Casamento em casa: guia prático

Casamento em casa: guia prático definitivo


Casar em casa pode ser muito aconchegante e charmoso. Muita gente gosta da ideia que por sinal, vem crescendo como tendência em especial para os mini-weddings. Mas também se pode fazer um casamento com uma grande recepção e muitíssimos convidados em casa, pois tudo depende do espaço disponível. 

LOCAIS
É possível realizar um casamento em uma das casas dos pais dos noivos, na casa de um dos noivos quando já moram sozinhos, na casa de praia ou na casa de campo da família, ou até mesmo em uma casa emprestada de um outro parente próximo ou amigos. 




Quer fazer um mini-wedding em casa? Veja as dicas do post específico sobre o assunto.




COMO ORGANIZAR UM CASAMENTO EM CASA

CONVIDADOS
É preciso pensar em quantas pessoas serão convidadas e se existe espaço dentro da casa para acolher todos os convidados com conforto e qualidade e/ou se há espaço suficiente para se montar um tenda no espaço exterior.

CERIMÔNIA
A cerimônia de casamento será na própria casa ou em outro local? Caso seja na própria casa escolher o local da casa aonde será realizada a cerimônia e o mesmo precisa estar preparado para o caso de problemas climáticos (chuva, geada, neve, vento forte...).

COZINHA 
Também é preciso verificar se a cozinha tem infraestrutura para que tudo seja preparado lá mesmo ou se será melhor optar por um serviço de catering/buffet ou até mesmo delivery de um restaurante.

INFRAESTRUTURA DO LOCAL
Verificar ventiladores, exaustores, banheiros, ar condicionado. O local é de difícil acesso ou não? Caso seja um local distante ou com estradas com problemas o ideal é providenciar um serviço de transporte para os convidados.

SENTAR OU  FICAR DE PÉ
Caso a cerimônia seja em casa, juntamente com a recepção do casamento, é preciso escolher se os convidados irão ficar sentados ou de pé durante a cerimônia. Caso a opção seja que os convidados possam se sentar durante a cerimônia é preciso considerar se essas cadeiras irão fazer falta para a recepção. Caso seja necessário transportá-las para a área da recepção é necesário contratar algúem para o serviço. Também é preciso calcular quantas cadeiras alugar. Não se esqueçam de contar as crianças.

PISTA DE DANÇA
Se tiver um espaço/salão grande na casa a pista poderá ser lá. Para uma pista na área externa é preciso considerar o conforto: para se dançar na grama só se todos estiverem descalços, senão não será confortavél, em especial para os saltos altos. 
Se não houver espaço com piso na parte exterior da propriedade para os convidados dançarem o ideal é alugar uma superfície para a área da pista de dança.

BANHEIROS
Caso tenha um banheiro apenas ou se não for usar a casa, mas somente a parte externa o ideal seria alugar banheiros químicos portáteis e colocal na parte externa da propriedade. Isto evita grandes inconvenientes, dentre eles o de ficar sem banheiro disponível na festa, por exemplo, se um convidado tiver um desarranjo intestinal ou vomitar lá por estar alcoolizado.  

INSETOS
Tudo vai depender da estação do ano e da localização geográfica do local. Há regiões onde há insetos o ano inteiro e outras que não têm este inconveniente. Para não correr o risco de que seus convidados irem embora mais cedo por causa dos mosquitos o ideal é espalhar velas de citronela e oferecer repelentes aos convidados.

CRIANÇAS
Muito se discute sobre se levar crianças ou não à uma festa de casamento, especialmente aos casamentos noturnos. 
Varia muito o modo de se lidar com o assunto, desde os aconselhamentos de Boas Maneiras & Etiqueta, passando por questões culturais de costumes que podem variar de acordo com o país/região em questão.
Se tiver muitas crianças convidadas, e também por considerar o bem estar delas, o ideal é criar uma pequena área para o divertimento infantil e é claro, contratar pessoal especializado para cuidar delas. Com certeza as crianças vão poder brincar e estar acolhidas e os pais ficarão tranquilos já que vão poder aproveitar melhor a festa sabendo que os filhos estão bem.

ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO
O ideal é deixar seus animais de estimação na casa de um amigo ou então em um hotel para animais. Lembre-se que muitas vezes os animais ficam incomodados com muito barulho e há pessoas que podem ter medo deles. Quanto maior for o tamanho da recepção e/ou o tamanho do animal de estimação, mais indicado se torna afastar os animais da festa. E se a casa for emprestada o melhor é não levá-los. Se fizer questão da presença do seu animal de estimação o ideal seria em um mini-wedding onde todos seus convidados já convivem com seu bichinho e não têm medo dele.

ESTILO VERSUS LOCAL
O ideal para que o casamento seja elegante é que se escolha um estilo de casamento que combine com o aspecto do local. A casa e a área exterior são o palco e a inspiração do casamento. Faça uma decoração pessoal para o casamento.
Alguns exemplos:
Se for uma casa de campo a decoração pode ter musgo e flores campestres. O estilo de decoração boho chic ou então o eco friendly ou rústico irá ficar muito bonito.
Uma casa de praia combina bem com conchas, enfeites náuticos e flores silvestres. As tradicionais cores dos "marinheiros" que são azul, branco e vermelho com listras misturadas ou ainda só a mescla de azul e branco também ficam muito charmosas.
Casamento em uma mansão, casa do tipo solar costumama ter um jardim. Ficará muito bonito montar uma tenda no jardim com grandes candelabros que dará um ar muito elegante.
Para inspirações visite o artigo sobre os estilos de decoração de casamento.



PONTOS-CHAVE

A ÁREA DA ENTRADA
Lembre-se que a primeira impressão é muito importante. O ideal é que ao chegar ao local os convidados possam "sentir o espírito" do casamento imediatamente. Um boa opção é decorar as árvores da entrada com velas em volta ou ainda colocar flores ou iluminação de pequenas lâmpadas caso o casamento seja noturno. Estes cuidados singelos irão fazer com que os convidados se sintam acolhidos. 

OS CUSTOS ESCONDIDOS
Se a opção por um casamento em casa for para economizar dinheiro é preciso ter em mente que nem sempre os serviços contratados serão mais baratos, principalmente se for uma recepção com muitos convidados. Quem quer economizar terá que optar por um casamento em estilo semi-formal ou informal, no estilo mini-wedding que é intimista e com poucos convidados. 
Considere os custos de aluguel de tenda, banheiros portáteis, aluguel do material de cozinha, contratação de ajudantes, limpeza, arrumação, eletricidade, mesas e cadeiras, entre outros serviços.

LICENÇAS
Além de avisar os vizinhos sobre o evento, será necessário verificar as licenças sobre ruído/som e ainda todas as questões legais que possam ser obrigatórias ao realizar um evento. Dependendo do país/estado pode haver vários tipos de regras a cumprir.
É um ato de civilidade e boa educação avisar a vizinhança sobre qualquer tipo de festa. Assim os vizinhos podem se programar melhor quanto aos horários deles para dormir ou até então aproveitarem a data/horário para sair/viajar caso queiram evitar o barulho.
Caso a casa seja emprestada, se for possível o ideal é fazer um seguro contra danos. Já imaginou se algum convidado quebrar algo de valor? Ou ainda se acontecer algum imprevisto/acidente no local?

REGRAS
É de grande importância explicar os limites físicos da propriedade e da casa dos convidados. Por exemplo, caso o casamento seja na parte exterior e não se quer que as pessoas entrem na casa é preciso trancar todas as portas. Caso queira manter um parte da casa aberta aos convidados e outra não coloque cordões de isolamento para limitar os locais que não devem ser visitados e/ou contrate alguém para fazer o controle.

ALUGUEL DA TENDA
Ao se optar por alugar uma tenda é necessário ter atenção com os pormenores, dentre eles, a climatização, se o casamento vai ocorrer de dia ou de noite, quantidade de convidados, tamanho da banda e/ou tamanho do equipamento do DJ, local para se dançar e tudo o mais que irá estar/ocorrer dentro da tenda.
Algumas tendas são impermeáveis, outras não, há tendas com laterais removíveis para se usar de acordo com as condições climáticas. É preciso aquecer ou esfriar o local? O equipamento elelétrico necessário vem junto com a tenda ou terá que alugar em separado?

ILUMINAÇÃO
Muita atenção à iluminação do local. A iluminação além de decorar torna o ambiente mais aconchegante. É preciso verificar não só o local da cerimônia e/ou recepção do casamento, mas também as luzes dos banheiros, locais por onde os convidados possam passar e ainda o local onde estacionam os carros.

OBJETOS PRECIOSOS E O INTERIOR DA CASA
Retire os objetos preciosos do caminho. Desta maneira muitos acidentes poderão ser evitados e os convidados terão mais espaço para movimentarem-se livremente. Caso queira, retire alguns móveis do ambiente. Retire tapetes que poderão ser danificados, tome medidas práticas de prevenção para evitar chão molhado, escorregadio e muito sujo por sapatos em caso de chuva.
Não use porcelanas antigas e cristais da família e/ou de grande valor. O ideal é alugar tudo da empresa de catering para evitar aborrecimentos.

IDEIA PARA TORNAR O CASAMENTO ÚNICO E PESSOAL
Já que o tema do casamento é a própria propriedade onde o casamento será celebrado porque não transformar isto numa lembrança única? Uma ideia neste sentido é contratar um artista gráfico/designer gráfico que crie um esboço da casa que poderá ser usado em diversos itens do casamento: convites, cartões de agradecimento, mapas de localização entre outros.

CASA EMPRESTADA
Será preciso conversar com o dono da casa com bastante antecedência. Conversem sobre todas as possibilidades, quais partes da casa serão permitidas visitas, quais partes deverão ficar fechadas. Tudo precisa ser decidido antes com muita atenção e cuidado, para que não haja desentendimentos e os laços de amizade e/ou familiares não sejam estremecidos durante ou após a festa. 
Também é preciso se pensar nos riscos de um evento com bastante pessoas e de se fazer um seguro de responsabilidade civil.

BUFFET/CATERING
O ideal é contratar uma empresa especializada. Prepare uma lista de tudo que precisa ser combinado. Converse com a empresa responsável para definir os recursos de cozinha necesários para se preparar a comida, bem como os equipamento eléricos devido à necessidade de eletricidade extra. Combine quantas pessoas extras serão necessárias contratar ou se a empresa é que irá providenciar todo o pessoal. Se o contrato do pessoal extra para ajuda estiver ao seu cargo uma boa opção é procurar por estudantes de escolas de hotelaria ou gastronomia.

REFORMAS/REMODELAÇÕES/RENOVAÇÕES
Caso queira fazer remodelações na casa decida o orçamento que possa aplicar e verifique se as alterações irão permitir/acomodar todos os convidados do casamento.
Caso começe uma reforma para o casamento contrate uma empresa especializada e responsável, além de elaborar um calendário de todo o processo. 
Muito importante: marque a data final da reforma para pelo menos um mês antes da data do casamento. Isto poderá evitar que o pior aconteça: a reforma não termine e o casamento ter que ser realizado no meio da "bagunça".


LISTA RÁPIDA PARA REVISÃO
1- Lugares sentados: alugue cadeiras suficientes para todos se sentarem;
2- Cozinha: certifique-se que as entradas/saídas da cozinha são amplas e que não há nada bloqueando-as. As mesas da comida devem ser de fácil acesso.
3- Banheiros: conte um banheiro para cada 20 a 50 convidados. Se tiverem menos banheiros que esta contagem será preciso alugar banheiros portáteis para o exterior da casa. Não se esqueça que é preciso ter mais banheiros para as mulheres do que os homens, principalmente se a festa tiver muitos convidados. Todo mundo já viu as filas dos banheiros femininos em grandes eventos. O porquê de dividir os banheiros por sexo mesmo sendo um casamento em casa? Se todas as mulheres ocuparem os banheiros os homens vão ter que entrar na fila e eles não têm paciência e não vão ficar felizes, ou pior, podem optar por usar a "natureza" no seu jardim.
4- Objetos de valor: não utilize objetos pessoais de valor como pratos, porcelanas e cristais. Alugar o material é a melhor opção para se evitar desgostos.
5- Crianças: crie um espaço de diversão infantil e contrate pessoal especializado para cuidar delas.
6- Animais de estimação: deixe na casa de um amigo ou em um hotel de animais.
7- Limpeza: não deixe que este assunto seja motivo de stress para seu casamento. Contrate um serviço especialista em limpezas, tanto para o dia anterior ao casamento bem como para o dia posterior. 
8- Eletricidade: se optou por uma tenda exterior não se esqueça que a mesma deverá ter energia suficiente para iluminação e para o material da banda. Leve um eletricista ao local para verificar se será preciso geradores adicionais para suportar todo o consumo de energia.
9- Estacionamento: faça uma simulação dos lugares disponíveis para os veículos dos convidados. Se precisar providencie um local para os carros e/ou um seriço de valet parking. É de bom tom avisar a vizinhança que o trânsito na área irá aumentar devido ao casamento. Dependendo do local contrate seguranças para vigiar os carros.
10- Espaços: lembre-se de que é necesário espaço suficiente para montar a tenda, colocar as cadeiras e mesas, mesas de apoio para toalhas e louças extras, local para se colocar a banda e/ou DJ e espaço para a pista de dança.
11- Seguranças: verifique se há necessidade da contratação de seguranças. Tudo vai depender do país/estado/cidade onde o casamento será realizado e o tipo de casamento que será realizado. 

________________________________________
Crédito da foto:
divulgação e reprodução
Intimate Wedding via Pinterest

Compartilhe:

Postar um comentário

NÃO COPIEM OS TEXTOS
Caso isto seja feito, o meu posicionamento no Google irá cair e, o SEU POSICIONAMENTO TAMBÉM IRÁ CAIR.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Site e Blog Noiva com Classe. Elegância e sofisticação para noivas. Tudo para casamentos. O blog da noiva elegante e inteligente. Todos os comentários são muito bem-vindos!
Deixem as opiniões aqui. São os seus comentários que incentivam a postagem constante.
MUITO OBRIGADA PELA VISITA E VOLTEM SEMPRE!

 
Política de Privacidade  |   Legal

Copyright © Noiva com Classe