Luto pela Destruição da Arte, da Cultura, da Ciência e da História - O Incêndio da Quinta da Boa Vista e Museu Nacional

Um Palácio Brasileiro de Valor Inestimável Sucumbe às Chamas


Esta postagem é algo que não gostaria de estar a escrever. Quem segue o blog sabe do meu amor aos castelos e palácios. E em breve, estaria a escrever sobre este palácio do Brasil, o Palácio Imperial de São Cristóvão, mas seria uma postagem cultural e alegre. A perda é inestimável sob o ponto de vista artístico, cultural, científico e histórico para o Brasil e o mundo. LUTO.

A estas horas, deveria estar a escrever sobre detalhes do casamento da blogueira italiana de moda Chiara Ferragni e do cantor italiano Fedez, por exemplo, mas eles não são e nunca serão importantes no quesito de preservação da cultura de uma civilização. São apenas pessoas com fama passageira alavancada pela mídia. Nada mais do que isto. 

Sei que meu blog não tem nada a ver com política, por isto nunca comentei o assunto explicitamente por aqui. Mas uma perda cultural deste patamar tem tudo a ver com um site que se inspira no belo e na alta cultura para ajudar os leitores a criarem casamentos dos sonhos.




Foi neste palácio que D. Maria Leopoldina de Habsburgo assinou o decreto da Independência do Brasil, em 2 de setembro de 1822. Naquele período, durante a ausência do marido, que se encontrava em São Paulo, a então Regente do Reino do Brasil oficializou a independência do Reino do Brasil, sendo que se tornaria um Império no dia 12 de outubro do mesmo ano.

O Museu Nacional do Rio de Janeiro era o maior museu de História Natural e Antropologia da América Latina, sendo que o palácio foi residência da família Real e Imperial brasileira.  Apenas 1% do acervo de 200 milhões de itens estavam disponíveis para visitação pública. A instituição, que foi criada há 200 anos, foi fundada por D. João VI, rei de Portugal e do Brasil, sendo o mais antigo e um dos mais importantes museus do Brasil.

Entre os milhões de peças que apresentavam 200 anos de história brasileira haviam itens como: um diário da Imperatriz Leopoldina e um trono do Reino de Daomé, presente dado em 1811 ao príncipe regente D. João VI, também a coleção egípcia, que se iniciou com o imperador D. Pedro I do Brasil, o idealizador da coleção, e ainda o mais antigo fóssil humano encontrado no Brasil, batizado de "Luzia", com cerca de 11 mil anos.

Seguem algumas fotos do palácio agora destruído, do nefasto incêndio e da luta dos bombeiros que tentaram salvar o máximo possível de peças.






Vídeo que conta a história arquitetônica do palácio:



Neste momento de decisão histórica política do Brasil, que se aproxima com as eleições, juntamente com toda a Família Monarquista, peço a todos os leitores brasileiros que examinem a vossa consciência e parem de escolher políticos corruptos para ocupar cargos públicos. 

Lembrem-se de cada doente que morreu nas filas dos SUS, cada pessoa que faleceu em acidentes por falta de infraestrutura nas estradas e onde mais que seja, cada verba desviada da saúde, da segurança pública, da educação, da merenda, etc etc etc... ad infinitum.

Este triste e nefasto incêndio, que aconteceu bem ao lado do Templo de Apolo, dos Jardins da Quinta da Boa Vista, tem também o mesmo tom profético, exatamente como ocorria no Templo original de Apolo em Delfos na Grécia, onde era possível se saber o futuro: lá no Rio de Janeiro queimou-se a história de um país. E se nada for feito, este mesmo país irá sucumbir definitivamente aos interesses espúrios de quem não quer acabar com a corrupção.



Fotos: reprodução / montagem
Música do vídeo: Nocturne for piano in C minor, B. 108 - Chopin - Pianista: Claudio Arrau
Vídeo: Monarquia Já - Link 1 e Link 2

Compartilhe:

Postar um comentário

NÃO COPIEM OS TEXTOS
Caso isto seja feito, o meu posicionamento no Google irá cair e, o SEU POSICIONAMENTO TAMBÉM IRÁ CAIR.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Site e Blog Noiva com Classe. Elegância e sofisticação para noivas. Tudo para casamentos. O blog da noiva elegante e inteligente. Todos os comentários são muito bem-vindos!
Deixem as opiniões aqui. São os seus comentários que incentivam a postagem constante.
MUITO OBRIGADA PELA VISITA E VOLTEM SEMPRE!

 
Política de Privacidade  |   Legal

Copyright © Noiva com Classe