Decoração: Lofts e Estilo Industrial Urbano - ideias e conceito

Muito se fala atualmente sobre a decoração e arquitetura em estilo industrial urbano (ou urban industrial) e também sobre lofts. Aliás, os dois assuntos se misturam e se complementam perfeitamente. Assim sendo, esta postagem tem como função explicar os referidos conceitos e estilos.



CONCEITO DE LOFT E DE DECORAÇÃO INDUSTRIAL URBANO

O estilo industrial urbano, ou também chamado de urban industrial, é um estilo de arquitetura e decoração urbanas que tem como base a escola de design Bauhaus da Alemanha

"A Staatliches-Bauhaus foi uma escola de design, artes plásticas e arquitetura de vanguarda na Alemanha. A Bauhaus foi uma das maiores e mais importantes expressões do que é chamado Modernismo no design e na arquitetura, sendo a primeira escola de design do mundo." (Wikipedia)

A decoração em estilo industrial urbano utiliza muitas peças em inox, metal cromado, madeira reciclada ou em peças rústicas, ferro, cimento, concreto, espaços amplos, luminárias em estilo refletores ou ainda de fábricas ou de escritórios, tubulações aparentes, pinturas e grafismos com colorido muitas vezes forte e pop art. Deixa o ambiente com um ar mais frio e impessoal caso as cores sejam claras, neutras ou somente branco, preto ou cinza (prata-prateado)

É um estilo despojado e criativo, que cativa principalmente os jovens e ainda muitos artistas, arquitetos e publicitários, por exemplo. E o conceito de loft (logo mais abaixo) também atrai estes mesmos grupos, devido ao ar de amplitude, liberdade e modernidade.

Para deixar o ambiente mais aconchegante o uso de cores fortes como o vermelho e laranja, materiais rústicos como , tecidos de fibras naturais e mesmo o uso de vasos de plantas são indicados. E para quem quer ir mais longe, é possível utilizar elementos e objetos clássicos, retrô ou rústicos para criar uma atmosfera mais pessoal e acolhedora e fazer um contraste muito interessante.

"Os espaços utilizados no estilo industrial urbano são antigos galpões, armazéns ou até mesmo fábricas abandonadas. É um dos estilos mais populares entre os arquitetos da atualidade. O estilo utiliza peças icônicas de fábricas antigas, acessórios metálicos, grafismos de grandes dimensões que contrastam com os interiores das residências em estilo loft (que possuem ambientes amplos) com superfícies mais rústicas, vigas expostas, paredes de tijolos aparentes e com o pé direito muito alto que definem este estilo." (Blog Noiva Com Classe

Os lofts (ou área elevada em português) são um espaço residencial diferenciado. Tradicionalmente, são os grandes espaços industriais e ainda galpões ou armazéns antigos utilizados como residência. Mas as áreas rurais, séculos atrás, possuíam algumas áreas superiores para estocagem do feno que eram chamadas de loft. E atualmente prédios novos usam o conceito de loft.

"O Conceito de loft urbano foi consagrado mundialmente, com os grandes espaços industriais de Nova Iorque, convertidos para uso residencial mostrados em filmes de Hollywood (...). Tamanha foi a repercussão desta época, que hoje, muitos dos apreciadores do Loft Living (...), atribuem seu local de nascimento a NY, ignorando suas origens rurais e que sua primeira versão urbana, aconteceu na França, no década de 50, com os apartamentos da Cité Radieuse, do arquiteto urbanista Le Corbusier. 

(...) Com a exposição em filmes, como espaço sofisticado mas despojado, rapidamente, o mercado imobiliário, passou a oferecer Soft Lofts e Loft Apartments, um tipo de residência menor, mas com quarto situado em mezanino, pé direito elevado (geralmente duplo), plano aberto (...), planta livre, sala e cozinha integrados, e na maioria dos casos, grandes áreas envidraçadas." (Wikipedia)

Para que um espaço residencial possa receber o nome de loft, tornou-se convenção que o nome se devia ao fato de que o dormitório ficar localizado no mezanino, e não ao fato de ficar situado em um andar elevado, como acontece com um apartamento de cobertura. 

O conceito de loft continua em evolução, sendo possível encontrar lofts em plano abeto, mas sem divisões verticais - mezanino, como sem divisões horizontais - particionamento. Também está a incorporar novos elementos, dentre eles: eficiência energética, sustentabilidade, design universal e acessibilidade

É preciso ter alguns cuidados com o projeto de um loft
1- Atenção especial na divisão dos ambientes para garantir um resultado harmonioso e funcional, como por exemplo os banheiros que precisam de mais privacidade e é preciso levar em 
conta questões de insolação, umidade e ventilação;
2- Para a decoração de um loft é preciso não exagerar na quantidade de cadeiras e artigos de decoração para não atrapalhar a circulação e diminuir a sensação de amplitude;
3- Os móveis devem ser muito bem pensados para esconder alguns itens do dia-a-dia, senão o loft poderá parecer desarrumado e até mesmo muito confuso. Itens como baús, pufes e móveis sob medida resolvem bem esta questão.

Tantas inovações têm chegado nos últimos anos que é muito provável que ainda demore para que os lofts deixem de ser sinônimo de inovação.


ESTILO DE DECORAÇÃO INDUSTRIAL URBANO - URBAN INDUSTRIAL - FOTOS

Fotos de ambientes decorados no estilo industrial urbano e geralmente são lofts. Há também fotos de peças e objetos de decoração que compõem este estilo.































LOFTS - FOTOS

Agora na sequência fotos de apartamentos que seguem o conceito de loft, alguns totalmente no estilo industrial urbano, outros com decoração parcial neste estilo e ainda mais alguns que não foram decorados no estilo industrial urbano, ou seja, com outros estilos de decoração.
























Fotos: Pinterest

Compartilhe:

2 comentários :

  1. Anônimo8/26/2016

    Adorei toda a matéria. sou técnica em edificações e estudante de arquitetura, linguagem bem simples muito bem explicado, gostoso de se ler e as imagens foram muito bem escolhidas. Obrigada...Att: Nayara Carvalho

    ResponderExcluir
  2. Vou casar este ano, sou punk e gosto muito do estilo industrial, está na minha natureza, eu mesmo vou construir, estou apenas estudando para ficar do jeito que quero. Adorei, sua matéria, muito bem elaborada, técnica e com imagens bem escolhidas. Muito bom adorei.

    ResponderExcluir

NÃO COPIEM OS TEXTOS
Caso isto seja feito, o meu posicionamento no Google irá cair e, o SEU POSICIONAMENTO TAMBÉM IRÁ CAIR.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Site e Blog Noiva com Classe. Elegância e sofisticação para noivas. Tudo para casamentos. O blog da noiva elegante e inteligente. Todos os comentários são muito bem-vindos!
Deixem as opiniões aqui. São os seus comentários que incentivam a postagem constante.
MUITO OBRIGADA PELA VISITA E VOLTEM SEMPRE!

 
Política de Privacidade  |   Legal

Copyright © Noiva com Classe