Para se falar sobre casamento druida, ou para alguns, casamento com tradições celtas, primeiro é preciso explicar um pouco da história dos celtas. Mesmo porque, muitos brasileiros (entre outras nacionalidades) que se sentem atraídos pela cultura celta ou até mesmo pela cultura irlandesa provavelmente carregam um pouco - ou muito - do sangue celta.
CELTAS E DRUIDAS
"Celtas é a designação dada a um conjunto de povos (um etnónimo), organizados em múltiplas tribos e pertencentes à família linguística indo-europeia que se espalhou pela maior parte do Oeste da Europa a partir do segundo milénio a.C.. A primeira referência literária aos celtas (Κελτοί) foi feita pelo historiador grego Hecateu de Mileto no século VI a.C..
Boa parte da população da Europa ocidental pertencia às etnias celtas até à eventual conquista daqueles territórios pelo Império Romano; organizavam-se em tribos, que ocupavam o território desde a Península Ibérica até à Anatólia. A maioria dos povos celtas foi conquistada, e mais tarde integrada, pelos Romanos, embora o modo de vida celta tenha, sob muitas formas e com muitas alterações resultantes da aculturação devida aos invasores e à posterior cristianização, sobrevivido em grande parte do território por eles ocupado.
(...) Outras regiões europeias que também se identificam com a cultura celta são o País de Gales, uma entidade subnacional do Reino Unido, a Cornualha (Reino Unido), a Gália (França, e Norte da Itália), o Norte de Portugal e a Galiza (Noroeste da Espanha). Nestas regiões os traços linguísticos celtas sobrevivem nos topónimos, nalgumas formas linguísticas, no folclore e tradições.
A influência cultural celta, que jamais desapareceu, tem mesmo experimentado um ciclo de expansão em sua antiga zona de influência, com o aparecimento de música de inspiração celta e no reviver de muitos usos e costumes conhecidos atualmente como celtismo." (Wikipedia)
"A modern "Celtic identity" was constructed as part of the Romanticist Celtic Revival in Great Britain, Ireland, and other European territories, such as Portugal and Spanish Galicia." (Wikipedia)
Os druidas eram os sacerdotes dos celtas, povo que habitou toda a Europa e Ilhas Britânicas entre 600 aC e 800 dC. No mundo atual os druidas modernos são os sacerdotes e praticantes do druidismo adaptado ao nosso tempo e não são necessariamente de etnia celta.
"O druidismo é a tradição espiritual (...) era uma religião mágica pagã e hoje ela é, além disso, uma religião baseada na relação sagrada entre o indivíduo e os espíritos da Natureza, a paisagem e os ancestrais. Sua ética é baseada na honra – respeito profundo – pela vida em si, suas práticas são baseadas na busca de sabedoria por meio de uma relação inspirada de espírito para espírito, e na expressão da verdade através de uma vida vivida de forma plena e sagrada, com consciência criativa."
(Emma Restall-Orr - druidesa britânica e líder da Druid Network)
A palavra “pagão” vem do latim “paganus”, que significa alguém que nasceu no “pagus”, que por sua vez significa campo ou natureza. Até hoje, no sul do Brasil, existe a expressão gaúcha "pago" para campo.
Já em termos espirituais ou religiosos, pagão é aquele que acredita na sacralidade da Natureza e de todas as formas de vida. A palavra "pagão" é erroneamente confundida muitas vezes com "ateu" ou "anti-cristão", algo que não é verdade.
Os espíritos no druidismo não se referem apenas aos mortos, mas também aos espíritos dos seres vivos. O druidismo é uma religião animista, em que se acredita que tudo que vive tem espírito: os seres humanos, os outros animais, as árvores, as plantas, etc.
Também acreditam que seres de essência unicamente espiritual rodeiam a todos. Outras religiões os chamam de "anjos" ou "guardiões". Estes seres de espírito puro são constantemente mencionados no casamento druídico.
De acordo com o druidismo, o objetivo da celebração do casamento é a união do casal em um só espírito que nascerá desta cerimônia.
"O casamento é visto como um compromisso de apoio, honra e amor, formalizado entre dois espíritos e testemunhado pela comunidade, pelos amigos, pela família, além dos ancestrais e dos espíritos da terra, do mar e dos céus."
(Emma Restall-Orr)
COMO É O CASAMENTO DRUIDA, DRUÍDICO OU AINDA CONHECIDO COMO CASAMENTO CELTA
O casamento druida possui uma liturgia bem simples. Os druidas não possuem igrejas ou templos desde antes de Cristo as celebrações eram realizadas nas clareiras dos bosques.
Primeiro o local da celebração é consagrado, ou seja, torna-se sagrado como um templo. Isto é feito com uso dos quatro elementos: terra, fogo, água e ar.
A seguir convida-se a energia e sabedoria dos ancestrais, dos seres da Natureza e dos deuses. O druidismo é uma religião politeísta. Mas em analogia com a igreja católica seria como acreditar no poder de criação do universo - como o Deus cristão - e também em vários outros seres divinizados - como os santos católicos - que orientam e protegem.
Depois ocorre a handfasting, que é a amarração das mãos dos noivos com uma cordaa, tecido ou fita. É uma antiga forma de simbolizar a união de ambos em um só espírito. A handfasting é muitas vezes vista em casamentos modernos na Irlanda ou Escócia, mesmo quando não realizado por um sacerdote ou sacerdotisa druida.
Os noivos farão seus votos e o juramento diante da pedra do casal, que antigamente seria usada como primeira pedra na construção da casa dos recém-casados. Trocam as alianças.
Após a troca das alianças ocorre a comunhão, que é muito parecida com a das missas católicas ou de algumas igrejas protestantes clássicas, mas é feita na forma antiga - como é o caso da igreja ortodoxa na Grécia: será partilhado um pão e uma bebida, à escolha dos noivos. O pão e a bebida serão consagrados pelos druidas antes de serem distribuídos aos presentes no espaço sagrado.
Então um músico ou cantor é convidado ao círculo para cantar ou tocar uma música. E o espaço é aberto a outros participantes caso alguém mais queira se apresentar. Pode-se ler poesias, cantar, tocar um instrumento ou dançar em honra à união que acaba de se realizar.
Ao final o espaço sagrado é desfeito e a celebração é encerrada.
Nota: no Brasil e em muitos países, o casamento celta é considerado simbólico, pois o druidismo não é reconhecido ou considerado como uma religião institucionalizada. Porém, no Reino Unido, um casamento druida é considerado religioso, já que o druidismo é uma religião reconhecida pelo governo britânico desde 2010.
Para quem quiser saber mais sobre druidismo:
Artigo sobre Druidismo no site Xamanismo
The Order of Bards, Ovates and Druids (OBOD)
The British Druid Order (BDO)
Council of British Druid Order (COBDO)
Irmandade Druídica Galaica (Galícia - Espanha)
The British Druid Order (BDO)
Council of British Druid Order (COBDO)
Irmandade Druídica Galaica (Galícia - Espanha)
Sacerdotes - Sacerdotisas
Beatriz Moura Leite - Site Casamento Celta
Veja outros assuntos interessantes:
Sacerdotisas e Sacerdotes Wicca - Site União Wicca do Brasil
EBDRC - Encontro Brasileiro de Druidismo
Artigo sobre casamento celta antigo - de séculos atrás
Para saber mais sobre cultura celta e tradições celtas:
Celtas - português
Celtas - inglês
IGEC - Instituto Galego de Estudos Celtas
Artigo "O Legado Céltico Galego" do IGEC
Festival de Música Folclórica Celta em Portugal
Dia das Bruxas
Halloween - inglês
Blog sobre tradições celtas no Norte de Portugal
Celtas - artigo
Celtas - artigo 2
Blog A Nosa Historia (publicado no dialeto galego - mistura de português com espanhol)
Artigo sobre os celtas no Jornal do Comércio
Artigo sobre os celtas de blog português
Blog Desperta do Teu Sono
Dia das Bruxas em Portugal
A queimada com esconjuro tradição galaica-portuguesa
As festas de Noites de Bruxas em Montalegre - Portugal
O esconjuro - que alguns dizem ser de autoria do Padre Fontes
Veja ainda:
Casamento celta ou druídico em São Paulo
Casamento celta na Praia do Rosa em Imbituba - SC
Casamento fantástico com inspiração celta - Sean Parker e Alexandra Lenas
Vestidos de noiva medievais - com sites onde comprar
Coleção Spring 2015 da grife Theia White com vestidos de noiva inspiração celta e irlandesa
Coleção Fall 2015 Elizabeth Filmore - vestidos de noiva estilo fadas
Fotos: reprodução - Luster Studios
DÁ ATÉ VONTADE DE CASAR DE NOVO!!!!
ResponderExcluirBELÍSSIMO POST! ;)
Que bom que você gostou Mirian! :D
ExcluirDá para fazer uma renovação de votos neste estilo.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirNaopois para isso ele tbm deria ser catolico.
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluir
ResponderExcluirThis is my first time visit at here and i am actually pleassant to read everthing at alone place. itunes store login
Muito boas as explicações. Obrigada pela postagem.
ResponderExcluirAttractive component of the material. I just stumbled across your web site and accession capital to say that I really enjoyed your site. Fill the form with accurate and complete information about the traveler's data, passport details, date of travel and the type of visa they wish to obtain. Visa cost Turkey required to cover the expenses involved in the processing of the visa application.
ResponderExcluirThank you for this work. The applicant applying for Kenya visa now can easily pay for kenya evisa cost online through online e visa application. That ultimately saves time and provide the secure process.
ResponderExcluirVery nice and useful post, I recently found. Now there is no need to visit the embassy for an Indian tourist visa, you can apply for a visa online.
ResponderExcluirThank you for the interesting and informative article, keep it up, you know Myanmar visa online services have resumed for business visa applications as of 1st April 2022. You can find more information about the Burma visa on our Myanmar eVisa page.
ResponderExcluirIt was really valuable and informative reading this article with new updates. Thanks. Now that the process is available online, visa India USA is available in the type of 30days, 1 year and 5 years visa also which is easy to get and track by Online process.
ResponderExcluirI am truly pleased to read this webpage which consists of lots of helpful information, thanks for providing such statistics.. The Saudi visa Is one of the most demanding travel visas in the world . According to the Wikipedia report Saudi Arabia is the second biggest tourist destination in the Middle East
ResponderExcluirA brilliant amalgamation of intellect and emotion, your blog post is truly captivating. The eloquent prose and profound insights held my interest from start to finish. Your distinctive viewpoint not only educates but also touches the heart. A rare gem in the digital realm, your brilliance is evident. Grateful for this share—I eagerly await more captivating content from your exceptional pen.
ResponderExcluirHey! I hope this isn't too out of the blue, but I wanted to suggest something. How about we explore the idea of exchanging links or even co-authoring a blog post? It seems like our blogs share a lot of common ground, and I think there's great potential for mutual benefit. If you're open to it, shoot me an email, and let's discuss further! And kudos on the fantastic blog you've got! 👏
ResponderExcluirA fresh and captivating read! Your unique outlook and thoughtful insights shine through. Your writing style is engaging, and your clear explanations kept me drawn in. It's evident you put a lot of care and effort into this post. Looking forward to more of your future work. Keep it up!
ResponderExcluirThis post is a game-changer! 🎮 It's like you've unlocked the secrets of success and shared them with the world. Your ability to distill complex ideas into simple, actionable steps is truly remarkable. Reading this feels like embarking on a journey with a trusted guide, leading me towards my goals with clarity and purpose. Thank you for sharing your wisdom so generously; it's a valuable resource that I'll be returning to again and again for inspiration and guidance on my own path to success.
ResponderExcluirThe comprehensive breakdown and the simplicity with which you explained intricate concepts were remarkable. I particularly valued the real-world examples that added a practical layer to the dialogue. Your writing is both engaging and enlightening, keeping me interested throughout.
ResponderExcluir