terça-feira, 18 de outubro de 2011

Casamento Druida ou Druídico - Casamento Celta ou com Tradições Celtas

Para se falar sobre casamento druida, ou para alguns, casamento com tradições celtas, primeiro é preciso explicar um pouco da história dos celtas. Mesmo porque, muitos brasileiros (entre outras nacionalidades) que se sentem atraídos pela cultura celta ou até mesmo pela cultura irlandesa provavelmente carregam um pouco - ou muito - do sangue celta.



CELTAS E DRUIDAS

"Celtas é a designação dada a um conjunto de povos (um etnónimo), organizados em múltiplas tribos e pertencentes à família linguística indo-europeia que se espalhou pela maior parte do Oeste da Europa a partir do segundo milénio a.C.. A primeira referência literária aos celtas (Κελτοί) foi feita pelo historiador grego Hecateu de Mileto no século VI a.C..

Boa parte da população da Europa ocidental pertencia às etnias celtas até à eventual conquista daqueles territórios pelo Império Romano; organizavam-se em tribos, que ocupavam o território desde a Península Ibérica até à Anatólia. A maioria dos povos celtas foi conquistada, e mais tarde integrada, pelos Romanos, embora o modo de vida celta tenha, sob muitas formas e com muitas alterações resultantes da aculturação devida aos invasores e à posterior cristianização, sobrevivido em grande parte do território por eles ocupado.

(...) Outras regiões europeias que também se identificam com a cultura celta são o País de Gales, uma entidade subnacional do Reino Unido, a Cornualha (Reino Unido), a Gália (França, e Norte da Itália), o Norte de Portugal e a Galiza (Noroeste da Espanha). Nestas regiões os traços linguísticos celtas sobrevivem nos topónimos, nalgumas formas linguísticas, no folclore e tradições.

A influência cultural celta, que jamais desapareceu, tem mesmo experimentado um ciclo de expansão em sua antiga zona de influência, com o aparecimento de música de inspiração celta e no reviver de muitos usos e costumes conhecidos atualmente como celtismo." (Wikipedia)

"A modern "Celtic identity" was constructed as part of the Romanticist Celtic Revival in Great Britain, Ireland, and other European territories, such as Portugal and Spanish Galicia." (Wikipedia)

Os druidas eram os sacerdotes dos celtas, povo que habitou toda a Europa e Ilhas Britânicas entre 600 aC e 800 dC. No mundo atual os druidas modernos são os sacerdotes e praticantes do druidismo adaptado ao nosso tempo e não são necessariamente de etnia celta.

"O druidismo é a tradição espiritual (...) era uma religião mágica pagã e hoje ela é, além disso, uma religião baseada na relação sagrada entre o indivíduo e os espíritos da Natureza, a paisagem e os ancestrais. Sua ética é baseada na honrarespeito profundopela vida em si, suas práticas são baseadas na busca de sabedoria por meio de uma relação inspirada de espírito para espírito, e na expressão da verdade através de uma vida vivida de forma plena e sagrada, com consciência criativa."
(Emma Restall-Orr - druidesa britânica e líder da Druid Network)

A palavra “pagão” vem do latim “paganus”, que significa alguém que nasceu no “pagus”, que por sua vez significa campo ou natureza. Até hoje, no sul do Brasil, existe a expressão gaúcha "pago" para campo.

Já em termos espirituais ou religiosos, pagão é aquele que acredita na sacralidade da Natureza e de todas as formas de vida. A palavra "pagão" é erroneamente confundida muitas vezes com "ateu" ou "anti-cristão", algo que não é verdade.

Os espíritos no druidismo não se referem apenas aos mortos, mas também aos espíritos dos seres vivos. O druidismo é uma religião animista, em que se acredita que tudo que vive tem espírito: os seres humanos, os outros animais, as árvores, as plantas, etc. 

Também acreditam que seres de essência unicamente espiritual rodeiam a todos. Outras religiões os chamam de "anjos" ou "guardiões". Estes seres de espírito puro são constantemente mencionados no casamento druídico. 

De acordo com o druidismo, o objetivo da celebração do casamento é a união do casal em um só espírito que nascerá desta cerimônia.

"O casamento é visto como um compromisso de apoio, honra e amor, formalizado entre dois espíritos e testemunhado pela comunidade, pelos amigos, pela família, além dos ancestrais e dos espíritos da terra, do mar e dos céus."
(Emma Restall-Orr)



COMO É O CASAMENTO DRUIDA, DRUÍDICO OU AINDA CONHECIDO COMO CASAMENTO CELTA

O casamento druida possui uma liturgia bem simples. Os druidas não possuem igrejas ou templos desde antes de Cristo as celebrações eram realizadas nas clareiras dos bosques

Primeiro o local da celebração é consagrado, ou seja, torna-se sagrado como um templo. Isto é feito com uso dos quatro elementos: terra, fogo, água e ar. 

A seguir convida-se a energia e sabedoria dos ancestrais, dos seres da Natureza e dos deuses. O druidismo é uma religião politeísta. Mas em analogia com a igreja católica seria como acreditar no poder de criação do universo - como o Deus cristão - e também em vários outros seres divinizados - como os santos católicos - que orientam e protegem.


Depois ocorre a handfasting, que é a amarração das mãos dos noivos com uma cordaa, tecido ou fita. É uma antiga forma de simbolizar a união de ambos em um só espírito. A handfasting é muitas vezes vista em casamentos modernos na Irlanda ou Escócia, mesmo quando não realizado por um sacerdote ou sacerdotisa druida.


Os noivos farão seus votos e o juramento diante da pedra do casal, que antigamente seria usada como primeira pedra na construção da casa dos recém-casados. Trocam as alianças.

Após a troca das alianças ocorre a comunhão, que é muito parecida com a das missas católicas ou de algumas igrejas protestantes clássicas, mas é feita na forma antiga - como é o caso da igreja ortodoxa na Grécia: será partilhado um pão e uma bebida, à escolha dos noivos. O pão e a bebida serão consagrados pelos druidas antes de serem distribuídos aos presentes no espaço sagrado.

Então um músico ou cantor é convidado ao círculo para cantar ou tocar uma música. E o espaço é aberto a outros participantes caso alguém mais queira se apresentar. Pode-se ler poesias, cantar, tocar um instrumento ou dançar em honra à união que acaba de se realizar.

Ao final o espaço sagrado é desfeito e a celebração é encerrada.


Nota: no Brasil e em muitos países, o casamento celta é considerado simbólico, pois o druidismo não é reconhecido ou considerado como uma religião institucionalizada. Porém, no Reino Unido, um casamento druida é considerado religioso, já que o druidismo é uma religião reconhecida pelo governo britânico desde 2010.


Para quem quiser saber mais sobre druidismo:
Artigo sobre Druidismo no site Xamanismo
Sacerdotes - Sacerdotisas
Andrea Guimarães- Site Druidismo 
Claudio Crow - ler item Ritual e Vida do artigo
Beatriz Moura Leite -  Site Casamento Celta 
Veja outros assuntos interessantes:
Sacerdotisas e Sacerdotes Wicca - Site União Wicca do Brasil
EBDRC - Encontro Brasileiro de Druidismo 
Artigo sobre casamento celta antigo -  de séculos atrás


Para saber mais sobre cultura celta e tradições celtas:
Celtas - português
Celtas - inglês
IGEC - Instituto Galego de Estudos Celtas
Artigo "O Legado Céltico Galego" do IGEC
Festival de Música Folclórica Celta em Portugal
Dia das Bruxas
Halloween - inglês
Blog sobre tradições celtas no Norte de Portugal
Celtas - artigo
Celtas - artigo 2
Blog A Nosa Historia (publicado no dialeto galego - mistura de português com espanhol)
Artigo sobre os celtas no Jornal do Comércio
Artigo sobre os celtas de blog português
Blog Desperta do Teu Sono
Dia das Bruxas em Portugal
queimada com esconjuro tradição galaica-portuguesa
As festas de Noites de Bruxas em Montalegre - Portugal
esconjuro - que alguns dizem ser de autoria do Padre Fontes


Veja ainda:
Casamento celta ou druídico em São Paulo
Casamento celta na Praia do Rosa em Imbituba - SC
Casamento fantástico com inspiração celta - Sean Parker e Alexandra Lenas
Vestidos de noiva medievais - com sites onde comprar
Coleção Spring 2015 da grife Theia White com vestidos de noiva inspiração celta e irlandesa
Coleção Fall 2015 Elizabeth Filmore - vestidos de noiva estilo fadas


Fotos: reprodução - Luster Studios

2 comentários:

  1. DÁ ATÉ VONTADE DE CASAR DE NOVO!!!!
    BELÍSSIMO POST! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou Mirian! :D
      Dá para fazer uma renovação de votos neste estilo.

      Excluir

Todos os comentários são muito bem-vindos!
Deixem as suas opiniões aqui. São os seus comentários que incentivam a postagem constante.
MUITO OBRIGADA PELA VISITA E VOLTEM SEMPRE!