sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Decoração: 30 Arranjos de Mesa para Festa de Hanukkah - Festival das Luzes Judaico - Inspiração

Este ano a celebração do Hanukkah (ou ainda Chanukah, Chanucá e Hanucá) começa dia 17 e segue até 24 de Dezembro (2014). É o Festival das Luzes judaico. É uma época de festividades no calendário judaico, pois celebra a vitória dos macabeus contra o governo selêucida que dominava o território de Israel naquela época (200 a.C.) e todos os milagres ocorridos.

"Até aqui, viu-se a vitória do pequenino exército judeu, esse foi o primeiro milagre. O segundo milagre é mais sobrenatural e deu origem à festa de Chanuká. Após a purificação da Cidade Santa e da Casa de Deus, foi constatado que só havia um jarrinho de azeite puro no Templo com o selo intacto do Cohen Gadol (Sumo Sacerdote) para que as luzes da Menorá fossem acesas, e isso duraria apenas um dia, mas milagrosamente durou oito dias, tempo suficiente para que um novo azeite puro fosse produzido e levado ao templo para o seu devido fim conforme manda a Torá (Ex 27:20-21). 

(...) O mandamento principal de Chanuká hoje é o acendimento da Chanukia (Menorá - candelabro - de 9 braços). Oito braços são para lembrar o milagre dos oito dias em que a Menorá ficou acesa com azeite que era para ter durado apenas um dia. O outro braço, que é chamado de "shamash" - servente - é um braço auxiliar para o acendimento das outras velas. Segundo a tradição, somente ele (o shamash) pode ser usado para, se for o caso, iluminar a casa ou para outro fim, sendo que as outras velas só podem servir para o cumprimento do mandamento. A cada noite um nova vela é acrescentada até que se completem as nove."

As crianças jogam um pião de quatro faces com letras hebraicas onde em cada lado dele estão escritas as iniciais da frase "nes gadol hayá sham" (um grande milagre aconteceu lá - em Israel) chamado de dreidel ou sevivon (principalmente na tradição asquenaze ou asquenazim). Para quem está em Israel a última palavra da frase é "pó" (aqui). Tradicionalmente há o costume de servir um sonho com geléia (sufganyot) e panquecas de batata (latkes). Hoje em dia, algumas divisões do judaísmo aceitam que sejam feitas trocas de presentes durante a época desta festividade.

A decoração tradicional de Chanukah (Hanukkah) é feita com as cores branco, azul e prata. Muitas vezes é possível encontrar variações que acrescentam o dourado. Candelabros menorah, peões, Estrelas de Davidmoedas velas são alguns dos elementos de composição.

Fiz uma pequena seleção de ideias de decoração de Hannukah para todos os gostos: estilos clássico, tradicional, moderno e até estilizado. Assim há ideias para quem gosta de algo clássico, e ainda para quem queira inovar e sair da decoração tradicional de Hanukkah e busca uma decoração mais jovial e contemporânea.

Uma vez que possuo parte de origem judaica - através da família da minha avó materna, fico feliz e orgulhosa em apresentar o assunto aqui no blog tanto para a comunidade judaica e também para quem queira conhecer mais da cultura judaica. Mazal Tov - Mazel Tov!


































Nota: semana que vem (dia 9) sai a postagem de decoração de Hanukkah para crianças. Aguardem!

Veja também:
Decoração infantil de Hanukkah


Fotos: Pinterest

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são muito bem-vindos!
Deixem as suas opiniões aqui. São os seus comentários que incentivam a postagem constante.
MUITO OBRIGADA PELA VISITA E VOLTEM SEMPRE!