Como fazer uma festa ou recepção de casamento sem bebidas alcoólicas

Como dar uma festa de casamento sem servir álcool? Sim, é possível. Talvez não seja a maneira mais comum de se comemorar um casamento, mas trata-se de uma questão pessoal, de religião, talvez por condição de saúde ou até um mesmo estilo de vida.

Esta postagem é dedicada a todos aqueles que não tomam bebidas com álcool, seja por motivo religioso (evangélicos, muçulmanos por exemplo), ou porque já tiveram problemas com o álcool no passado e conseguiram se livrar ou ainda para quem simplesmente não gosta de bebidas com álcool.


Há ainda mais razões para se ter um casamento sem bebidas alcoólicas. Talvez você não queira servir álcool devido ao fato de que uma ou ambas as famílias possuírem membros que foram alcoólatras no passado ou que não conseguem lidar bem com a bebida. 

Além de que, é de muito bom tom que os noivos ou anfitriões de uma festa ou jantar levem em conta que existem convidados que necessitam de bebidas sem álcool: mulheres grávidas, crianças e adolescentes, idosos ou pessoas que fazem tratamentos médicos com proibição de álcool e até mesmo os motoristas. É gentil e amigável servir coqueteis sem álcool para estes convidados.

Se você decidiu tirar o álcool do seu casamento, siga as sugestões de organização sobre como fazer uma festa sem bebidas alcoólicas de uma maneira conveniente  e elegante.



COMO REALIZAR UM CASAMENTO SEM ÁLCOOL QUE SEJA UM SUCESSO E AGRADÁVEL PARA TODOS


O horário: melhor de dia.
O ideal para um casamento sem álcool é durante o dia. Especialmente se a maioria dos seus convidados tomam bebidas alcoólicas. Quanto mais cedo for a cerimônia, menos apropriado será servir álcool. 
Para quem não sabe, a única bebida que pode ser servida desde o café da manhã é o champagne ou os espumantes brut. As cervejas e os vinhos a partir da hora do almoço. E bebidas mais fortes só a partir da happy hour.
Exceção: se a maioria em peso dos seus convidados seguirem a mesma religião que a sua, não haverá problemas em realizar a festa durante a noite.


As bebidas sem álcool obrigatórias
Refrigerantes diet e com açúcar, sucos, água com gás e sem gás deverão estar presentes qualquer época do ano.


Ofereça um bar alternativo com bebidas alternativas
Montar um bar de café bem variado com espressoscappuccinos, cafe latte, latte macchiato entre outros tipos poderá fazer sucesso com os convidados. Afinal de contas, a rede especializada em café Starbucks, entre outras, faz sucesso no mundo inteiro. 
As receitas foram publicadas aqui mesmo no blog.


Milkshakes, sorbets e sorvetes no verão serão muito bem-vindos, pois são muito refrescantes. Com certeza todo mundo gosta de sorvete e afins. Outras opções interessantes para verão são o tereré e ice teas - chás refrescantes gelados, como o chá mate com limão, por exemplo. 


No inverno invista em chocolate quente, cafés e chás de vários tipos, e até o tradicional chimarrão, para quem gosta, são ótimas opções para substituir o bar com bebidas alcoólicas.



Espumantes, vinhos e cervejas SEM álcool: porque não?
Existe no mercado atual cervejas sem álcool, vinhos sem álcool e o melhor de tudo, espumantes sem álcool. 
Como sou pessoalmente fã absoluta de champagne e espumantes - sejam eles com álcool ou sem - não vou deixar de dar algumas sugestões aqui.
Fora do Brasil existem várias marcas de espumantes sem álcool muito boas. Indico, por exemplo, o Söhnlein Brillant Alcohol-Free e o Rotkäppchen Alkoholfrei que tem até o requinte de ter a versão rosé.
Eu mesma costumo tomar espumantes sem álcool quando esquio. O segredo é que devem ser servidos bem gelados. Ficam deliciosos e tem até perlage (as bolhinhas).
Ainda não tomei nenhum espumante sem álcool do Brasil, mas encontrei alguns na internet. A maioria das marcas são encontradas até em supermercados. Dushy Fest sem álcool, StilloCereser sem álcool, Gotas de Cristal sem álcool, entre outras marcas.
Assim você poderá brindar seu casamento de maneira muito elegante e sem nenhuma gota de bebida alcoólica. A foto de espumantes sem álcool a seguir são de algumas das marcas mencionadas acima.




Coquetéis não alcoólicos
Existem vários tipos de coquetéis não alcoólicos que poderão ser servidos na festa. São na verdade, coquetéis de frutas, groselha e leite e seus derivados.
Exemplos: Shirley Temple, Virgen Piña Colada entre outros. As receitas também foram publicadas aqui no blog.


Reclamações e sentimento de culpa
Prepare-se para ouvir reclamações, caso o motivo da abstinência ao álcool não seja o religioso. Você deverá enfrentar a oposição com educação e paciência. 
Haverá aqueles que tentarão fazer com que você mude de ideia e farão pressão para que bebidas com álcool sejam servidas, mesmo que seja em um bar pago. Mas este é o dia do seu casamento e sua decisão é a final.
Não se culpe por não servir bebidas sem álcool. Para aqueles que são persistentes na tentativa de forçá-lo a servir álcool em seu casamento, explique os motivos: questões religiosas, pessoais ou familiares que determinaram a sua escolha. Você também pode usar como desculpa o custo alto das bebidas alcoólicas.
Seja firme, mas agradável. Não se estresse com discussões sobre álcool.


Seja educada(o) e amiga(o)
Você não quer álcool em sua festa, mas não há nada de errado em tratar bem seus convidados e informar onde ficam os bares que são charmosos e legais da sua cidade, especialmente se os convidados forem de outras cidades, estados ou país. 
Assim eles poderão ir - sozinhos ou com alguns amigos - a estes locais após a sua festa de casamento e é claro, eles estarão pagando por suas próprias bebidas. Caso seu casamento seja em um hotel, os convidados poderão ir o bar da piscina ou qualquer outro bar do local após o término da sua festa.



Veja também:


Veja ainda:
ANO NOVO:
Decoração festa de Ano Novo para adultos
Decoração de ano Novo para crianças e adolescentes

NATAL
45 ideias de decoração para mesas de Natal para adultos e famílias
35 ideias de decoração de Natal para crianças e adolescentes

PÁSCOA
Belas ideias de decoração elegantes para mesas de Páscoa
Decoração colorida para Páscoa - adultos e crianças


Fotos: reprodução

Compartilhe:

Postar um comentário

NÃO COPIEM OS TEXTOS
Caso isto seja feito, o meu posicionamento no Google irá cair e, o SEU POSICIONAMENTO TAMBÉM IRÁ CAIR.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Site e Blog Noiva com Classe. Elegância e sofisticação para noivas. Tudo para casamentos. O blog da noiva elegante e inteligente. Todos os comentários são muito bem-vindos!
Deixem as opiniões aqui. São os seus comentários que incentivam a postagem constante.
MUITO OBRIGADA PELA VISITA E VOLTEM SEMPRE!

 
Política de Privacidade  |   Legal

Copyright © Noiva com Classe