Véus de noiva: ideias em diferentes estilos

Véus de noiva: ideias em diferentes estilos



O véu de noiva é um dos acessórios mais importantes para complementar o look da noiva. É ele quem dá o toque de mistério e estilo final. Pode ser usado com tiaras, coroas, flores e outros arranjos de cabeça, inclusive juntamente com chapéus, cobrindo-se o rosto ou não. Podem ser curtos, médios ou longos conforme a preferência da noiva, o estilo de casamento e o horário.




O uso do véu por mulheres remonta aos mais distantes períodos da Humanidade. Muitas vezes foi usado para identificar classes sociais, estado civil, cultos religiosos e até mesmo para se proteger do sol e maus espíritos ou ainda para se ocultar a identidade.

Foi usado e/ou o ainda é tanto no Cristianismo, Judaísmo e Islamismo. Para essas religiões o uso do véu está vinculado à ideia de modéstia e recato. Na Igreja Católica Apostólica Romana as mulheres usavam véus durante a missa até cerca de 1960.

"(...) Véus de noiva
Véus também são parte integrante do vestuário das noivas em grande parte das culturas ocidentais. Véus compridos, cobrindo o cabelo e a face, substituíram o uso do cabelo longo e solto como símbolo da virgindade da noiva. O véu que cobria a face era normalmente removido ao apresentar a noiva ao noivo, ato que nos casamentos modernos é ignorado. Na tradição judaica a noiva era desvelada apenas antes da consumação do casamento.
Não é claro que o uso do véu no casamento é um uso não-religioso, uma vez que na tradição ocidental casamentos quase sempre acontecem em situações religiosas. Entretanto, o uso do véu no casamento predata a associação da cerimônia do casamento com a religião cristã. Noivas romanas usavam véus coloridos para espantar maus espíritos e posteriormente esse véu foi adotado nas cerimônias cristãs. O véu, uma vez tornado símbolo de virgindade, passou a ser adotado também por mulheres cristãs que consagravam sua virgindade a Cristo. (...)"
Wikipedia (http://pt.wikipedia.org/wiki/véu)

Quais as noivas que preferem usar véus:
1- noivas de espírito tradicional e clássico e que gostam destes estilos;
2- algumas noivas que gostam do estilo romântico, retrô/vintage ou boho chic;
3- geralmente noivas que estão se casando pela primeira vez;
4- noivas que seguem uma religião que adote o véu como tradição e/ou obrigação;
5- geralmente noivas com até 45 ou 50 anos no máximo;
6- noivas que optaram por um casamento formal.

Muita gente questiona se a mulher que já foi casada anteriormente pode usar véu. Sim, hoje em dia pode. Antigamente não se fazia: a mulher que já havia sido casada anteriormente não costumava usar branco e véu em um segundo casamento. Pois não era mais virgem. Hoje o significado do branco foi levado para o lado do amor puro, verdadeiro.

Sim, os tempos mudaram e mesmo em círculos sociais mais conservadores, como na realeza, o uso já é permitido. Mas com um detalhe que até faz sentido se o ambiente de convívio dos noivos for extremamente protocolar: sem cobrir o rosto, já que cobrir o rosto está ligado à "virgindade". Exemplos?
1- Letizia, a Princesa das Astúrias, divorciada e sem filhos que casou-se com o herdeiro do trono, o Príncipe Felipe da Espanha;
2- Princesa Mette-Marit, mãe solteira que casou-se com o herdeiro do trono, o Príncipe da Noruega.

Fotos dos casamentos delas.


E também muitas das noivas solteiras da realeza, que já eram independentes e com profissão estável já optam automaticamente por não cobrirem os rostos.

Exemplos?
1- A Rainha Máxima, que estudou Economia e era uma executiva de sucesso em uma multinacional até casar-se com o então herdeiro do trono, o Príncipe da Holanda, hoje o Rei;
2- A Princesa Mary que estudou graduações combinadas de Comércio, Direito e Marketing e trabalhou na Microsoft antes de se casar com o Príncipe da Dinamarca, herdeiro do trono.
3- A Princesa Victoria da Suécia que é a herdeira do trono. O ato de não cobrir o rosto com véu demonstra a independência de sua posição e que não está sujeita à normas que possam ser consideradas antiquadas para o povo sueco.

Fotos dos casamentos delas.


Contudo, na Inglaterra as noivas ainda preferem cobrir o rosto com o véu.

Quanto à elegância, só não indicaria um véu longo e/ou cobrindo o rosto para uma noiva com mais de 50 anos. E sinceramente, mesmo os véus curtos após esta idade ficam um tanto "pesados" no visual. Uma exceção poderá ser feita: se a noiva aparentar menos idade, é claro. Para as noivas maduras fica muito mais bonito uma voilette com um pequeno véu. Consulte os modelos.

Alguns looks para inspiração:
























Créditos das fotos:
divulgação e reprodução
Zorz Studios / Andrea Eppolito Weddings via Pinterest /Al Aroussa via Pinterest
Carla Rodriguez via Pinterest / Black Bride via Pinterest / Wedding Inspirasi

Compartilhe:

Postar um comentário

NÃO COPIEM OS TEXTOS
Caso isto seja feito, o meu posicionamento no Google irá cair e, o SEU POSICIONAMENTO TAMBÉM IRÁ CAIR.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Site e Blog Noiva com Classe. Elegância e sofisticação para noivas. Tudo para casamentos. O blog da noiva elegante e inteligente. Todos os comentários são muito bem-vindos!
Deixem as opiniões aqui. São os seus comentários que incentivam a postagem constante.
MUITO OBRIGADA PELA VISITA E VOLTEM SEMPRE!

 
Política de Privacidade  |   Legal

Copyright © Noiva com Classe