sábado, 6 de julho de 2013

Compra do primeiro imóvel: como escolher

Como escolher o primeiro imóvel? Esta é uma das perguntas que atormentam a vida de muitos noivos.
O ideal é que se faça com calma, já que se irá comprar um imóvel, ou seja, seu dinheiro e suas economias estarão aplicadas nesta propriedade.



                                                                      
Mais algumas dicas foram apresentadas neste post do Blog que trata não só de compra, mas também sobre aluguel:


Algumas dicas:

1- Os noivos precisam estar com a carreira estabilizada e com planos de permanecer no local, pois nem sempre é possível se vender um imóvel rapidamente. Se este não é o caso, alugar seria melhor.

2- Verifiquem a vizinhança. Há quem goste de regiões movimentadas e outros locais calmos. 
Uns fazem questão de ter transporte público rápido e acessível, supermercados à volta, etc. Outros gostam de lugares mais sossegados e/ou distantes, até mesmo viver no campo: seja nos condomínios fechados ou em quintas (sítios, chácaras). Vejam se há barulhos excessivos durante a noite, alagamentos na região, etc.

3- É preciso avaliar o quanto se possui de verba disponível para este investimento e se o tipo de imóvel desejado vai "caber no bolso". Será necessário verificar os tipos de financiamento praticados no mercado e qual a porcentagem do valor total do imóvel que se poderá cobrir (no Brasil até 80% do valor total) e checar as opções oferecidas.

4- Vejam se estão com toda a documentação requerida para se dar entrada em um financiamento.

5- Pesquisem o histórico legal do imóvel. Bem como o corretor (agente imobiliário) e da imobiliária. É posssível se pedir a certidão negativa de ações cíveis, fiscais e criminais e certidão de ações trabalhistas, por exemplo.

6- Procurem um corretor de imóveis credenciado (agente imobiliário). Evitem negociar com pessoas que não sejam corretores de imóveis credenciados e/ou o proprietário. Em caso de dúvida procure um advogado para verificar toda a documentação. Estas precauções irão afastar as possíveis "dores de cabeça" futuras e ações judiciais.

7- No caso de apartamentos não se esqueçam de considerar o valor do condomínio. Lembrem-se de que a despesa é pouco influenciada pela localização e varia de acordo com os gastos do prédio, tais como: funcionários, instalações do prédio e número de moradores - quanto menos unidades, maior será o custo.

8- É preciso tranquilidade e paciência para se negociar todas as fases da negociação e compra.

9- Leia atentamente todos os termos do contrato e questione ao surgir qualquer dúvida. Se for preciso consulte um advogado para ratificar os termos usados.

10- Reserve uma determinada quantidade de dinheiro especificamente para as taxas de transferência do imóvel, documentação e encargos bancários. Também não se esqueçam que haverá anualmente o imposto sobre a propriedade (no Brasil IPTU) a ser pago, sob pena da perda do imóvel após a ocorrência de certas condições.

11- Por fim, não se esqueçam de celebrar a compra do seu primeiro imóvel com muita alegria!


Mais algumas dicas neste link de uma imobiliária:
http://imobiliarianovostillo.com.br/blog/saiba-o-que-levar-em-conta-ao-comprar-o-primeiro-imovel/


Boa sorte!


Crédito da foto:
acervo da blogueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são muito bem-vindos!
Deixem as suas opiniões aqui. São os seus comentários que incentivam a postagem constante.
MUITO OBRIGADA PELA VISITA E VOLTEM SEMPRE!