terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Natal Escandinavo - Dinamarquês: Decoração de Natal Rústica e Ecológica

Quem lê o blog sabe que sempre comento o estilo de vida escandinavo. Em especial o estilo dinamarquês. A decoração de Natal nos países escandinavos costuma ser mais rústica, minimalista e em geral, ecológica.

Este estilo serve de inspiração para uma decoração de Natal de última hora ou ainda econômica. Muitas vezes são usados galhos secos como árvores de Natal. Os enfeites de Natal não costumam ter brilho, pricipalmente os de estilo rústico. São feitos de materiais naturais como , feltro e algodão. As cores costumam vir em branco, vermelho e cinza. Mas outras cores o azul, rosa e preto surgem na composição.

É um modo de vida muito diferente do american way of life e do que se costuma ver no Brasil. A reciclagem e o uso de materiais naturais têm uma grande força neste estilo enxuto e despojado.

Estas inspirações são ótimas para decoração de Natal de última hora, para lições de educação artística e artesanato para crianças e adolescentes, para comunidades que queiram investir em projetos para arrecadar fundos ou criar renda para adolescentes e jovens que desejam trabalhar com artesanato regional e sustentável, e até mesmo para empresas e locais de trabalho onde são os próprios trabalhadores que fazem a decoração de Natal e não têm verba para comprar os enfeites de Natal.

Fiz estas fotos em um feira gastronômica natalina que aconteceu em Vejle no começo de Dezembro. Claro que há dinamarqueses que optam por decoração natalina mais "vistosa" ou luxuosa. Em resumo, o estilo apresentado a seguir nesta postagem é bem representativo da cultura local.

Árvore de Natal e elfos ajudantes do Papai Noel.


Árvores de Natal rústicas e estilizadas. Castiçais feitos de madeira.


Bonecos de pano: corujas, gansos, bonecos de neve, elfos...


Mais galhos de árvores e pinhas secas. Bonequinhos e caixa de correio feitos com papel.


Mais árvores de natal estilizadas.


Enfeites natalinos que estavam à venda.


Mais decoração de Natal.


Uma típica árvore de Natal dinamarquesa.


As graciosas renas de palha da Ikea (foram vendidas pela famosa loja por alguns anos).


Detalhe da árvore estilizada. Alguns dos enfeites são biscoitos de gengibre. Desaconselho os biscoitos enfeites de Natal para países e cidades com temperatura acima de 15 C (celsius) em Dezembro para evitar baratas e outros bichos. Para lugares quentes o melhor são enfeites de Natal de tecido e retalhos.



Dica: para quem gosta do estilo e estiver em visita à Europa, Estados Unidos ou Canadá (ou more em um dessses países), por exemplo, vale à pena visitar o site da Ikea e até dar uma passadinha lá para comprar a decoração de Natal em estilo escandinavo (sueco) com valores bem convidativos.

Alguns links diretos em decoração natalina da Ikea:
45 ideias de arranjos de mesa natalinos em diversos estilos
Inspiração para casamento, noivado ou chá bar no Natal em estilo escandinavo e sueco

ANO NOVO:
Decoração festa de Ano Novo para adultos
Decoração de ano Novo para crianças e adolescentes
Casamento real no Ano Novo com baile de Réveillon

Veja ainda:


Fotos: Blog Noiva Com Classe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são muito bem-vindos!
Deixem as suas opiniões aqui. São os seus comentários que incentivam a postagem constante.
MUITO OBRIGADA PELA VISITA E VOLTEM SEMPRE!