segunda-feira, 8 de setembro de 2014

A tecnologia e as Mudanças no Mercado de Casamentos e Festas - Polêmica

Há uma nova polêmica no ar no mundo dos casamentos. E o assunto promete estar em foco nos próximos anos. A tecnologia vem alterando o mercado de casamentos nos últimos tempos. As influências são sentidas de imediato em países desenvolvidos como os Estados Unidos, por exemplo.


O primeiro impulso veio através do Pinterest que criou um scrapbook digital que tornou-se muito popular com as mulheres, e em um segundo momento, passou a ser popular com as noivas, pois lá encontram referências de decoração e estilo. 

O site Pinterest, em outras palavras, tornou-se o novo planejador digital do casamento, criando uma maneira fácil para que as mulheres assumam o planejamento do enlace matrimonial em suas próprias mãos e retirando das mãos dos profissionais de casamento que cobram no exterior cerca de dez por cento do valor total do evento. 

Caso esta tendência venha a se acentuar, os profissionais de organização de casamentos terão que buscar novos padrões de qualidade no atendimento e serviços, para que possam continuar em atividade.

A tendência de "pacotes de casamento", eventos e feiras com grupos de fornecedores deverá aumentar nos próximos anos, primeiro porque é mais fácil e cômodo para os noivos procurarem um local onde possam resolver praticamente tudo de uma vez, e segundo porque é possível receber um desconto nos custos, já que os fornecedores irão fechar vários negócios de uma só vez.

Depois veio o Instagram e a ascensão da hashtag do próprio casamento, que agora é quase tão onipresente quanto a primeira dança do casal. 

Das várias ferramentas de branding que são utilizadas por casais que querem transmitir a própria cerimônia religiosa e festa quase que em tempo real, a hashtag casamento foi utilizada em mais da metade dos casamentos que ocorreram durante o ano passado nos Estados Unidos, de acordo com alguns estudos realizados, e até mesmo em casamentos de celebridades

Uma das fotografias do casamento de Kim Kardashian e Kanye West publicada no Instagram teve 2 milhões e trezentos e sessenta mil likes. É quase certo dizer que o Instagram é o novo álbum de casamento e que o iPhone nas mãos dos convidados é o novo fotógrafo do casamento. E mesmo o app para Android do Instagram permite fotos bonitas.

Isto tem feito muita gente se perguntar qual será a função do fotógrafo profissional no futuro quando se tem uma festa de casamento inteira com convidados "fotógrafos" tirando fotos de todos os ângulos, em cada momento, e com filtros que deixam as fotos mais bonitas para postar no Instagram? 

Diante dos fatos é possível imaginar dois desdobramentos distintos no mercado de casamentos:  primeiro, as fotografias profissionais serão cada vez mais especiais, com qualidade excepcional - e mais caras - para noivos que queiram exclusividade e luxo, ou seja, as fotos de casamentos serão elevadas ao mais puro status de Arte, o que de certa maneira já acontece especialmente no Brasil. Segundo, a outra parcela de noivos - que não queira ou não possa pagar - irá usar os próprios convidados como "fotógrafos oficiais" através do Instagram.

E ainda parece que o mesmo irá acontecer na área de vídeo de casamentos. Talvez os videomakers não sejam mais procurados por uma parcela dos noivos que queira economizar e decida por eles mesmos usar os recursos da tecnologia que ficam cada vez mais acessíveis e com preços baixos e pedir a ajuda dos amigos. Já a outra parcela que queira exclusividade, produtos mais luxuosos e especiais irão pedir por mais e mais novidades. Os drones, (veículo voador não tripulado) são a grande novidade da área

Os video drones já têm aparecido em muitos casamentos realizados durante o dia nos Estados Unidos. O uso comercial de drones ainda é ilegal em certos países ou em alguns estados norte-americanos, mas se isso mudar, os noivos vão acabar sendo seguidos por um todo o tempo da cerimônia e a festa de casamento. No Brasil alguns profissionais da área de casamento já utilizam a técnica. E não há regulamentação legal clara sobre o assunto.

O que parece bem claro com certeza, neste horizonte apresentado, é que as empresas que trabalham com tecnologia para publicação de fotos imediatas no Instagram e redes sociais irão crescer no mercado de casamentos nos próximos anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são muito bem-vindos!
Deixem as suas opiniões aqui. São os seus comentários que incentivam a postagem constante.
MUITO OBRIGADA PELA VISITA E VOLTEM SEMPRE!