando Valentim. O estilo é o medieval normando. Artesãos europeus especializados foram os responsáveis pela execução da magnífica obra. Vinte famílias europeias colaboraram com a construção. O castelo foi a residência do barão José Smith de Vasconcelos. Atualmente o Castelo de Itaipava é um hotel de luxo e pode ser alugado para casamentos e eventos em geral.





CASTELO DO BATEL - PR

castelo do Batel está localizado na área mais nobre da cidade de Curitiba. Já foi cenário de grandes festas e hóspedes ilustres. Esta obra arquitetônica foi o sonho do cafeicultor Luiz Guimarães, cuja inspiração vem nos castelos franceses da região do vale do Loire, na França, que ele havia visitado frequentemente. Sua construção iniciou-se no ano de 1924, com término em 1928. O amigo pessoal de Luiz, o arquiteto Eduardo Fernandes Chaves, foi quem projetou e dirigiu a construção daquela mansão que na época foi casa residencial.

No ano de 1947 o castelo passou a ser residência da família do então governador do Estado do Paraná, Moysés Lupion. No local foram recebidos ilustres visitantes como Assis Chateaubriand, Juscelino Kubitschek, Eurico Gaspar Dutra, Jânio Quadros, João Goulart, príncipe Oshio do Japão, David e Nelson Rockefeler, princípe Bernard da Holanda, entre outros.  Em 1974, o castelo do Batel foi tombado pelo patrimônio histórico do Estado do Paraná. Hoje abriga um centro de eventos, constantemente alugado para casamentos e festas.




CASTELO SÃO JOÃO - PE

castelo São João está localizado em Recife, no Estado de Pernambuco. Ele foi encomendado por Ricardo Brennand, um conhecido colecionador de armas e obras de arte. É a construção mais recente, iniciada em 2001. Tem recebido reparos e alterações até os dias de hoje. 

O castelo abriga o museu e o Instituto Ricardo Brennand, repleto de armaduras, armamento medieval e antiguidades em geral. O acervo é algo maravilhoso para visitação, especialmente para quem não tenha tido a oportunidade de ir à Europa. O castelo São João abriga um belíssimo complexo cultural com espaços distintos, com arquitetura de inspiração gótica, onde podem ser realizadas festas como casamentos, aniversários, batizados e também eventos corporativos.




CASTELO FURLANI - SP

Este belo castelo em estilo românico italiano está localizado na cidade de Pederneiras, interior do Estado de São Paulo. A obra foi projetada pelo italiano Fausto Furlani, um engenheiro civil que nasceu em em 1876 em Trento e imigrou para o Brasil com a família. Ele queria relembrar as paisagens da sua terra natal, pois sentia saudades. As obras foram iniciadas em 1911, com cimento importado da Alemanha e telhas provenientes de Marselha, cidade localizada na costa do Mediterrâneo na França. 

Leonardo Furlani, o pai de Fausto, era mestre de obras. Foi Leonardo e os irmãos de Fausto que trabalharam na construção. Foram três anos para a obra ser finalizada. Em volta do castelo Furlani, existe um córrego, um pequeno bosque, com belas árvores como plátanos e araucárias, além de também várias estátuas em estilo neoclássico. O local é uma propriedade privada. É possível agendar sessão de fotos de noivado.





CASTELO DA ILHA FISCAL - RJ

Este castelo está localizado na Ilha Fiscal, na Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro. Foi D. Pedro II, o último Imperador do Brasil, que ordenou a construção do mesmo. A autoria do projeto é de Adolpho José Del Vecchio, que recriou um pequeno "château" em estilo gótico-provençal, inspirado nas concepções do arquiteto francês Viollet-le-Duc. No projeto se destacavam as agulhas e as ameias medievais a adornar a silhueta da edificação.

Nesta época Del Vecchio era o então Engenheiro-Diretor de Obras do Ministério da Fazenda. Levou 8 anos para ficar pronto. A obra serviria como posto fiscal e também para abrigar as festas imperiais. Ficou conhecido por ter sido o local do último baile do império. Hoje em dia abriga o Museu Naval e pode ser visitado.





CASTELO MOURISCO DA FIOCRUZ - RJ

Este imponente castelo chama a atenção de quem passa pela Avenida Brasil na cidade do Rio de Janeiro (já chamou a minha). Uma obra de arte no meio do subúrbio carioca. Está localizado na FIOCRUZ, a Fundação Oswaldo Cruz, importante centro de pesquisas e estudos científicos da área da imunologia e epidemiologia. Possui mais de mil projetos de pesquisa em doenças que variam desde a AIDS até sarampo, sendo referência na área de saúde pública, com diversas cooperações internacionais.

O castelo foi construído no começo do século XX, sendo que o próprio médico Oswaldo Cruz envolveu-se pessoalmente com o projeto, porém o mesmo faleceu um ano antes do término da construção em 1919. Foram 15 anos de obras com influências arquitetônicas variadas: francesa, inglesa, espanhola e moura. Alguns dos materiais empregados: ferro alemão, cerâmica francesa, vitrais belgas, mármore de Carrara e, obviamente, azulejos portugueses. 

Trata-se de uma edificação luxuosa que merece ser conhecida. O castelo Oswaldo Cruz é aberto para visitação e incluiu ainda na interessante experiência passeio com um trem, visita ao borboletário, atividades interativas e a exposições permanentes do acervo. 




CASTELO DE NATAL - RN

Este castelo é o edifício do Hostel Lua Cheia, popularmente conhecido como o Albergue da Bruxinha. Fica próximo da praia de Ponta Negra. É uma atração turística da cidade de Natal, no Estado do Rio Grande do Norte.  O proprietário, Renato de Lucca, é apaixonado por tudo o que é medieval: armas, música, arquitetura e misticismo. Foram utilizados 190 mil tijolos na construção. 

Possui também um pub temático, o Taverna Pub. O edifício possui licença ambiental, faz aproveitamento de 100% da água de chuva, o lixo sólido e orgânico é eliminado de maneira sustentável e ecológica. As festas como Baile de Máscaras, Baile do Olimpo e o grandioso Halloween são muito famosas. O local tem festas e shows sempre. E pode ser locado para festas e eventos.





VILLA MEDIEVAL - SP

A Villa Medieval fica próxima à cidade de São José dos Campos, interior do Estado de São Paulo. É um complexo cultural, de lazer e de eventos, o Centro de Artes Suzana Laïs de Mendonça. Possui dois castelos: um é o castelo de Arcadia e o segundo é o chamado castelo do Centro de Artes. 

Os castelos foram inspirados nas seguintes obras arquitetônicas: 
1- No castelo de Langeais, do século X, localizado no Vale do Loire, na França;
2- Na torre de Mounmouth, localizada no País de Gales; 
3- Na torre de entrada do castelo do príncipe alemão Von Earbach que foi construída nos primórdios do século XIV em Fürstenau em Darmstdat no centro da Alemanha.

A Villa Medieval promove exposições, convenções e festivais de música erudita. O diretor do local, o engenheiro e arquiteto Fernando de Mendonça, é um entusiasta da alta cultura. Uma das ideias do local é incentivar o interesse dos jovens de todos as classes sociais pela música clássica.  O local recebe eventos culturais, bem como festas de casamentos e de outros tipos. Há uma capela ecumênica no local.




CASTELO GARCIA D'ÁVILA - BA

Para alguns trata-se de castelo, para outros é chamada casa. Difícil precisar, uma vez que encontra-se em ruínas. Este castelo em ruínas fica na Costa do Sauípe, no Estado da Bahia. A construção foi iniciada em 1551, por Garcia D´Ávila, que chegou à Bahia em 1549, com o primeiro governador geral, Thomé de Souza, no cargo de almoxarife da coroa real. Eram nobres da Corte Portuguesa enviados ao Brasil.

A antiga capela, chamava-se Capela de São Pedro dos Rates sendo a parte mais antiga da edificação do castelo Garcia D’Ávila, sendo considerada a primeira edificação portuguesa de arquitetura residencial militar no Brasil. Atualmente é chamada de capela de Todos os Santos. Em meados do século XIX  já se apresentava em ruínas. Foi em 1835, com a extinção do regime dos morgados, que o castelo foi abandonado e tornou-se uma grande ruína. Em 1938 foi finalmente tombado pelo IPHAN. O local costuma ser utilizado para cerimônia de casamentos.




CASTELO DO HOTEL NACIONAL INN - SP

Este castelo é um hotel localizado no bairro Alto da Boa Vista na cidade de Campos de Jordão, interior do Estado de São Paulo. Possui uma área de 8 mil metros quadrados. Foi construído por uma família chinesa que resolver retornar para a China. 

Atualmente o castelo de Campos de Jordão pertence à rede hoteleira Nacional Inn. A grande curiosidade é que o lugar se tornou a Hogwarts brasileira. Lá ocorrem cursos da EMB – Escola de Magia e Bruxaria do Brasil que é uma escola inspirada em Harry Potter. E obviamente, pode ser locado para casamentos e festas.




CASTELO DE PEDRAS ALTAS - RS 

Este castelo está localizado em Pedras Altas, na Zona Sul do Estado do Rio Grande do Sul.  O proprietário já falecido, Joaquim Francisco de Assis Brasil, foi diplomata, político e agropecuarista. Escolheu o município para morar com a sua segunda mulher, Lídia Pereira Felício de São Mamede, em 1904, onde foi edificado o castelo todo feito em pedra, entre os anos de 1909 e 1913. O material utilizado foi o granito rosa, encontrado em abundância na região.

Assis Brasil foi um grande pecuarista que fomentou o desenvolvimento dos pampas gaúchos. A ideia de construir um castelo no interior foi para elevar e mostrar a grandeza do campo. Desde 1999, o castelo de Pedras Altas é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico do Estado (IPHAE) e há mais de cinco anos, está em processo de tombamento pelo patrimônio nacional. O local é uma propriedade privada e está à venda, pois os herdeiros não têm condições financeiras de manter a manutenção e reforma do castelo. Verifiquem pelo link se atualmente é possível visitar.





CASTELO DE JOINVILLE - SC

Este castelo está localizado na cidade de Joinville no Estado de Santa Catarina. É o sonho de infância de um massoterapeuta chamado Leonardo Coradelli. O castelo tem sido construído por mais de 20 anos. Ele se sente como "um rei", segundo a imprensa.

Com a ajuda de um engenheiro, a construção foi iniciada em 1996. Leonardo vive com a família no local. São mais de 700 metros quadrados de área construída, com 16 torres grandes e outras 32 pequenas, 21 cômodos, além de arcos e uma piscina. Prevê que em 10 anos deva terminar a construção. É possível agendar visita nos finais de semana.





CASTELO ZÉ DOS MONTES - RN

castelo Zé dos Montes está localizado no Estado do Rio Grande do Norte. No município de Sítio Novo. O primeiro proprietário foi Zé dos Montes, cujo nome correto é José Antonio Barreto. O mesmo diz ter recebido uma mensagem espiritual de N. Sra. para que construísse o castelo quando era criança. Ele construiu tudo sozinho e ninguém sabe dizer de onde o mesmo obteve a inspiração da arquitetura da obra.

O castelo é uma obra arquitetônica rústica e apresenta influência da arte islâmica do período dos séculos VIII e XV. Este castelo não possui materiais importados e nem mobília luxuosa. Não tem energia elétrica e água encanada. Atualmente o administrador é o filho de Zé. O local pode ser visitado.




CASTELO DE JOÃO CAPÃO - PE

Este castelo está localizado na cidade de Garanhuns, interior do Estado de Pernambuco. A cidade é conhecida como a "Suíça" do Nordeste, pois no Inverno as temperaturas podem cair para 10 graus ou um pouco menos. Inclusive por isto abriga um Festival de Inverno. 

João Capão era um eletricista que tinha o sonho de infância de ter um castelo. A construção foi iniciada há cerca de 36 anos atrás. João ainda monitorava a continuidade da obra, contudo faleceu em 2016. O local é aberto para visitação e se tornou um ponto turístico da cidade.





CASTELO DE BIVAR - RN

castelo de Bivar está localizado na cidade de Carnaúba dos Dantas, no Estado do Rio Grande do Norte. A construção foi iniciada em 1984, contudo a obra se encontra inacabada até hoje.

O nome do castelo vem do filme El Cid. O proprietário José Ronilson Dantas se sentiu atraído pelo estilo medieval ao assistir este ótimo filme, que conta sobre El Cid e a luta do povo espanhol para expulsar os muçulmanos da Península Ibérica. O castelo pode ser visitado, mas é preciso agendar.





CASTELO DE ARARAS - SP

Este castelo foi o sonho do piloto Luiz Michielin Neto que morou no local. A construção ocorreu nos anos 90, tendo sido terminada em 1997. O castelo inclui fosso, duas torres, três quartos e até muralhas de proteção. Foram utilizados cem caminhões de terra e 20 caminhões de granito. 

Os móveis foram feitos sob encomenda. Na parte interna existe a sala da Távola Redonda. O castelo conta ainda com passagens secretas. É propriedade privada e não há visitas.




CASTELO MONALISA - MG

A propriedade total do castelo Monalisa possui 192 hectares. Está localizado na estrada que leva ao pequeno distrito de Carlos Alves, em São João Nepomuceno, Estado de Minas Gerais. Foi construído pelo ex-deputado federal Edmar Moreira, tendo sido alvo de um grande escândalo ocorrido no início de 2009, quando surgiram diversas denúncias de irregularidades contra o mesmo. 

A construção do castelo durou mais de uma década. O estilo é mouro-medieval segundo imobiliárias que estão a vender o imóvel. Possui garagem para quarenta carros, trinta e seis suítes triplex, salão principal com 800 metros quadrados de construção e o pé-direito de doze metros. O imóvel está à venda. Não há website de contato para locação do imóvel para festas ou para visitação. 





CASTELO DE PESQUEIRA - PE

Este castelo singular, localizado na cidade de Pesqueira, Estado de Pernambuco, foi idealizado pelo comerciante Edvonaldo Torres. O estilo arquitetônico é uma clara referência ao estilo de Gaudí com seus minaretes e também apresenta influência mourisca e manuelina que lembra vagamente o Mosteiro dos Jerônimos em Lisboa. A obra já completou 20 anos e ele não sabe ao certo quando será concluída. 

A construção passa dos dois mil metros quadrados e tem cerca de 40 metros de altura. São duas grandes salas, que se dividem em dois andares da casa e cerca de seis quartos em que mora apenas um casal. Infelizmente visitas não são permitidas.





CASTELO DE ENGADY - RN

O castelo de Engady está localizado na cidade de cidade de Caicó, no Estado do Rio Grande do Norte. Foi construído pelo Monsenhor Antenor Salvino de Araújo para ser um local de recolhimento, estudos, meditação e oração. 

A inspiração seria bíblica: o rei DavidDevido a sua arquitetura medieval em contraste com a aridez do local onde foi edificada, mostra-se como um local misterioso e místico, despertando o interesse de pessoas. O castelo está em ruínas e foi comprado pelo governo do referido Estado, que informou que irá transformar o local em uma universidade. Contudo, até o momento não houve qualquer reforma. Não há informações sobre a possibilidade de visitas ou locação do espaço para festas.



EXISTEM MAIS CASTELOS NO BRASIL?

Bom, pode ser que sim. E que sejam construídos outros mais. Conforme o já explicado no começo da postagem, existem outros locais que as pessoas chamam de "castelo" no Brasil, porém a arquitetura não é exatamente clara (muitas vezes são mesclas de vários períodos arquitetônicos diferentes) para que os imóveis possam ser definidos desta maneira. 

Vou citar alguns destes possíveis "castelos" aqui, já que seria impossível ter-se certeza de que todos os existentes estejam na lista:

1- O castelo de Belvedere que fica no município de Treze de Maio, no sul de Santa Catarina;
2- O castelo dos Arautos localizado na Praia dos Pulsos em Ubatuba, litoral do Estado de São Paulo;
3- O castelo Eldorado em Marilândia do Sul, no Estado do Paraná;
4- O castelo Simões Lopes localizado em Pelotas, no estado do Rio Grande do Sul;
5- O castelo de Lauro Müller ou castelo Henrique Lage, que fica na cidade de Lauro Müller, no Estado de Santa Catarina;
6- O castelo da vinícola La Dorni que fica em Bandeirantes no Estado do Paraná;
7- O castelo da vinícola Château La Cave localizada em Caxias do Sul, no Estado do Rio Grande do Sul;
8- O castelinho da Rua Apa, no bairro dos Campos Elíseos, na cidade de São Paulo;
9- O castelinho do Flamengo, no Rio de Janeiro, capital;
10- O castelinho da Brigadeiro, localizado na Av. Brigadeiro Luís Antonio em São Paulo, capital;
11- O castelo do cantor José Rico, em Limeira, no Estado de São Paulo;
12- A Cervejaria Miranda & Corrêa que fica em Manaus, no Estado do Amazonas.




Fotos: Pinterest

Compartilhe:

3 comentários :

NÃO COPIEM OS TEXTOS
Caso isto seja feito, o meu posicionamento no Google irá cair e, o SEU POSICIONAMENTO TAMBÉM IRÁ CAIR.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Site e Blog Noiva com Classe. Elegância e sofisticação para noivas. Tudo para casamentos. O blog da noiva elegante e inteligente. Todos os comentários são muito bem-vindos!
Deixem as opiniões aqui. São os seus comentários que incentivam a postagem constante.
MUITO OBRIGADA PELA VISITA E VOLTEM SEMPRE!

 
Política de Privacidade  |   Legal

Copyright © Noiva com Classe