domingo, 3 de agosto de 2014

Castiçais, candelabros e velas: decoração para casamentos, festas ou para a casa

Os castiçais e candelabros estão entre os primeiros objetos de decoração usados pela humanidade desde os princípios dos tempos. A função primordial no passado era segurar as velas para iluminar os ambientes, pois não existia luz elétrica. 

"Castiçal, candeeiro com um só foco luminoso, como vela ou lâmpada, foi um elemento determinante na decoração das casas. Desde sua criação (sem data especifica), constituiu-se em uma peça indispensável para clarear a mesa, a toalete e toda a atividade noturna das moradias. Compõe-se de três partes: base, haste e aparador ou arandela. com base nesses elementos, os ourives fizeram deste objeto, do século XVII ao século XIX, um perfeito espelho dos estilos sucessivos da época: do barroco ao rocaille e deste estilo movimentado ao rigor do neoclássico, seguindo ora influência francesa, ora inglesa. As bases variam de redondas a quadradas - é a decoração acompanha o estilo da época em que o objeto é confeccionado. Existem centenas de modelos e chama-se castiçal apenas quando é com encaixe para 1 vela; para 2 ou mais, é chamado de candelabro." (Wikipedia)

Após o surgimento da luz elétrica o uso de castiçais e candelabros passaram a ser decorativos, pois a luz suave das velas deixa o ambiente aconchegante, e muitas vezes romântico, de acordo com o tipo de decoração utilizada.

Casamentos de noite ou ao pôr-do-sol, podem e devem usar velas, castiçais e candelabros na decoração da cerimônia (seja em igreja ou não) e também na decoração da festa. E quem quiser inovar pode copiar uma tradição típica da Alemanha e países escandinavos: usar velas em castiçais ou candelabros durante o dia. 

Velas, castiçais e candelabros combinam com qualquer tipo de casamento: rústico chic, boho chic, clássico, romântico, ecológico, informal, formal, casamento na cidade, na praia ou no campo

É só escolher um modelo que seja adequado ao tipo de casamento desejado, e ainda há vários tipos de materiais que podem ser usados: candelabros ou castiçais de prata ou cristal, de madeira, conchas, pedaços de tronco, e até mesmo vasos e potes de geleia.



























Algumas inspirações para o uso de velas, castiçais ou ainda candelabros na cerimônia de casamento:












Veja também:
Velas, castiçais e lanternas marroquinas - veja onde comprar na internet e lojas físicas
Decoração com velas de rechaud ou ponto de luz
Decoração com luzinhas de Natal ou cascata de LED para casamentos e festas
Decoração com lanternas marroquinas para casamentos, festas e casa
Decoração com lanternas japonesas, lanternas chinesas, lanternas de papel ou orientais para casamentos, festas


Fotos: Pinterest

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são muito bem-vindos!
Deixem as suas opiniões aqui. São os seus comentários que incentivam a postagem constante.
MUITO OBRIGADA PELA VISITA E VOLTEM SEMPRE!